PT | EN | ES

Comunitas promove campanha para identificar boas práticas de PPPs de impacto social no Brasil

Publicado em: 01.02.24 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min
Voltar ao topo

A Comunitas acaba de lançar uma campanha para identificar projetos municipais bem sucedidos de parcerias público-privadas de impacto social. A ideia é que as melhores práticas identificadas ganhem reconhecimento nacional em uma publicação da organização, que visa apresentar desafios, estratégias e resultados das parcerias para inspirar outros governos a implementarem experiências semelhantes em seus territórios.

 

Programa Cidade Saneada (PE) é o maior caso de PPP do país na área de universalização do saneamento básico. Firmado em 2013 entre a BRK Ambiental e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já foram investidos mais de R$2.1 bilhões na expansão do esgotamento sanitário da Região Metropolitana do Recife e da cidade pernambucana de Goiana.

Serão selecionadas 15 experiências na área de parcerias e concessões para comporem uma publicação que terá abrangência nacional. Caso o projeto não seja selecionado para compor a publicação, ele poderá ser divulgado na plataforma Rede Juntos em formato de conteúdo de Boas Práticas.  Para a seleção dos cases, serão levados em consideração aspectos como: impacto dos projetos, representatividade, inovação, diversidade, resultado e potencial de replicabilidade.

Além de PPPs, serão aceitas outras modelagens de contrato, como prestação de serviço, concessão comum, contrato de gestão com Organizações Sociais e etc,  proporcionando uma visão abrangente das práticas bem-sucedidas no contexto de contratualização de serviços públicos. 

Como enviar uma boa prática?

Para participar da campanha, o gestor público deverá relatar sua experiência na área de parcerias público-privadas de impacto social por meio do preenchimento do formulário, disponibilizado neste link.  

Por meio do questionário, será possível detalhar os aspectos do projeto, como a data em que a parceria foi firmada, a entidade escolhida e os desafios que motivaram a parceria. Também será possível avaliar os impactos positivos na sociedade e de que forma o processo foi inovador.

Fortalecimento das parcerias público-privadas

Visando estimular práticas que gerem maior eficiência na gestão pública, a Comunitas, por meio do Mapa da Contratualização, vem atuando para apoiar governos a implementarem parcerias público-privadas de impacto social.  Em 2021, foi lançada uma publicação que buscou mapear e conceitualizar o que são as contratualizações. Em 2023, foi lançada uma publicação com o objetivo de auxiliar agentes públicos no processo de implementação de parcerias público-privadas e concessões.

Além das publicações, o projeto do Mapa de Contratualização traz outros produtos, tal qual uma base de dados dinâmica com mais de 7 mil contratos analisados e uma trilha de conhecimento. Todos os conteúdos estão disponíveis em uma plataforma on-line exclusiva para a temática.

Conhece algum gestor público que tenha atuado em projetos de PPPs? Compartilhe esse conteúdo com ele!

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.