PT | EN | ES

Confira as respostas da nossa
rede para os desafios do ODS
Cidades e comunidades sustentáveis

Navegue por informações
qualificadas, boas práticas
e aprendizados sobre o tema.

Para selecionar
outros ODS,
Clique aqui

Sobre o ODS
Cidades e comunidades sustentáveis

Este ODS está relacionado a esforços e iniciativas que visam tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

saiba mais

Leia

Nosso blog com artigos, reportagens e conteúdos exclusivos sobre o tema, produzidos por quem entende do assunto.

Governança Compartilhada, Meio ambiente e Sustentabilidade

O papel do Conselho da Federação na implementação da Governança Climática Multinível no Brasil

À medida que as mudanças climáticas se intensificam e seus impactos se tornam cada vez mais evidentes, a necessidade de uma abordagem coordenada e eficaz para enfrentar esse desafio global torna-se premente.
26.03.24 Jeconias Rosendo da Silva Júnior
Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Verde, Meio ambiente e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana

Glossário Climático para Governos

Confira a explicação dos conceitos mais discutidos dentro da pauta climática, tanto nacionalmente quanto internacionalmente, em conjunto com insights e links úteis!
11.03.24 Redação
Meio ambiente e Sustentabilidade, Parcerias Público-Privadas

Sinergias sustentáveis: as múltiplas faces da conservação ambiental no Brasil

Em meio à vastidão de desafios, não são raros os exemplos de colaboração público-privada para a proteção dos recursos naturais deste país.
08.02.24 Regina Esteves
Finanças Públicas, Modernização da Administração, Transparência e Combate à Corrupção

Índice de Efetividade da Gestão Municipal 2023: O atestado de (in) eficiência dos gestores públicos paulistas para as Eleições de 2024

O IEG-M 2023 revela a qualidade dos gestores públicos paulistas tornando-se uma vitrine positiva para os prefeitos e prefeitas que foram efetivos obtendo a nota B perante o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e referência para os eleitores nas Eleições de 2024.
23.01.24 Tadeu Luciano Seco Saravalli
Diversidade e Inclusão Social, Educação, Segurança Pública

Urbanismo Social com Fernando Chucre

Confira a entrevista que realizamos com o Secretário de Planejamento e Entregas Prioritárias de São Paulo, Fernando Chucre sobre a temática e saiba mais sobre o Programa de Urbanismo Social² que está sendo implementado na cidade de São Paulo.
12.01.24 Redação
Combate à pobreza

Novos modelos e iniciativas locais para o combate à fome

Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que cerca de 828 milhões de pessoas passaram fome no mundo em 2021 e 3 bilhões não tiveram acesso a uma dieta saudável. Confira o texto para saber mais sobre o tema!
20.12.23 Redação
Meio ambiente e Sustentabilidade, Parcerias Público-Privadas

Experiências de PPPs em parques urbanos

Os parques desempenham um papel fundamental nas cidades, contribuindo para uma qualidade de vida melhor e tornando as áreas urbanas mais prósperas.
20.10.23 Redação
Mobilidade Urbana, Planejamento Urbano

Inovação impulsiona o planejamento urbano para cidades inteligentes no Brasil

Atualmente, um pouco mais da metade da população mundial reside em áreas urbanas. Portanto, refletir sobre as cidades é também ponderar sobre a qualidade de vida da maioria dos habitantes do planeta, que as escolhem como lar e moldam suas redes sociais e econômicas.
21.08.23 Redação
Finanças Públicas, Meio ambiente e Sustentabilidade

Economia Verde: o que fazer para implementar políticas públicas sustentáveis em seu município

O clima está esquentando em todo o planeta e o papel da gestão pública brasileira pode e deve ser o de criar políticas que aliem desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental, como conservação de habitats naturais, preservação dos seis biomas brasileiros, criação de tributos para
10.08.23 Redação
Ciência e Tecnologia, Meio ambiente e Sustentabilidade

Comunitas e Universidade de Columbia finalizam formação em Clima e Economia Verde. Confira os formados

O curso formou 38 líderes públicos que atuam em secretarias de Meio Ambiente de todo o Brasil no último domingo, 06 de agosto.
10.08.23 Redação
Modernização da Administração

A força que emerge: como 5 dias em Stanford podem apoiar a transformação de uma gestão inteira

Todos nós conhecemos o dito popular que nos fala que várias cabeças juntas pensam melhor que uma.
02.08.23 Regina Esteves
Ciência e Tecnologia, Meio ambiente e Sustentabilidade

O caso do IDE Sisema em Minas Gerais

Apesar da existência de instrumentos legais norteadores do processo de licenciamento ambiental no Brasil, os órgãos ambientais licenciadores possuem autonomia para definir os procedimentos e critérios a serem adotados durante seus processos. Isso leva à formação de um cenário bastante heterogêneo no que se refere ao licenciamento ambiental no País.
28.07.23 Redação
Meio ambiente e Sustentabilidade

Restauração florestal no Pará: oportunidades para a economia verde no Brasil

A pauta do meio ambiente tem sido reiteradamente apontada como central para o governo do Pará. E, dentro desse campo, as concessões para o restauro florestal no estado podem se tornar um ativo importante para a economia verde, com impactos não apenas regionais, mas em todo o Brasil.
06.07.23 Redação
Finanças Públicas

Fundos Soberanos Subnacionais: uma nova abordagem para investimentos de longo prazo no Brasil

Ao criar reservas financeiras para enfrentar incertezas e financiar projetos estratégicos, os governos brasileiros têm a oportunidade de fortalecer a resiliência, promover o crescimento econômico sustentável e melhorar a qualidade de vida da população.
04.07.23 Regina Esteves
Meio ambiente e Sustentabilidade

Potencial verde brasileiro e a decisão da UE em vetar produtos ligados ao desmatamento

Estamos chegando ao final de mais um ano e os desafios do ano vindouro já podem ser identificados com clareza. Entre eles, como fizemos questão de colocar nesta coluna por diversas vezes ao longo de 2022, estão as questões ambientais, que vão ocupando com cada vez mais vigor as discussões de política pública no Brasil.
04.07.23 Regina Esteves
Meio ambiente e Sustentabilidade

Fim da COP27 e início de que futuro?

É singular e animador poder vislumbrar a atuação direta na interface das questões econômica e climática, na busca por construir mais um exemplo importante de governança compartilhada, ou seja, proposição de iniciativas frutíferas em parceria entre sociedade civil e poder público, criando soluções inovadoras para problemas chave de nosso país.
04.07.23 Regina Esteves
Ciência e Tecnologia, Meio ambiente e Sustentabilidade, Planejamento Urbano

Oportunidade de milhões: como a Economia Verde pode transformar o nosso país

Ou seja, em um mundo em que a economia verde é o motor dos avanços e conquistas de bem-estar da população, não existem razões para que o Brasil não assuma a dianteira das iniciativas mundiais. E é por isso que precisamos que essa discussão seja ampla, envolva os setores e gere transformações.
04.07.23 Regina Esteves
Meio ambiente e Sustentabilidade

O potencial verde brasileiro

O “potencial verde” do país gera enormes perspectivas para continuarmos atraindo investimentos mundiais em áreas como as energias renováveis, biomassa e biocombustíveis, agricultura sustentável e o hidrogênio verde, que já se demonstram viáveis economicamente.
04.07.23 Regina Esteves
Meio ambiente e Sustentabilidade

Inovação e sustentabilidade: O caso do Bolsa Verde no Rio

Vivemos um tempo em que as inovações são cada vez mais necessárias e têm sido buscadas, especialmente no setor privado. E, com o conceito de ESG, ampliaram-se as possibilidades de atuação, considerando, em especial, a crise ambiental que vivemos.
04.07.23 Regina Esteves
Meio ambiente e Sustentabilidade

Financiamento Climático: você sabe o que é?

Resumidamente, o termo “financiamento climático” refere-se aos recursos financeiros direcionados para ações e projetos relacionados ao combate às mudanças climáticas e à mitigação de seus impactos.
27.06.23 Redação
Meio ambiente e Sustentabilidade

Descarbonização como ativo de investimento sustentável

Segundo o dicionário de língua portuguesa, o verbo descarbonizar significa a ação de reduzir ou eliminar o carbono de uma fonte de energia. No cenário climático atual, entendemos “descarbonização” como o processo de redução a longo prazo das emissões antropogênicas de CO2 e gases de efeito estufa (GEE) na atmosfera.
22.06.23 Redação
Finanças Públicas

Fundos soberanos subnacionais no Brasil

Atualmente, no Brasil, os fundos soberanos subnacionais são administrados por municípios e estados que têm como fonte parte das receitas de royalties do petróleo e gás ou participações especiais, pagos aos governos pelas empresas produtoras.
19.06.23 Redação
Desenvolvimento Verde, Meio ambiente e Sustentabilidade

Manejo de resíduos sólidos: contexto e boas práticas

Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, em 2022, o país alcançou um total de 81,8 milhões de toneladas de lixo, o que equivale a 224 mil toneladas diárias.
05.06.23 Redação
Modernização da Administração

Criatividade e inovação na gestão pública

Ontem, dia 13 de abril, foi o lançamento do Mapa da Contratualização 2022, que destina-se a falar sobre as diferentes formas de realizar parcerias público-privadas.
21.04.23 Redação
Modernização da Administração

O caso da Contratualização para a Moradia Popular em São Paulo

O caso da Contratualização para a Moradia Popular em São Paulo O Programa de Habitação do Governo do Estado de São Paulo - Casa Paulista   Na busca por mais e melhores resultados em ações...
24.03.23 Redação
Modernização da Administração

Uma revolução silenciosa: parcerias que transformam

A visão de governos que “faziam de tudo” ficou para trás – e isso é bom para os servidores públicos, cada vez mais dedicados a funções estratégicas
14.02.23 Regina Esteves
Modernização da Administração

Ciências Comportamentais na Política

Já imaginou contribuir para alterar o processo de tomada de decisão de uma sociedade? Autoridades de todo o mundo já tiveram experiências de sucesso ao implementar ciências comportamentais em políticas públicas na comunidade em que atuam.
18.01.23 Redação
Planejamento Urbano

Como pensar cidades para crianças

O Giro da Rede Juntos desta semana é temático e fala sobre o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 11, aquele sobre cidades e comunidades sustentáveis. A principal finalidade deste objetivo é transformar as cidades e assentamentos urbanos em espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
26.08.22 Redação
Modernização da Administração

Giro da Rede Juntos

O Giro da Rede Juntos desta semana é temático e fala sobre o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 11, aquele sobre cidades e comunidades sustentáveis. A principal finalidade deste objetivo é transformar as cidades e assentamentos urbanos em espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
22.08.22 Redação
Educação

Giro da Rede Juntos

Nesta nova edição do giro de conhecimento da Rede Juntos é possível conferir como as cidades prosperam no século XXI, a transformação digital que está acontecendo nos municípios brasileiros e as aberturas de inscrições de prêmios de inovação no setor público. Também trouxemos dois cursos voltados para a área da educação do seu território.
16.08.22 Redação
Modernização da Administração

Giro da Rede Juntos

O Giro da Rede Juntos de hoje traz 5 conteúdos falando sobre desenvolvimento urbano e inovação da gestão pública no Brasil e no mundo. Confira abaixo os principais destaques desta terceira edição.
08.08.22 Redação
Modernização da Administração

Giro da Rede Juntos

O Giro do Conhecimento é uma iniciativa semanal da Comunitas que visa compartilhar conteúdos sobre temas relevantes para nossa rede e tendências da gestão pública no Brasil e no mundo. Por isso, a partir de hoje, a Rede Juntos irá compartilhar, toda semana, uma curadoria de alguns temas que podem inspirar você, leitor.
21.07.22 Redação
Planejamento Urbano

Es posible cambiar?

Medellín oferece pistas interessantes para a construção de políticas públicas que apontam caminhos para gestores públicos do Brasil
18.07.22 Regina Esteves
Modernização da Administração

Retrospectiva municipal 2021 e as perspectivas para o novo ano

Se para cidadãs e cidadãos foram momentos complexos em 2021, o que dizer da situação para as prefeitas e prefeitos eleitos em 2020? E o que esperar de 2022?
18.07.22 Regina Esteves
Combate à pobreza, Modernização da Administração

Como a utilização de indicadores pode contribuir com as políticas de superação da pobreza?

A máxima do Professor Peter Drucker (1998): "se você não pode medir, não pode gerenciar", presente na maior parte dos manuais de Administração e repetida como mantra em diversas organizações, ainda não encontra eco na...
18.07.22 Vivian Satiro
Transparência e Combate à Corrupção

É hora de criar redes para a solução de problemas do país

Aqui, meu convite para que este seja um espaço de cocriação, no qual possamos pensar juntos na construção coletiva de soluções eficientes para o país
18.07.22 Regina Esteves
Planejamento Urbano

Infraestrutura no Brasil: novas ideias para problemas persistentes

Há anos sabemos que a melhoria da infraestrutura é uma das tarefas mais importantes para o desenvolvimento brasileiro. Em qualquer país do mundo, esses equipamentos são fundamentais para gerar empregos, escoar a produção doméstica e conectar pessoas e mercados. O recente debate sobre redes 5G apenas confirma esse diagnóstico. Enquanto alguns países lograram superar os gargalos que dificultavam a fluidez em transporte e comunicação em seus territórios, o Brasil continua aquém de suas necessidades.
18.07.22 Paulo Alexandre Barbosa
Mobilidade Urbana, Planejamento Urbano

A construção de uma mobilidade mais sustentável e da ampliação do acesso na Cidade do Recife

Em 2019 o Supremo Tribunal Federal equiparou a Homofobia e Transfobia aos dispositivos da lei 7.716 (preconceito de raça ou de cor), buscando considerar os atos como discriminação e preconceito. Pensando nisso, esse material tem como objetivo incentivar e orientar a administração pública brasileira, sobre possíveis medidas e políticas sociais com foco na diversidade e inclusão dentro da gestão pública.
24.06.22 Redação
Planejamento Urbano

Políticas públicas municipais de combate à fome no Brasil

Entre as mais diversas marcas deixadas pela pandemia da Covid-19, uma das mais preocupantes é, definitivamente, o aumento considerável de cidadãos brasileiros que estão sofrendo com a fome. Pode-se notar que a situação foi gravemente afetada através dos estudos comparativos feitos entre 2018 e 2021 pela VigiSAN, onde foi percebido um aumento de 60% do número de brasileiros que enfrentam a insegurança alimentar.
10.06.22 Redação
Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Verde, Meio ambiente e Sustentabilidade

Economia verde nos municípios brasileiros

No dia 5 de Junho é celebrado o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia. A data, ainda que celebrada desde a década de 1970, tem ganhado mais projeção devido a criação da Agenda 2030 com os objetivos para o desenvolvimento sustentável...
07.06.22 Redação
Finanças Públicas

A importância do equilíbrio fiscal em estados e municípios com Fúlvio Albertoni

Quando um governo gasta mais do que arrecada (déficit fiscal), significa que o mesmo está consumindo e investindo mais do que os tributos que foram arrecadados por um estado ou município...
01.06.22 Redação
Emprego e renda, Planejamento Urbano

Cidade Para Mulheres

“Você vai voltar sozinha para casa? Pede para o fulano te acompanhar”. “Me avise quando você chegar em casa.” “Ignorar comentários, fingir que não ouviu ou sorrir gentilmente e abaixar os olhos.” “Não, é sua imaginação, ele só está tão grudado em você porque o metrô está cheio.” “Não, é sua imaginação, eles não estão te seguindo, mas por via das dúvidas, aperte o passo.” “Se eu sair dessa reunião pontualmente, consigo passar na creche pegar as crianças, passar no supermercado, cozinhar, dar banho e talvez ainda sobre um tempinho para mim.”
31.03.22 Redação
Planejamento Urbano

Planejamento urbano para mulheres

É através da ótica da diversidade e inclusão social, que o urbanismo adota uma perspectiva inovadora e coloca em evidência as necessidades da sociedade como um todo. Assim sendo, algumas cidades buscaram maneiras de transformar o espaço urbano existente em lugares mais adequados e condizentes com as demandas das mulheres do século XXI e buscando mais equidade.
18.03.22 Redação
Modernização da Administração, Segurança Pública

5 iniciativas inovadoras de Medellín para se inspirar

No mês de fevereiro, a equipe da Comunitas juntamente com líderes brasileiros estiveram em Medellín, na Colômbia, para fazer uma visita à cidade e conhecer os projetos inovadores que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com o intuito de inspirar municípios brasileiros a adotar boas práticas que contribuam para o desenvolvimento, a Rede Juntos traz alguns projetos de sucesso da administração colombiana para inspira-los.
17.02.22 Redação
Planejamento Urbano

Por que Cidades? Por que Agora?

Infelizmente, os anos de 2020 e 2021 têm sido marcados pelo signo da morte. Ele vem se consolidando de diversos modos, pelas ameaças imediatas impostas pela Covid-19, pelo impacto crescente das desigualdades sociais e, em médio prazo, pela crise climática, que vai impondo a necessidade de mudanças urgentes em nosso modo de vida e de produção. Como diria o poeta, “o mar da história é agitado. As ameaças e as guerras, havemos de atravessá-las, rompê-las ao meio, cortando-as como uma quilha corta as ondas”.
22.01.22 Redação
Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração

Laboratórios de Inovação e o Futuro da Gestão Pública

As mudanças sociais, econômicas e tecnológicas observadas nos últimos anos ao redor do mundo, combinadas com uma crescente desconfiança da população nos governos, levam cidadãos a demandar aos seus governos cada vez mais e melhores serviços públicos, novas possibilidades de participação nos processos de tomada de decisão e maior transparência.
22.01.22 Redação
Finanças Públicas

Desafio do equilíbrio das contas com Jalisson Hidd

Jalisson Hidd, (na época) secretário de Finanças de Teresina (PI), é economista com pós-graduação em administração municipal realizada no Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), além de curso de gestão financeira e controle do SUS, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
19.01.22 Redação
Ciência e Tecnologia

A importância da inovação em governos com Bruna Santos

A Comunitas está crescendo, ano após ano, e uma das áreas responsáveis por isso é a de Conhecimento e Inovação – encarregada de analisar, estruturar e ampliar os impactos dos trabalhos realizados pela organização. Por esse motivo, hoje (19), no Dia da Inovação, nossa conversa foi com Bruna Santos, diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas na época, que explica a importância e os desafios de inovar nos governos.
19.01.22 Redação
Planejamento Urbano

Planejamento e competitividade dos estados com Washington Bonfim

Criada há 18 anos, a Comunitas é uma organização brasileira com esforços voltados a transformação positiva do país. Por meio do Programa Juntos, a organização estimula parcerias que melhorem a gestão pública, e resultem no desenvolvimento local e aprimoramento dos serviços públicos municipais e, agora, também estaduais, pois, em 2019, a Comunitas aceitou novos desafios, e abarcou também governos do estado em sua rede.
19.01.22 Redação
Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração

Tecnologia nas gestão pública com Leandro Telles

Na época diretor técnico na Informática de Municípios Associados (IMA), Leandro Telles é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp. Cursou especialização em Gestão Pública Municipal pela Unifesp. É também mestre em Gestão Pública pela Universidade de Columbia, de Nova Iorque, por meio de bolsa de estudos concedida pela Comunitas.
19.01.22 Redação
Modernização da Administração

Inteligência artificial e o futuro das cidades com Ansaf Salleb

Neste vídeo, Ansaf Salleb fala a respeito de inteligência artifical e o futuro das cidades. Especialista em inteligência artificial, Ansaf gradou-se em ciência da computação na Argélia em 1996 pela Université des sciences et de la technologie Houari-Boumediene e alcançou os títulos de mestre (1999) e PhD (1999) na França através da Université d’Orléans. Atualmente atua como docente no Departamento de Ciência da Computação da Escola de Engenharia e Ciências Aplicadas da Columbia University (Estados Unidos).
19.01.22 Redação
Finanças Públicas

Equilíbrio das finanças públicas com Ana Carla Abrão 

A convidada do Bate-Bola dessa vez é Ana Carla Abrão, especialista com longo currículo quando o assunto é Finanças. Ana Carla foi secretária da Fazenda do Governo de Goiás e fez parte do Conselho de Gestão Fiscal do município de São Paulo. Além disso, a economista já assumiu posições de destaque no Banco Central e no Itaú Unibanco.
19.01.22 Redação
Planejamento Urbano

Planejamento urbano com Ariadne Daher

Vamos continuar falando sobre planejamento urbano? Para avançar – e aprofundar – o assunto, a convidada do Bate-Bola dessa vez é Ariadne Daher, arquiteta-urbanista sócia do Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA), escritório criado pelo renomado urbanista brasileiro, de mesmo nome, que trabalha na criação de iniciativas para melhoria da qualidade de vida nos ambientes urbanos.
19.01.22 Redação

Explore

Publicações e materiais diversos, disponíveis para download.
Informação qualificada que pode ajudar a encontrar soluções inovadoras para problemas complexos.

Modernização da Administração, Parcerias Público-Privadas
03.03.23

Mapa da Contratualização | Guia Prático

A contratualização é um instrumento legal pelo qual a administração pública repassa a gestão de determinados projetos e serviços a entes não-governamentais. Estas iniciativas reforçam o processo de “desverticalização” que tem marcado a administração pública...
Planejamento Urbano
02.02.23

Projeto Juntos | Curitiba 2035

A publicação Curitiba 2035 sistematiza o trabalho efetuado com vistas a instrumentalizar as aspirações e o sonho da sociedade curitibana, bem como de suas interrelações metropolitanas, no sentido de auferir um crescimento ordenado, com desenvolvimento...
Modernização da Administração
21.11.22

Cartilha de Replicabilidade do Programa de Metas da cidade de São Paulo

A Cartilha de Replicabilidade do Programa de Metas da cidade de São Paulo foi planejada com o intuito de historiar seu processo pioneiro de elaboração, bem como disseminar esse conhecimento para outros municípios brasileiros e...
Planejamento Urbano
27.12.21

Livro Fazer Juntos: Instrumentos de cooperação para cidades cocriadas

A cidade ocupa hoje o lugar da experimentação do futuro, da aprendizagem e da inovação cidadã. Mas não há cidade sem o conhecimento e a participação ativa de quem a vive. Precisamos, por isso, de...
Planejamento Urbano
27.12.21

Guia Gehl para Prefeitos: Construindo Cidades para as Pessoas

O Guia Gehl para Prefeitos: Construindo Cidades para as Pessoas mostra como prefeitos e prefeitas podem incentivar a população a desfrutar os espaços públicos mais ativamente. O guia está dividido em cinco seções, são elas...
Modernização da Administração
20.12.21

Caderno de Soluções | Viva o Laranjal

O Caderno de Soluções | Viva o Laranjal sistematiza as informações do projeto que, liderado pela prefeitura em parceria com a Comunitas, teve o objetivo de transformar esse espaço em um polo contínuo de lazer...

Assista

Videoaulas, entrevistas e webinários. Os maiores especialistas do país falando sobre o tema e trazendo inspiração para transformar a realidade do seu território.

Ciência e Tecnologia, Desenvolvimento Verde, Finanças Públicas

#falaespecialista | Manoel Tabet e o Programa ISS Neutro

Cada vez mais as cidades precisam se adaptar de forma inovadora para as mudanças do clima, não é mesmo? Seguindo esta mesma linha, a cidade do Rio de Janeiro criou o Programa ISS Neutro, com...
Meio ambiente e Sustentabilidade, Planejamento Urbano

#falaespecialista | Fábio Ferraz e Planejamento Urbano para as chuvas de verão

Gestores públicos precisam se preparar para as consequências das mudanças climáticas, e por isso a Plataforma Rede Juntos traz conhecimento a partir da experiência do Secretário de Governo de Santos (SP), Fábio Ferraz. No #falaespecialista,...
Modernização da Administração

Webnário | Ciências Comportamentais aplicadas às Políticas Públicas

O evento on-line (22.11) contou com a participação dos professores Carlos Mauro, co-founder da CLOO Behavioral Insights Unit, e Antônio Claret, integrante da CINCO – Coordenação-Geral de Inovação e Ciências Comportamentais do Ministério da Gestão...
Planejamento Urbano

Curso | Comunitas + Universidade de Columbia – Competitividade nas Cidades | Parte 1

Para entender melhor sobre cidades competitivas, suas características e quais os caminhos para estruturá-las nesse modelo, a Comunitas e a Universidade de Columbia – uma das instituições mais prestigiadas do mundo – realizaram o curso...
Planejamento Urbano

Curso | Comunitas + Universidade de Columbia – Competitividade nas Cidades | Parte 2

Para entender melhor sobre cidades competitivas, suas características e quais os caminhos para estruturá-las nesse modelo, a Comunitas e a Universidade de Columbia – uma das instituições mais prestigiadas do mundo – realizaram o curso...
Planejamento Urbano

Curso | Comunitas + Universidade de Columbia – Competitividade nas Cidades | parte 3

Para entender melhor sobre cidades competitivas, suas características e quais os caminhos para estruturá-las nesse modelo, a Comunitas e a Universidade de Columbia – uma das instituições mais prestigiadas do mundo – realizaram o curso...

Ouça

Nosso podcast Conversa Pública fala sobre os principais desafios nessa temática a partir de uma perspectiva prática e alinhada com as principais tendências globais.

S02EP04

Construindo Cidades para as Pessoas

Agosto de 2022
56 min

Bem-vindos e bem-vindas ao Conversa Pública! Estamos aqui iniciando uma nova fase dos podcasts da Comunitas, com a Rádio Juntos. E em nossos episódios tentaremos compartilhar e inspirar pessoas que, trabalhando ou não, se interessam...

S01EP09

Land Use Regulation as Negotiation, Prof. Elliot Sclar - Lideranças Públicas no Sec. XXI

Agosto de 2022
1 hr

Dr. Sclar is the director of the Center for Sustainable Urban Development at Columbia’s Earth Institute, and the author of the award winning book “You Don’t Always Get What You Pay For, The Economics of...

S01EP08

Competitiveness Among Cities, Prof. Thomas Trebat - Lideranças Públicas

Agosto de 2022
43 min 3 seg

Dr. Trebat is the director of Columbia’s Global Center in Rio de Janeiro Brazil, and the former director of SIPA’s center for Latin American studies. He prior to joining SIPA, professor Trebat was managing director...

ODS 11
Cidades e
comunidades
sustentáveis

Navegue por informações
qualificadas, boas práticas
e aprendizados sobre o tema.

Nos últimos anos, temos testemunhado um notável fenômeno em cidades ao redor do mundo: o crescimento exponencial das regiões metropolitanas. Esse processo de expansão urbana tem se intensificado, impulsionado por fatores como o aumento da população, a busca por melhores oportunidades de emprego e a concentração de serviços, comércios e infraestruturas nestes espaços.

Segundo o Relatório da ONU-Habitat, braço da Organização das Nações Unidas dedicada à promoção de cidades mais sociais e ambientalmente sustentáveis, as cidades já abrigam 55% da população mundial, e esse número deve crescer para 70% até 2050. Entretanto, como as cidades devem ser administradas para que a densidade demográfica não atrapalhe a vida de cada um que vive nela e que garanta sustentabilidade para as gerações futuras?

Desde já, gestões municipais enfrentam diversos desafios que devem ser superados a fim de uma maior qualidade de vida e bem estar de quem vive em espaços urbanos. Energia, geração de empregos, saneamento básico, educação, saúde, segurança, acolhimento social, moradia, mobilidade, entre outros, compõem uma complexa e desafiadora pauta a ser adequadamente endereçada.

De acordo com dados de 2020, de 1.510 cidades em todo o mundo, apenas cerca de 37% das áreas urbanas são atendidas por transporte público. Além disso, pessoas em países de baixa e média renda são afetadas de forma desproporcional pela poluição do ar externo, sendo responsáveis por 91% dos 4,2 milhões de mortes prematuras.

Entre 2015 e 2030, o tráfego anual de passageiros em todo o mundo deverá aumentar em 50%, e o número de carros nas estradas provavelmente dobrará. Em território brasileiro, 85% da população vive em grandes centros urbanos. Com o aumento significativo da população, o número de moradias precárias segue o mesmo caminho.

Segundo as informações do Relatório de Impacto TETO Brasil, em 2021, o país teve 5,8 milhões de famílias sem casa ou que viviam em moradias precárias. Outros dados alarmantes apresentados, são o fato de que 100 milhões de brasileiros não têm acesso à coleta de esgoto, 19 milhões de pessoas passaram até 24 horas sem comer e 5,5 milhões de brasileiros não tiveram acesso à água tratada.

Por esses motivos, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu que um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, seria dedicado a solucionar este desafio até 2030 tendo como objetivo que todos os países tornassem as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, sustentáveis e resilientes a desastres ou eventos incomuns.

Metas do ODS 11

O ODS 11, conhecido como o ODS das cidades, tem como sua primeira meta a urbanização de favelas (11.1), ou seja, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos.

O foco da meta 11.2 é a mobilidade urbana, já que a mobilização é fundamental para que o indivíduo exerça sua cidadania, a melhoria da oferta de serviços de transporte, com atendimento para todos os tipos de grupos, incluindo os em vulnerabilidade, mulheres, pessoas com deficiência e idosos.

Já a terceira meta, diz respeito ao fortalecimento dos espaços de participação (11.3), por exemplo, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

A quarta meta deste objetivo, é a preservação da cultura (11.4), para fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o patrimônio cultural e natural do mundo.

A seguinte meta é a redução do número de mortes (11.5), de pessoas afetadas por catástrofes e substancialmente diminuir as perdas econômicas diretas causadas por elas em relação ao produto interno bruto global, incluindo os desastres relacionados à água, com o foco em proteger os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade.

Redução dos impactos ambientais negativos per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros, complementam a sexta meta (11.6).

A última e sétima meta, é proporcionar o acesso universal a espaços públicos (11.7) seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

O ODS 11 assim como alguns outros, conta com três sub-metas, as quais buscam:

Apoiar relações econômicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas (11.a), periurbanas e rurais, reforçando o planejamento nacional e regional de desenvolvimento.

Aumentar substancialmente o número de cidades e assentamentos humanos (11.b) adotando e implementando políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres 2015-2030, o gerenciamento holístico do risco de desastres em todos os níveis.

Apoiar os países menos desenvolvidos (11.c), inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais.

Boas Práticas 

Curitiba 2035

Curitiba 2035, iniciado em 2016, é um plano de ação de longo prazo para a cidade, com o intuito de criar um ambiente urbano atraente, capaz de desenvolver pessoas, empresas e investimentos focados em inovação, que possam servir de modelo para o Brasil e o mundo.

O projeto desenvolvido pela prefeitura de Curitiba, em parceria com a Comunitas, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep) e o Instituto Arapyaú, tem como foco a mobilização e engajamento da sociedade civil para que sejam construídas diretrizes de longo prazo, que deverão nortear as políticas de desenvolvimento urbano da cidade nos próximos anos.

O projeto busca promover o protagonismo da sociedade civil na construção do futuro que se deseja para a cidade. De caráter apartidário, visa também orientar a atuação de agentes públicos e privados que investem no município, buscando o crescimento sustentável e respostas efetivas às demandas da população e às tendências sociais e econômicas.

O planejamento estratégico de gestão urbana do projeto com dois comitês e diversas ações divididas em 3 prazos: curto (2017-2020), médio (2021-2027) e longo (2028-2035). Já permitiu Curitiba ocupar a 1ª posição geral no Ranking Connected Smart Cities, que avalia o potencial de desenvolvimento de mais de 700 cidades brasileiras, principalmente por seu desempenho em condições habitacionais e em atendimento de serviços coletivos.

Saiba mais clicando no site oficial do Curitiba 2035.

 

BH Cidadania

BH Cidadania é outra boa prática em território nacional que estimula um espaço urbano sustentável, além de proporcionar uma vida melhor a comunidades em situação de vulnerabilidade social. O programa foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais da Prefeitura de Belo Horizonte.

Foi criado para descentralizar o atendimento ao cidadão, levando para as comunidades mais vulneráveis, de forma intersetorial, os serviços públicos que englobam as áreas de educação, saúde, esporte e lazer, abastecimento, assistência social, cultura, direitos humanos e cidadania, transferência de renda, segurança alimentar e nutricional, inclusão produtiva, inclusão digital e intervenções urbanas.

O programa foi implantado nas nove regionais de Belo Horizonte em julho de 2002. É coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sociais e abrange as áreas de cultura, esporte, saúde, educação, abastecimento, direitos de cidadania e assistência social. O programa está focado em áreas de vulnerabilidade social.

Na área da saúde, os investimentos estão focados em ações de prevenção em saúde que têm por objetivo promover mudanças efetivas nos hábitos e condições de vida da população. Entre as ações estão as Academias da Cidade, que oferecem às pessoas maiores de 18 anos a oportunidade de praticar exercícios em uma das 13 academias espalhadas pela cidade.

Alguns outros resultados qualitativos, como o direcionamento na implantação de projetos e programas temáticos tais como: escola integrada, oficinas de segurança alimentar e nutricional, de saúde bucal e de formação em direitos humanos e cidadania, fomento para articulação de redes nos territórios, por meio da Comissão de Coordenação Local do Programa, aumento do acesso aos bens e serviços públicos pela população.

 

Plan de Movilidad Urbana Sostenible de Bilbao

Uma das maiores cidades da Espanha, Bilbao, criou o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), que define o curso e coordena as ações em termos de mobilidade sustentável da cidade de Bilbao para o horizonte 2016-2030. Ele analisa e transfere as recomendações europeias, a fim de tentar definir o modelo de mobilidade urbana que permite que a cidade se alinhe às cidades europeias mais avançadas em termos de mobilidade.

Leia também o nosso conteúdo sobre mobilidade sustentável em Recife!

O PMUS é, em suma, a bússola que orienta as políticas de mobilidade sustentável de Bilbao para os próximos anos, promovendo assim um modelo de cidade mais saudável, eficiente e sustentável que resultará em uma melhoria na qualidade de vida. É uma ferramenta construída de forma colaborativa e participativa, com base em consenso político, técnico e social.

Seus objetivos específicos são: desenvolver um sistema de transporte público eficiente e acessível; desenvolver incentivo à ocupação dos espaços públicos pela população e revitalizar áreas degradadas ou subutilizadas pela comunidade.

Os resultados deste plano de ação não foram pequenos. Hoje, Bilbao lidera o ranking de mobilidade para pedestres no país, com 64% das viagens feitas a pé na cidade, contra 11% de carros. Redução das emissões de gases de efeito estufa em 12 por cento, mesmo com seu PIB apontando crescimento de 70 por cento no período; Bilbao economiza anualmente 1,3 milhões de euros com o sistema do metrô local que reaproveita parte da energia gerada pelos trens e a criação das zonas ‘City 30’, reduzindo a velocidade máxima permitida em 87% das ruas.

Saiba mais sobre o Plano de Mobilidade Sustentável de Bilbao aqui.