Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Economia verde nos municípios brasileiros
No dia 5 de Junho é celebrado o Dia Internacional do Meio Ambiente e da Ecologia. A data, ainda que celebrada desde a década de 1970, tem ganhado mais projeção devido a criação da Agenda 2030 com os objetivos para o desenvolvimento sustentável.
Segundo um estudo realizado pela Agência de Desenvolvimento de Porto Velho, as práticas sustentáveis e de baixo carbono podem gerar um ganho de até 2,8 trilhões de reais ao PIB brasileiro até o ano de 2030, além de estimular a geração de mais de 2 milhões de empregos na economia brasileira.
Por isso, pensando em unir meio ambiente, desenvolvimento sustentável e progresso econômico, a Rede Juntos separou três políticas desenvolvidas por municípios e estados brasileiros que colocam em alta o pilar da sustentabilidade em seus planos de governo, a chamada economia verde.
1. Linha Economia Verde Municípios
Para obter o financiamento os projetos devem ser apresentados através de uma Carta Consulta e podem receber até 100% do valor financiado. Entretanto, precisam enquadrar-se dentro das seguintes categorias: construção sustentável, transporte, saneamento e resíduos, recuperação florestal, planejamento municipal, recursos hídricos e eficiência energética. Para saber mais sobre o programa, acesse o site do Desenvolve SP.
2. Bolsa Verde Carioca
3. Plano Diretor Participativo
Referências:
¹Economia Verde pode gerar acréscimo de R$ 2,8 trilhões ao PIB brasileiro até 2030 e gerar novos 2 milhões de empregos
²Linha Economia Verde Municípios
³Como planos diretores podem impulsionar a recuperação verde
⁴Bolsa Verde do Rio começa a funcionar nesta quarta
⁵Bolsa Verde
⁶Rio terá bolsa de valores para compra de créditos de carbono
Postagens relacionadas
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.3)
Adaptação climática: governança global ainda permite mortes e perdas localmente
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.2)
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!