Duração: 949 min 

Nível:

A trilha Desafio de Futuros Prefeitos foi extraída da jornada de mesmo nome e tem como objetivo contribuir com equipes públicas a enfrentarem os Desafios de uma Transição e dos 100 primeiros dias do Governo.

Conteúdo

  • Módulo 1: Introdução à jornada

  • Módulo 2: Introdução à gestão pública municipal e aos planos de governos

  • Módulo 3: Finanças municipais

  • Módulo 4: Gestão modernizada da administração pública

  • Módulo 5: Saúde

  • Módulo 6: Desenvolvimento social

  • Módulo 7: Gestão em educação

  • Módulo 8: Desenvolvimento econômico, geração de trabalho, emprego e renda

  • Módulo 9: Planejamento territorial, mobilidade e habitação

  • Módulo 10: Segurança Pública

  • Módulo 11: Saneamento básico, gestão de resíduos e meio ambiente

  • Módulo 12: Comunicação na prática: como comunicar seu plano de governo e ampliar o engajamento público na gestão

  • Módulo 13: Imersões virtuais

  • Módulo 14: Bônus Master Class: módulo internacional

  • Módulo 15: Certificado de Conclusão

Tarcísio Cintra
Administrador de Empresas com cursos de especialização na área pública, finanças e economia. Atua no setor público municipal desde 1993.
Henrique Oliveira
Advogado formado há 20 anos pela Faculdade de Direito de Caruaru/PE, especialista em Direito Lato Sensu pela Escola Superior da Magistratura de Pernambuco, Direito empresarial, Direito Imobiliário pela Escola Paulista de Direito. Pós graduando em Gestão Pública e liderança pelo CLP (Centro de Liderança Pública). Ex-Secretário de Administração e de Educação de Caruaru, atualmente ocupa o cargo de Secretário Executivo de Planejamento, Orçamento e Gestão no mesmo município.
Eduardo Speeden
Businessman
Administrador formado pela USP e mestre em Gestão Pública pela Columbia University como bolsista da Comunitas, com 12 anos de experiência no setor de planejamento e orçamento municipal. Desenvolveu sua carreira na área pública como servidor da Prefeitura de Santos (São Paulo) e desde 2017 ocupa a função de Coordenador da Execução Orçamentária na Prefeitura de Teresina (Piauí) além de atuar na Frente de Equilíbrio Fiscal, iniciativa do Programa Juntos realizado em diversos municípios brasileiros com o objetivo de otimizar a utilização de recursos públicos.
Samuel Ongaratto
Mestre em Administração de Empresas pela UNISINOS (2010). Especialização em Gestão Empresarial pela FGV (2010). Graduado em Administração pela Universidade Católica de Pelotas (2006). Foi Coordenador do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSUL). Foi Vice-presidente do Pelotas Parque Tecnológico. Foi Coordenador do Curso de Administração da UCPel em Santa Vitória do Palmar. Foi coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional. Professor nas áreas de empreendedorismo e plano de negócios. Atualmente é Secretário Executivo do Pacto Pelotas Pela Paz (Assessor Especial), Secretário de Segurança de Pelotas, consultor de empresas pelo Sebrae e facilitador do Empretec. Proprietário dos Postos Mauá, OeS Consultoria e Gestão e Atlas Technologies.
Fúlvio Piccinini Albertoni
Graduado em Processamento de Dados pelo Centro de Ensino Superior (CES), especialista em Administração Pública (Faculdade Machado Sobrinho) e em Planejamento e Uso do Solo Urbano (IPPUR/UFRJ), com Mestrado em Servico Social (UFJF) e Master em Liderança e Gestão Pública (MLG) pelo CLP – Liderança Pública, com módulo internacional na Harvard Kennedy School. É servidor efetivo da Prefeitura de Juiz de Fora, como Técnico de Nível Superior em Planejamento, desde agosto de 1992, onde também foi Subsecretário de Receita, Chefe do Departamento de Receitas Imobiliárias e Diretor do Departamento de Planejamento e Controle de Receitas. Atua como Secretário da Fazenda desde janeiro de 2013. Atualmente é Vice Presidente do Fórum Nacional dos Secretários da Fazenda e Finanças da Frente Nacional dos Prefeitos.
Ariadne dos Santos Daher
Ariadne dos Santos Daher é arquiteta-urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Université de Technologie de Compiègne/GTU International (2001), mestre em Urban Development Planning pela University College London (2003, Chevening Fellow), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018-2022). É sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados e professora na Universidade Tuiuti do Paraná. Sua experiência profissional abrange projetos nas escalas regional, municipal e urbana nos temas de estruturação territorial, meio ambiente, patrimônio, mobilidade, desenvolvimento econômico e projetos estratégicos. Sua participação nesta Trilha, em conjunto com a arquiteta Marina Schulman e com o economista urbano Alberto M. R. Paranhos, faz parte das ações pedagógicas do Instituto Jaime Lerner.
Pedro Chiappini
Co-fundador, sócio e diretor da MAiS. Desenvolveu projetos de consultoria, tecnologia e analytics nas áreas de planejamento, orçamento, governança, saúde, educação e segurança, em estados como SP, RJ e ES, em mais de 100 prefeituras. Ex Gestor da Falconi, com mais de 20 projetos realizados. Administrador, com mestrado e doutorado em ciências sociais, e pesquisador em modelos de governança, negócios sociais, economia criativa e desenvolvimento sustentável.
Larissa Carolina de Almeida Marco
Desde 2012 atua no setor público nas áreas de planejamento estratégico, orçamento, monitoramento e participação social. Atualmente é Coordenadora de Políticas de Emprego e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e mestranda em Economia (PUC-SP). Especialista em Planejamento e Gestão de Cidades (POLI-USP), bacharela em Gestão de Políticas Públicas (EACH-USP) com intercâmbio de mérito acadêmico no curso de licenciatura em Contabilidade e Gestão Pública no Instituto Politécnico de Coimbra (ISCAC-IPC). Possui Master em Liderança e Gestão Pública (Singularidades-CLP) com módulo internacional na Universidade de Oxford.
Ivan Paixão
Graduado em Economia Política pela Faculdade de Campinas (FACAMP), mestre em Economia Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) com a tese: A economia brasileira perante a crise internacional de 2008. Atualmente é Coordenador de Ações de Controle Interno da Secretaria de Gestão e Controle da Prefeitura de Campinas. Trabalhou na coordenadoria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de São Paulo; e na Gerencia de Estudos Econômicos da SPurbanismo para elaboração do Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Na Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) trabalhou no desenvolvimento do Plano SP2040.
Tadeu Saravalli
Advogado com atuação em Direito Público desde o ano 2000 com o objetivo de conectar os conhecimentos jurídicos na busca de soluções inteligentes nas áreas de gestão estratégica, modernização, desenvolvimento e sustentabilidade. Tem experiência na Administração Pública Municipal (Bauru e Birigui) e Estadual (Secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Paulo). Possui Master em Liderança e Gestão Púbica pelo Singularidades-CLP com módulo internacional na Harvard Kennedy School of Government, Mestrando em Ciências Sociais pela UNESP e Pós-Graduado em Direito Público pela Escola de Direito de São Paulo da FGV (GVlaw). É membro da Comissão Estadual de Direito Digital da OAB-SP.
Marina Schulman
Marina Schulman é arquiteta e urbanista formada pela PUC-PR (2017) e mestre em Design Urbano pela Universidade de British Columbia (2019), no Canadá. Além de colaborar com o Instituto Jaime Lerner, é arquiteta da equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados. Sua participação nesta Trilha de Conhecimento faz parte das ações pedagógicas do Instituto Jaime Lerner, que tem por objetivo primeiro despertar uma consciência positiva e estimular uma visão inovadora sobre o potencial transformador das cidades, apoiadas no legado do arquiteto e gestor Jaime Lerner. Contribuir com parte desse saber acumulado nesta Jornada de Planos de Governo Municipais, capitaneada pela Comunitas, contou com o esforço conjunto das arquitetas Ariadne Daher e Marina Schulman, com apoio do economista urbano Alberto M. R. Paranhos, em uma autoria compartilhada com a arquiteta Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme.
Thiago Simão
Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC). Pós-graduado em Ciências Criminais pelo Centro Universitário de Araras (UNAR). Pós-graduado em Liderança e Gestão Pública no Centro de Liderança Pública (CLP), com módulo internacional realizado na The John F. Kennedy School of Government at Harvard University. Pós-graduado em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Pós-graduando em Direito Administrativo e Constitucional pela Escola Paulista de Direito (EP). Advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo. Procurador Geral da Prefeitura Municipal de Itirapina-SP (2013-2017). Coordenador e Assessor Executivo da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (2017-2018) Secretário Parlamentar na Câmara dos Deputados, em Chefia de Gabinete do Deputado Geninho Zuliani (DEM-SP)
Alexandre Simões
Administrador, com formação em coaching de equipes, especialização em gestão pública, empreendedor e sócio fundador da MAiS. Com 17 anos atuando no mercado de consultoria de estratégia, gestão e estrutura das organizações tem atuação em mais de 50 projetos de consultoria em organizações públicas e privadas de grande porte, com foco em planejamento estratégico, implantação da gestão estratégica, gestão estratégica da inovação e gerenciamento de receitas e despesas. No Movimento de empresa Júnior atuou em projetos para formulação de plano de negócios e presidiu a Federação de Empresas Juniores do Rio de Janeiro.
Marília Melo
Engenheira Civil com ênfase em Saneamento e Mestre em Meio Ambiente, Saneamento e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-Graduada em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral e Doutora em Engenharia Civil com ênfase em Recursos Hídricos e Saneamento pela COPPE – UFRJ. Docente e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos na Universidade Vale do Rio Verde – UninCor. Atualmente é Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – IGAM. Foi Diretora de Monitoramento e Fiscalização Ambiental do IGAM, Secretária de Estado Adjunta e Subsecretária de Fiscalização Ambiental na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais ( SEMAD).
Elizabeth Jucá
Elizabeth Jucá é Secretária de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), economista por formação, especialista em finanças e master em Liderança e Gestão pelo CLP (Centro de Liderança Pública), com passagem pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. É professora das Faculdades Integradas Viana Junior e servidora pública da Prefeitura de Juiz de Fora. Durante sua carreira atuou como Secretária Municipal de Saúde, Secretária de Planejamento e Controladora Geral do Município. Desde 2019 coordena as políticas sociais a cargo do Governo de Minas, dentre elas o Sistema Único de Assitência Social, programas de Trabalho e Emprego e Direitos Humanos.
Januário Montone
Consultor na área de Saúde, fundador da Monitor Saúde, consultor da FIPE – Fundação Instituto de Pesquisa Econômica, ex- Presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ex-Secretário Municipal de Saúde de São Paulo, autor de “Planos de Saúde, passado e futuro”.
Vivian Satiro
É líder MLG da turma 6 (2019-2021). Mestre em Gestão de Políticas e Organizações Públicas pela UNIFESP, Gestora de Políticas Públicas pela USP, Gerente de Cidades pela FAAP, com formação em Gestão de Projetos pela FIA/USP. Possui mais de 10 anos de atuação no setor público, tendo passado pelos Poderes Executivo e Legislativo. Atestada experiência em gestão de times, processos e informações; análise de dados e comunicação institucional e de políticas públicas; planejamento estratégico e gerenciamento de projetos; e transições de Governo. Foi Conselheira Fiscal da Companhia Paulista de Obras e Serviços (2016-2019) e da Companhia Docas de São Sebastião (2018-2019); consultora social do IGESC/FIA (2019); mentora da Vetor Brasil (2019) e Responsável, entre 2015 e 2018, pela Coordenadoria de Informações do Governo do Estado de São Paulo. Atualmente é Secretária-Adjunta da Secretaria Municipal de Licenciamento de São Paulo; mentora do Plano de Menina e uma das apresentadoras do podcast semanal, sobre política e gestão pública, Beneditas.
Michael Guedes
É pai da Maria e do Samuel, consultor, jornalista e professor universitário. É especialista em “Master em Liderança e Gestão Pública”, pelo CLP/SP, certificado como “Leadership and Management for Brazil’s PublicSector Leaders”, pela Harvard Kennedy School/EUA, e formado no “Curso Superior de Dirección Pública Local para Gestores Iberoamericanos”, pela Ebrópolis y Ayuntamiento de Zaragoza/Espanha. Foi secretário de Comunicação Pública da Prefeitura de Juiz de Fora por quase sete anos. Tem experiência em Jornalismo, Publicidade e Marketing Político, atuando principalmente com comunicação pública, engajamento e aproximação com o cidadão, gestão de crise, gerenciamento de redes sociais, assessoria de imprensa e produção publicitária. Coordena campanhas eleitorais há mais de 20 anos.
Ana Cristina Wollmann Zornig Jayme
Arquiteta e Urbanista, mestranda em Governança e Sustentabilidade no ISAE/ FGV, especialista em gestão estratégica e de projetos pela FGV e Pós-graduada no Master em Liderança e Gestão Publica – MLG do CLP – Liderança Pública com módulo internacional na Harvard Kennedy School. Experiência no desenvolvimento e coordenação de programas e projetos em diversas áreas do setor público – planejamento urbano, desenvolvimento e acompanhamento gerencial de projetos estratégicos multisetoriais em áreas urbanas com participação comunitária, elaboração de projetos para captação de recursos e cooperações técnicas com organismos nacionais e internacionais, elaboração de planos de investimentos para orçamento municipal, identificação de oportunidades para PPPs e novos modelos de negócio, gestão estratégica de portfólio de programas e projetos, planejamento estratégico de longo prazo, elaboração de programa para redução de emissão dos gases de efeito estufa e desenvolvimento de resiliência. Ocupou várias posições executivas e diretivas e participou como membro de vários conselhos de políticas públicas. Atualmente é Assessora de Investimento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC. Integrou o Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades/ Desenvolvimento Regional e atua na Rede Mulheres em Movimento constituída por líderes em diferentes áreas de mobilidade, energia e meio ambiente, tanto do setor público quanto do privado, para levar o poder feminino à agenda de transporte, energia e sustentabilidade, na rede de líderes do CLP e no Fórum de Economia Verde e Inovação do C40 Cities.
Eduardo Pazinato
Advogado. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenador do Núcleo de Segurança Cidadã, Professor e Idealizador do 1º Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Municipal 100% EAD da Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA). Associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e do Instituto Brasileiro de Segurança e Justiça (IBRASJUS). Autor de artigos em revistas e periódicos no Brasil e no exterior e de livros técnicos especializados. Foi Coordenador Executivo do Memorial da Anistia Política do Ministério da Justiça (2008). Secretário Adjunto e Titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Cidadania de Canoas/RS (2009-2012), experiência premiada em âmbito nacional e internacional. Consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em 2013 e 2014; do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em 2015 e do Escritório da ONU sobre Drogas e Crimes (UNODC), desde 2016. Foi, ainda, Conselheiro Nacional de Segurança Pública (CONASP), Conselheiro de Administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e Conselheiro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (CDES/RS), em 2013 e 2014. Coordenador do Centro de Inovação e Governança em Políticas Públicas da Faculdade Meridional – IMED (FUTUREGOV), em 2019 e 2020.

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