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Atendimento ao Cidadão, Ciência e Tecnologia
O papel das Techs na inovação da gestão pública
Neste novo texto, vamos explorar os potenciais dessas parcerias, os desafios que ainda precisam ser superados e, principalmente, como gestores públicos podem liderar a criação de ecossistemas de tecnologia em governos que beneficiem o cidadão. Tudo isso para uma gestão pública mais conectada, eficiente e preparada para os desafios contemporâneos.
01.07.25
Redação

Atendimento ao Cidadão, Diversidade e Inclusão Social, Educação
Políticas públicas para a inclusão de pessoas com deficiência
Iniciativas existentes nos governos que apoiam ou criam condições para a inclusão de pessoas com deficiência (PCD).
09.06.25
Centro de Liderança Pública
Atendimento ao Cidadão, Diversidade e Inclusão Social, Parcerias Público-Privadas
Parcerias que Transformam: Quando o impacto mensurável se torna legado coletivo
Contratualizações bem desenhadas e orientadas por metas claras podem transformar políticas públicas em ações com impacto real e valor social.
06.06.25
Redação
Atendimento ao Cidadão, Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração
Os desafios enfrentados pelos governos brasileiros para se tornarem digitais em escala subnacional
O último texto da série Futuro Digital explorou os primeiros passos para iniciar a transformação digital na administração pública. Como apresentado, esse processo não é simples e requer um planejamento estratégico e aprofundado. Diante disso,...
30.04.25
Redação
Atendimento ao Cidadão, Modernização da Administração, Parcerias Público-Privadas
Transformação digital nos governos: Como começar?
As transformações digitais em governos seguem sendo uma meta. A gestão pública está cada vez mais interessada em promover medidas que transformem um governo tradicional em governo digital. Porém, esse objetivo vem também com seus...
25.03.25
Redação
Atendimento ao Cidadão, Desenvolvimento econômico, Meio ambiente e Sustentabilidade, Modernização da Administração
Licenciamento Ambiental Digital: Vantagens e Oportunidades
A transformação digital tem sido um objetivo da administração pública brasileira nos últimos anos. As ações governamentais vêm se modernizando para tornar a interação com o usuário mais eficiente. Esse avanço passa por todas as...
07.03.25
Redação

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada
Como institucionalizar políticas públicas? E qual o papel da liderança?
O artigo discute a importância da construção de um legado na gestão pública, abordando a continuidade das políticas públicas além dos ciclos políticos e eleitorais. A reflexão central gira em torno da questão: um projeto pode seguir sozinho mesmo sem o gestor que o iniciou?
28.02.25
Centro de Liderança Pública

Atendimento ao Cidadão, Ciência e Tecnologia
2025: O governo será reinventado
Governos devem entregar resultados, garantir segurança e impulsionar o desenvolvimento, com soluções ágeis e baseadas em evidências para enfrentar desafios.
03.02.25
Regina Esteves

Atendimento ao Cidadão, Gestão de Pessoas, Governança Compartilhada, Modernização da Administração
Governança Corporativa e Gestão Pública VII: Equidade e sociedade civil organizada
Existem mecanismos fundamentais na gestão pública que viabilizam a Equidade na participação da sociedade civil organizada, como parcerias com terceiro setor e fortalecimento dos conselhos municipais. Governança é exatamente esta capacidade da Gestão de trazer os mais diversos atores para definição da agenda, elaboração e implementação de soluções
10.05.24
Marcos Antonio Rehder Batista

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração
Governança Corporativa e Gestão Pública VI – Equidade e parcerias
Para que os bens e serviços públicos possam promover o bem-estar dos cidadãos, o poder público estabelece parcerias com empresas e outras lideranças políticas que respectivamente, buscam lucro honesto e fortalecimento político.
16.04.24
Marcos Antonio Rehder Batista

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração
Governança Corporativa e Gestão Pública V – Equidade e cidadania
Aposentados, empresários, funcionários, estudantes e todos os papéis que exercemos partem da cidadania individual plena como pré-requisito, que em si possui demandas específicas para a Governança Pública.
03.04.24
Marcos Antonio Rehder Batista

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração
Governança Corporativa e Gestão Pública IV – Equidade como princípio
O princípio da Equidade na Governança Pública consiste, sobretudo, no desafio de promover condições proporcionais para garantir acesso a todos tanto aos processos decisórios quanto aos serviços equipamentos públicos, que são de todos, levando em consideração que existem várias formas de desigualdade.
18.03.24
Marcos Antonio Rehder Batista

Atendimento ao Cidadão, Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração, Transparência e Combate à Corrupção
Eleições 2024: A regulamentação da IA pelo TSE
O TSE regulamentou 12 resoluções para as eleições de 2024, visando combater deep fakes e manipulações de IA. As medidas incluem a proibição de deep fakes, aviso obrigatório sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, restrições ao emprego de robôs e responsabilização das big techs por conteúdos prejudiciais.
01.03.24
Tadeu Luciano Seco Saravalli

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração, Transparência e Combate à Corrupção
Governança Corporativa e Gestão Pública III – Transparência
Através de mecanismos efetivos e compreensíveis de Transparência é possível não apenas engajar os cidadãos e garantir a confiança na legalidade da administração pública, mas também otimizar o bem-estar de todos e o planejamento dos investimentos privados.
01.03.24
Marcos Antonio Rehder Batista
Inspire-se
Uma série de boas práticas relacionadas a esse tema.
Iniciativas testadas, com resultados que provam seu grande potencial de replicabilidade.
Atendimento ao Cidadão, Modernização da Administração
Tudo Fácil
Atendimento ao Cidadão, Gestão de Pessoas
Cultura organizacional no Estado de Minas Gerais
Atendimento ao Cidadão, Gestão de Pessoas, Modernização da Administração
Mudança da cultura organizacional no Estado de RS
Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Planejamento Estratégico
Reestruturação Organizacional do Estado de Minas Gerais
Atendimento ao Cidadão, Planejamento Urbano
Simplificando o licenciamento urbano: o case de Petrolina
Atendimento ao Cidadão, Planejamento Urbano
Pelotas 360º: modernizando o licenciamento urbano com transparência e eficiência
Atendimento ao Cidadão, Diversidade e Inclusão Social, Saúde
Rede Bem Cuidar
Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Diversidade e Inclusão Social, Transparência e Combate à Corrupção
Construindo políticas para jovens: a criação da Coordenadoria da Juventude
Atendimento ao Cidadão, Transparência e Combate à Corrupção
Fortalecendo a Participação Cidadã: A Integração da Prefeitura de Santos com a Plataforma Colab
Atendimento ao Cidadão, Diversidade e Inclusão Social