PT | EN | ES

Confira as respostas da nossa
rede para os desafios do ODS
Erradicação da pobreza

Navegue por informações
qualificadas, boas práticas
e aprendizados sobre o tema.

Para selecionar
outros ODS,
Clique aqui

Sobre o ODS
Erradicação da pobreza

Este ODS está relacionado a esforços e iniciativas que visam acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

saiba mais

Leia

Nosso blog com artigos, reportagens e conteúdos exclusivos sobre o tema, produzidos por quem entende do assunto.

Combate à pobreza, Transparência e Combate à Corrupção

Desigualdade nas capitais brasileiras

O Mapa da Desigualdade entre as capitais levantou e comparou dados e indicadores relacionados a temas fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida das pessoas de 26 capitais do país.
27.03.24 Redação
Parcerias Público-Privadas

Comunitas promove campanha para identificar boas práticas de PPPs de impacto social no Brasil

A iniciativa visa selecionar projetos de sucesso de contratualização em municípios do Brasil para compor a próxima publicação do Mapa da Contratualização.
01.02.24 Redação
Combate à pobreza

Justiça social: Ideias inspiradoras em 2023

A busca por justiça social está no horizonte de todos aqueles que trabalham influenciando, desenvolvendo ou aplicando políticas públicas que estão presentes no dia a dia da população. Sociedades que se apoiam em valores como...
26.12.23 Redação
Combate à pobreza, Emprego e renda

Geração de emprego e renda no Brasil com iniciativas de sucesso

Entenda mais sobre o atual panorama brasileiro em geração de emprego e renda, e conheça iniciativas que deram certo de governos nacionais e internacionais na temática
22.12.23 Redação
Combate à pobreza, Planejamento Urbano

Conteúdos sobre iniciativas e políticas públicas para a redução das desigualdades

Separamos alguns conteúdos com práticas inovadoras de inclusão social com o objetivo de trazer um panorama abrangente na luta contra a desigualdade.
30.11.23 Redação
Educação

5 boas práticas de inclusão social no Brasil e no mundo

Com a assinatura da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948, a temática da igualdade social passou a ganhar mais espaço no debate público - e a inclusão tornou-se mais relevante.
13.12.22 Redação
Combate à pobreza, Meio ambiente e Sustentabilidade

Giro da Rede Juntos

O Giro do Conhecimento é uma iniciativa semanal da Comunitas que visa compartilhar conteúdos sobre temas relevantes para nossa rede e tendências da gestão pública no Brasil e no mundo.
25.07.22 Redação
Combate à pobreza

Precisamos falar sobre a fome: Como podemos ser capazes de reverter essa situação?

Mais do que nunca, a insegurança alimentar e a fome são problemas mundiais amplificados pela escalada inflacionária global
18.07.22 Regina Esteves
Combate à pobreza

Fome, pobreza e os reflexos para 2022

Múltiplos fatores pressionam a população mais vulnerável. Em 2022, vale pensar em como mobilizar a sociedade civil para o país superar a pobreza crônica
18.07.22 Regina Esteves
Combate à pobreza, Modernização da Administração

Como a utilização de indicadores pode contribuir com as políticas de superação da pobreza?

A máxima do Professor Peter Drucker (1998): "se você não pode medir, não pode gerenciar", presente na maior parte dos manuais de Administração e repetida como mantra em diversas organizações, ainda não encontra eco na...
18.07.22 Vivian Satiro
Combate à pobreza

Desigualdade social em tempos de pandemia

O Brasil ocupa um dos piores lugares em rankings mundiais de aprendizagem e, na pandemia, desmantelou um remédio contra o abismo social: a educação
18.07.22 Regina Esteves

ODS 1
Erradicação
da pobreza

Navegue por informações
qualificadas, boas práticas
e aprendizados sobre o tema.

Esse é o primeiro de 17 artigos da mais nova série da Rede Juntos:
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Acompanhe a série
completa para ter um panorama internacional, nacional e conhecer
boas práticas relacionadas a cada um dos ODS.

O primeiro ODS visa a erradicação de todo tipo de pobreza em todo lugar e é medido pelas seguintes metas:

– Reduzir pela metade o número de pessoas vivendo na pobreza em cada país;
– Erradicar a pobreza extrema no mundo todo – pessoas que vivem com menos de $1,90 por dia;
– Aumentar a proteção às camadas mais vulneráveis com serviços acessíveis e/ou auxílio financeiro;
– Garantir igualdade de oportunidade à ascensão socioeconômica;
– Mitigar o risco dos mais pobres a acidentes climáticos e desastres naturais;
– Mobilização de recursos para que países em desenvolvimento tenham capacidade de mitigar a pobreza em seus territórios;
– Fazer políticas de nível regional, nacional e internacional que apoie o investimento acelerado no combate à pobreza levando em conta também questões de gênero e outras desigualdades.

Embora a renda seja o principal parâmetro para avaliar esse ODS, alguns outros também podem ser considerados, como a fome ou falta de acesso à água potável.

Ainda que o número de pessoas vivendo em extrema pobreza tenha diminuído de 35% da população mundial em 1990 para 10% em 2022 – dados divulgados pela ONU em números brutos, esse dado não é tão otimista assim, afinal de contas, a população foi de 5 para quase 8 bilhões nesse meio tempo. De acordo com o Banco Mundial em 2020, 17% das crianças no mundo vivem em situação de extrema pobreza. Junto aos adultos, somam mais de meio bilhão de pessoas nessa situação. Sem contar os impactos sócio-econômicos da pandemia cuja dimensão ainda é difícil estimar, mas que especialistas da ONU estimam ter contribuído para retroceder o equivalente a quatro anos na batalha contra a pobreza, guerras entre nações e guerras civis impedem o avanço do ODS 1 em diversas partes do mundo.

Alguns países lidam com muito mais pobreza do que outros. Em um extremo, Sudão do Sul: 82% da população vivendo em extrema pobreza. No outro, Islândia: menos de 1%. Essa discrepância faz com que as ações necessárias em cada nação para erradicar a pobreza e bater suas respectivas metas sejam muito diferentes e precisem de atenção internacional diferente. Instabilidade política, processos recentes de independência, atuação periférica e concentrada no mercado de bens de consumo primários são características que acompanham altas taxas de pobreza ao redor do mundo.

O Brasil, com 5% da população em extrema pobreza – dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2019 – estatísticas melhores do que as mundiais, recebe as cores amarela e laranja, respectivamente, para as duas sub métricas do ODS 1: renda abaixo de R$9,80 por dia (pobreza extrema) e abaixo de R$16,50 por dia (pobreza). As previsões do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) são de que até o fim de 2022 a pobreza extrema no país tenha caído para 4,1%, tendência oposta às previsões mundiais.

Ações constantes, sob diversas abordagens e em concerto entre diferentes atores na escala local e internacional, nos âmbitos públicos e privados, federais, estaduais e municipais, são necessárias para que as metas do ODS-1 sejam batidas até 2030. Confira abaixo iniciativas nacionais e internacionais que contribuíram/contribuem para a erradicação da pobreza.

Boas práticas

Em Florianópolis (SC) o Banco Comunitário de Frei Damião utilizou moedas sociais como meio de apoio às famílias locais no início de 2020. Após a pandemia, muitos ficaram com fonte de renda reduzida ou suspensa, afetando o acesso a recursos básicos cotidianos. As moedas sociais podiam ser utilizadas através de um aplicativo específico ou do CPF, servindo apenas para a compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza nos comércios da comunidade Frei Damião. Leia mais aqui.

Em Stockton, Califórnia, foi implementado em 2018 o programa Universal Basic Income (Renda Básica Universal). A ideia do programa é promover segurança para a camada da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica extrema, fornecendo $500,00 ao mês para algumas centenas de residentes. Diversos empresários apoiaram o programa, incluindo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. Leia mais aqui.

 


Referências:

  • SDG 1 Indicators, SGD Counting, 2016.
  • End poverty in all its forms everywhere, United Nations, s.d.
  • Poverty Rate by Country 2022, World Population Review, 2022.
  • Poverty headcount ratio at $1.90 a day (2011 PPP) (% of population), The World Bank, 2021.
  • Rankings, Sustainable Development Report, 2021.
  • Goal 1: End poverty in all its forms everywhere, Sustainable Development Goals, s.d.
  • Brasil deve encerrar 2022 com índices de extrema pobreza em queda, Agência Brasil, 2022.
  • Com fomento à economia local, moradores recuperam esperança, Nações Unidas Brasil, 2022.
  • A city is giving its poorest residents $500 a month — no strings attached, Business Insider, 2018.
  • 1 in 6 children lives in extreme poverty, World Bank-UNICEF analysis shows, The World Bank, 2020.