PT | EN | ES

5 iniciativas inovadoras de Medellín para se inspirar

Publicado em: 17.02.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

 

5 iniciativas inovadoras de Medellín para se inspirar

Foto por: Javier Larrea | Getty Images

 

No mês de fevereiro, a equipe da Comunitas juntamente com líderes brasileiros estiveram em Medellín, na Colômbia, para fazer uma visita à cidade e conhecer os projetos inovadores que contribuíram para o desenvolvimento socioeconômico da região. Com o intuito de inspirar municípios brasileiros a adotar boas práticas que contribuam para o desenvolvimento, a Rede Juntos traz alguns projetos de sucesso da administração colombiana para inspira-los. Confira:

Comuna 13

Localizada no bairro de San Javier, a Comuna 13 tornou-se um centro a céu aberto de políticas públicas e inovação social, que ficou conhecido como acupuntura social. O local passou por uma revitalização de espaços públicos, onde transformaram grandes avenidas amigáveis a pedestres e construíram galerias de arte e museus. A iniciativa é resultado de um trabalho bem sucedido de integração entre políticas públicas e tecnologia social, além de um conhecimento dos projetos de moradias comunitárias, saneamento básico, tratamento de água potável, entre outros.

Jardín Circunvalar

O Jardín Circunvalar, também conhecido como Cinturão Verde Metropolitano, busca, por um lado, contribuir para um território ordenado, equilibrado e equitativo na área de encontro entre o urbano e o rural, e por outro, preparar a comunidade por meio do urbanismo pedagógico, para que participe na construção e se aproprie da importância de controlar o crescimento urbano dos bairros com condições de risco. ​Além de contribuir para a estratégia de adaptação às mudanças climáticas da cidade de Medellín, o projeto busca o controle da expansão desordenada da cidade através de visão abrangente de desenvolvimento, promovendo habitação digna, segura, sustentável e acessível, espaço público inclusivo e estruturante do território; sustentabilidade integral do território de qualidade. A cidade de Medellín recebeu um prêmio internacional por seu compromisso e boas práticas ambientais no Jardin Circunvalar.

Ruta N

A Ruta N é o centro de inovação e negócios de Medellín. Seu objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade por meio da ciência, da tecnologia e da inovação. A missão da Ruta N é articular o ecossistema de CTI para transformar Medellín em uma economia do conhecimento. O espaço se tornou um grande hub de inovação não só para a cidade de Medellín como também para a Colômbia, tornando-se referência a nível mundial na economia do conhecimento. Ou seja, mostrou a importância de valorizar não somente a mão de obra como também as ideias.

Centro del Valle Del Software

Localizado dentro do espaço Ruta N, o Centro Valle del Software de Medellín visa transformar a economia da cidade a partir da educação, inovação e empreendimento; aumentar a produtividade da indústria digital e promover a geração de milhares de empregos bem remunerados no desenvolvimento da indústria 4.0. O espaço busca impulsionar a criação de empresas e os processos de desenvolvimento tecnológico.

Jardín Buen Comienzo

O Jardín Buen Comienzo é um programa da Prefeitura de Medellín voltado para educação da primeira infância. Ele busca promover o desenvolvimento integral, diversificado, inclusivo e autônomo de meninos, meninas e suas famílias durante os primeiros cinco anos de vida, por meio de diferentes modalidades de atendimento que respondem às necessidades das famílias.

Quer saber mais sobre o assunto e se aprofundar no tema?

Confira aqui alguns materiais que podem te ajudar nessa descoberta.
Comuna 13 | Jardín CircunvalarRuta NCentro del Valle del SoftwareJardín Buen Comienzo

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.