PT | EN | ES

Criatividade e inovação na gestão pública

Publicado em: 21.04.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min
Voltar ao topo

fundo azul escrito em branco semana da criatividade e inovação com uma lampada branca em fundo laranja

Criatividade e inovação na gestão pública

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Criatividade e Inovação, nós da Plataforma Rede Juntos resolvemos revisitar alguns de nossos conteúdos e iniciativas relacionadas à área.

 

Há duas semanas, abordamos o tema da saúde, por conta da data comemorada mundialmente. Na ocasião, introduzimos uma publicação em que abordamos a inovação aplicada na área. Caso você não tenha lido, consulte aqui!

 

A cartilha provoca questionamentos sobre as possibilidades de inovar para aprimorar os serviços entregues aos cidadãos a partir de um novo olhar no planejamento e implementação de uma política pública.

 

Inspire-se nas boas práticas e replique o que deu certo!

 

Como boa prática, colaboramos com o projeto piloto desenvolvido pela equipe da Prefeitura de Campinas: o Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas do município.

 

A construção do protótipo se deu por meio de uma de nossas Jornadas de Conhecimento, na qual as etapas consistiam na identificação do desafio e diagnóstico, desenvolvimento e metodologia e entregas com resultados de impactos. Dentre eles, fortalecimento da agenda de inovação e gestão de pessoas na prefeitura; capacitação da equipe em metodologias de inovação; institucionalização do laboratório por meio de portaria/decreto;

 

Ainda é muito cedo para avaliar os impactos do laboratório de inovação de Campinas para a administração, mas uma coisa podemos garantir: o processo de criação dele foi robusto com testes com público-alvo, inspiração com referências nacionais e internacionais, ele está pronto para ser implementado e sem dúvida irá gerar muitos benefícios para a prefeitura. Vamos acompanhar!

 

Como Campinas criou um Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas para que servidores usem metodologias inovadoras

 

Leia as matérias do nosso blog!

 

Se você se interessou pela boa prática apresentada acima, mas ainda não tem uma ideia muito clara sobre o que é um laboratório de inovação, saiba que estes são espaços que buscam criar e testar soluções para desafios de interesse público no intuito de melhorar a qualidade dos serviços públicos e assim transformar a administração pública. Estas atividades são desenvolvidas a partir da cocriação entre as equipes multidisciplinares e o apoio de outros setores da sociedade, o que permite olhar problemas sob diferentes ângulos e criar soluções que não teriam oportunidade de surgir pelo caminho tradicional, promovendo assim uma nova cultura de governo.

 

Laboratórios de inovação e o futuro da gestão pública

 

Por último, mas não menos importante, queríamos dizer que a Comunitas está crescendo, ano após ano, e uma das áreas responsáveis por isso é a de Conhecimento e Inovação – encarregada de analisar, estruturar e ampliar os impactos dos trabalhos realizados pela organização.

 

Nesse sentido, viemos apresentar pra você uma conversa com antiga diretora da área, em que os seguintes assuntos relacionados à inovação foram tratados: conceito, aplicação no setor público, sua importâncias, questões orçamentárias, desafios e possíveis caminhos para a construção de um ecossistema propício para inovação e sustentabilidade. Confira a entrevista na íntegra!

 

“A cidade inteligente e inovadora usa a tecnologia de modo estratégico”, afirma ex-diretora de Conhecimento e Inovação da Comunitas.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.