PT | EN | ES

Giro da Rede Juntos

Publicado em: 22.08.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

Giro da Rede Juntos 

 

O Giro da Rede Juntos desta semana é temático e fala sobre o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS) 11, aquele sobre cidades e comunidades sustentáveis. A principal finalidade deste objetivo é transformar as cidades e assentamentos urbanos em espaços inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. E, para isso, existem diversas metas definidas, tais como: acesso a habitação, meios de transporte, espaços públicos prósperos, entre outros – você pode acessar aqui para saber mais. Por isso, abaixo é possível conferir alguns conteúdos que podem ajudar a gestão do seu território a caminhar em direção do atingimento destas metas, e por fim, transformar a sua cidade num lugar sustentável. Confira.

Programa Hortas Cariocas (Prefeitura do Rio de Janeiro)

O Programa, que nasceu da necessidade de atenuar as dificuldades de acesso à alimentação pelas populações em situação de vulnerabilidade durante a Pandemia da Covid-19, foi reconhecido pela ONU como uma ação essencial para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para saber mais sobre o programa, acesse este link.

Nova York deve introduzir taxa de congestionamento até o fim de 2023 (Folha de S. Paulo)

Como forma de reduzir o congestionamento e melhorar o transporte público da cidade, a prefeitura da cidade instituiu uma cobrança de taxa de congestionamento que pode chegar até 23 dólares. A medida, que deve ser implementada até o final de 2023, pretende reduzir entre 15% a 20% o número de carros que circulam pelo distrito. Quer saber mais sobre essa política? Leia a matéria na íntegra aqui.

Sobreviver, renovar, prosperar: Um caminho para o transporte coletivo de qualidade no Brasil (WRI Brasil)

O sistema de transporte público no Brasil anda em crise, principalmente o setor de ônibus, que sofreu uma baixa de aproximadamente 70% na receita durante a pandemia da Covid-19. Por conseguinte, foi inevitável o aumento da tarifa nas cidades ao redor do país. Com o objetivo de trazer uma reflexão sobre o tema, o WRI publicou um artigo falando sobre a temática e organizou um webinário para discutir possíveis soluções. Para conferir, acesse aqui.

Automatizando a guerra contra a poluição sonora (em inglês, Bloomberg CityLab)

Para combater a poluição sonora nas cidades grandes, como barulho de ambulâncias, carros de bombeiros e de polícia, motocicletas e tratores de obras públicas, algumas cidades estão buscando auxílio na tecnologia. A cidade de Paris, por exemplo, adotou um sensor chamado Medusa para identificar a poluição sonora, já as cidades de Toronto e Filadélfia estão buscando implementar pilotos similares ao projeto de Paris. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o site do CityLab.

Para construir cidades sustentáveis, envolva quem nelas vive (em inglês, FastCompany)

Para que as cidades consigam atingir as metas de combate às mudanças climáticas e encontrar o equilíbrio sustentável, é preciso que as políticas implementadas pela administração norteiam o caminho para a população de modo que os cidadãos da cidade possam ser também parte desta transição. Para entender melhor sobre esta ideia, leia a matéria aqui.

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.