Conectar
  • Home
  • Nosso propósito
  • Nossa Rede Juntos
  • Blog
  • Boas práticas
  • Formações
  • Publicações
  • Ferramentas
  • Vídeos
  • Podcasts
  • Comunidade
  • Futuro Digital
  • Segurança Pública
  • Mapa da Contratualização
  • Clima e Meio Ambiente
  • Contato
PT | EN | ES
Home / Blog

Você conhece a Atenção Primária à Saúde no SUS?

Publicado em: 13.10.25
Escrito por: Centro de Liderança Pública Tempo de leitura: 12 min Temas: Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Diversidade e Inclusão Social, Saúde
seções: {{cada}}
Voltar ao topo

Você conhece a Atenção Primária à Saúde no SUS?

Você conhece a Atenção Primária à Saúde? Então, vamos falar um pouco sobre Atenção Primária à Saúde (APS). Entenda como ela é definida, quais são suas práticas, seus atributos essenciais e competências. Mas primeiro, vamos para seus conceitos definidos a partir de 1978.

 

Em 1978, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) realizaram a I Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde em Alma-Ata, no Cazaquistão, antiga União Soviética. Lá propuseram um acordo e uma meta entre seus países membros para atingir o maior nível de saúde possível até o ano 2000, através da APS. Essa política internacional ficou conhecida como “Saúde para Todos no Ano 2000”. A Declaração de Alma-Ata, como foi chamado o pacto assinado entre 134 países, no qual definiu-se a APS como:

Cuidados essenciais baseados em métodos de trabalho e tecnologia de natureza prática, cientificamente críveis e socialmente aceitáveis, universalmente acessíveis na comunidade aos indivíduos e às famílias, com a sua total participação e a um custo suportável para as comunidades e para os países, à medida que se desenvolvem num espírito de autonomia e autodeterminação.

 

Os elementos essenciais da Atenção Primária à Saúde

 

Dessa definição emergiram, naquele momento, elementos essenciais da APS: a educação em saúde; o saneamento básico; o programa materno-infantil, incluindo imunização e planejamento familiar; a prevenção de endemias; o tratamento apropriado das doenças e danos mais comuns; a provisão de medicamentos essenciais; a promoção de alimentação saudável e de micronutrientes; e a valorização das práticas complementares. Principalmente, aponta para a saúde como expressão de direito humano. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE/UNICEF, 1979).

 

A APS Renovada (OPAS, 2005), conforme a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), deve constituir a base dos sistemas nacionais de saúde por ser a melhor estratégia para produzir melhorias sustentáveis e maior equidade no estado de saúde da população.

 

Na visão do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS, 2003), a APS é uma estratégia de reorganização do modelo assistencial e não somente um programa limitado de ações em saúde de baixa resolutividade. A Estratégia Saúde da Família foi considerada como “uma estratégia de reorganização do modelo assistencial, tendo como princípios: a família como foco de abordagem, território definido, adscrição de clientela, trabalho em equipe interdisciplinar, corresponsabilização, integralidade, resolutividade, intersetorialidade e estímulo à participação social”. É um processo dinâmico que permite a implementação dos princípios e diretrizes da Atenção Primária, devendo se constituir como ponto fundamental para a organização da rede de atenção, é o (primeiro) contato preferencial com a clientela do SUS.” (CONASS, 2007).

 

Para o Ministério da Saúde, a Atenção Primária à Saúde é o primeiro nível de atenção em saúde e se caracteriza por um conjunto de ações de saúde. No âmbito individual e coletivo, abrangem a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte positivamente na situação de saúde da coletividade.

 

Leia também: Pacto Federativo: A divisão de responsabilidades na gestão pública

 

As funções essenciais e os atributos essenciais e derivados da Atenção Primária à Saúde

 

Os atributos essenciais

 

  • Acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde: acessibilidade e utilização do serviço de saúde como fonte de cuidado a cada novo problema ou novo episódio de um mesmo problema para os quais se procura a saúde;
  • Longitudinalidade: constitui a existência do aporte regular de cuidados pela equipe de saúde e seu uso consistente ao longo do tempo, em um ambiente de ralação mútua de confiança e humanizada entre equipe de saúde, indivíduos e família;
  • Integralidade: significa a prestação pela equipe de saúde de um conjunto de serviços que atendam às necessidades da população adscrita nos campos da promoção, da prevenção, da cura, do cuidado, da reabilitação e da paliação, a responsabilização pela oferta de serviços em outros pontos de atenção à saúde e o reconhecimento adequado dos problemas biológicos, psicológicos e sociais que causam as doenças;
  • Coordenação da atenção: conota a capacidade de garantir a continuidade da atenção, por meio da equipe de saúde, com o reconhecimento dos problemas que requerem seguimento constante e se articula com a função de centro de comunicação das RAS.

Os atributos derivados

 

Temos ainda a presença de outras três características, chamadas atributos derivados, que qualificam as ações dos serviços de APS. São elas:

  • Atenção à saúde centrada na família (orientação familiar): na avaliação das necessidades individuais para a atenção integral, deve-se considerar o contexto familiar e seu potencial de cuidado e, também, de ameaça à saúde, incluindo o uso de ferramentas de abordagem familiar;
  • Orientação comunitária: reconhecimento, por parte do serviço de saúde, das necessidades em saúde da comunidade por meio de dados epidemiológicos e do contato direto com a comunidade; sua relação com ela, assim como o planejamento e a avaliação conjunta dos serviços;
  • Competência cultural: adaptação do provedor (equipe e profissionais de saúde) às características culturais especiais da população para facilitar a relação e a comunicação. (STRARFIELD, 2002).

 

As funções essenciais

 

As funções Essenciais da APS são:

  • Resolutividade: inerente ao nível de atenção primária, significa que ela deve ser capacitada, cognitiva e tecnologicamente, para solucionar mais de 85% dos problemas de sua população;
  • Comunicação: expressa o exercício, pela APS, do papel de centro de comunicação das redes de atenção à saúde, o que significa ter condições de ordenar os fluxos e contrafluxos das pessoas dos produtos e das informações entre diferentes componentes das redes;
  • Responsabilização: manifesta o conhecimento íntimo, nos microterritórios sanitários, da população adstrita, o exercício da gestão de base populacional e a responsabilização econômica e sanitária em relação a essa população adstrita (STRARFIELD, 2002).

 

A APS é desenvolvida com o mais alto grau de descentralização e capilaridade, ocorrendo no local mais próximo da vida das pessoas. Há diversas estratégias governamentais relacionadas, sendo uma delas a Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades de Saúde da Família (USF), por exemplo. Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas USF.

 

Os perfis de oferta e de demanda na Atenção Primária à Saúde

 

A Estratégia Saúde da Família é formada por equipes multiprofissionais de equipe de Saúde da Família (ESF). Ela é composta por, no mínimo: (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal. Cada equipe de Saúde da Família deve ser responsável por no máximo 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas.

 

Recentemente, o Ministério da Saúde laçou a Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde (CaSAPS) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Associação Brasileira de Enfermagem de Família e Comunidade (ABEFACO), Associação Brasileira de Odontologia (ABO) e a Secretaria de Atenção Primária à Saúde.

 

Contendo lista de serviços e ações ofertados pelas equipes de Saúde da Família para que os cidadãos saibam exatamente como funcionam os serviços da atenção primária. Nela, há todos os serviços ofertados ou que deveriam ser oferecidos pelos postos de saúde, clínicas da família, unidades básicas de saúde, equipes de Saúde da Família, equipes de Atenção Primária e outros serviços ligados à APS em todo o país. Acesse a Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

 

A Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento da Nova Pandemia

 

A APS contribui intensificando seu papel já citado acima, trabalhando junto à população na adoção de práticas preventivas individuais e coletivas, atendendo a todos os casos leves de COVID-19. Como o paciente é do território em que a APS está inserida, ela deve coordenar também o cuidado dos casos graves, através da Rede de Atenção à Saúde, pois este paciente, após alta, deverá ser acompanhado pela equipe e, principalmente, mantido na assistência para os demais problemas de saúde.

 

Durante a pandemia, a APS, com suas funções e atributos – acesso, longitudinalidade, integralidade, coordenação do cuidado e derivados, já descritos acima, é de extrema importância para o enfrentamento à Covid-19, sendo, portanto, necessário intensificar cada vez mais a operacionalização dos atributos, sejam eles essenciais ou derivados.

 

A APS em Florianópolis

 

De acordo com o Diretor de Atenção à Saúde de Florianópolis – SC, Tiago Barra Vidal, durante uma videoconferência promovida pela OPAS/Brasil – Experiência da SMS de Florianópolis na resposta à Covid-19, “A APS é a primeira a entrar e a última a sair em um processo como esse”. Em Florianópolis, houve um esforço para manter a APS disponível e acessível, com a exploração de outros recursos tecnológicos, como por exemplo o teleatendimento, que viabiliza a proximidade da APS com as pessoas da comunidade.

 

Enquanto o Gerente de Integração Assistencial, também de Florianópolis, Filipe Perini, ressalta que, o sucesso da APS é justamente o que não aparece nos indicadores: “Ninguém diz os leitos de UTI que a APS evitou, ninguém diz as mortes que ela evitou, justamente porque ela conseguiu detectar os casos de uma maneira rápida, ou precoce, e conseguiu promover processos educativos de mudanças de hábitos, isolamento, distanciamento social, ou até mesmo de higienização”.

 

Lembrando que na grande maioria dos municípios existe somente a Atenção Primária à Saúde. Temos mais de 42 mil postos de saúde espalhados pelo país capazes de atender 90% dos casos de coronavírus. Estudos indicam que a grande maioria dos casos de Covid-19 é mais leve e devem ser atendidos na Atenção Primária. A população deve buscar os serviços quando apresentar os sintomas iniciais do vírus, como febre baixa, tosse, dor de garganta e coriza.

Confira a experiência do estado de Goiás no processo de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde.

 

Teleconsultas na Atenção Primária à Saúde

 

A pandemia de coronavírus evidenciou a necessidade de aplicar inovações tecnológicas que contribuam para a segurança de profissionais e pacientes e aumentem a eficiência dos serviços de saúde. Com isso, o Ministério da Saúde publicou a Portaria nº 467, de 20 de março de 2020, para permitir a interação direta, por meio de ferramenta remota, entre profissionais de saúde e usuários do SUS. Com o objetivo de prevenir e reduzir a propagação da Covid-19. E, manter a segurança do cidadão e dos profissionais de saúde, foi autorizado o uso das tecnologias da informação e comunicação para a realização das teleconsultas.

 

A Telemedicina já é realidade em algumas regiões do país (em processo de expansão), conforme o site do Ministério da Saúde. A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, em parceria com o Hospital Albert Einstein, por meio do PROADI-SUS, disponibiliza ferramenta online para que os profissionais de saúde façam as teleconsultas. Dando assim, continuidade aos cuidados de pacientes com hipertensão e diabetes, entre outras condições, de forma ágil, cômoda e segura. Acesse a plataforma para teleatendimento do TeleSUS.

 

Atualmente, outras ferramentas são usadas na APS por meio de ligações e mensagens via aplicativos instantâneos, como o WhatsApp. Todas as UBSs são compostas por equipes qualificadas e multidisciplinares capazes de realizar o monitoramento e o acompanhamento de doentes crônicos. Além das visitas domiciliares realizadas pelas equipes e, principalmente, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) presentes nos 5.570 municípios brasileiros.

 

Evanilde Fernandes Costa Gomides é graduada em Direito e Pedagogia, e realizou especialização em Inteligência do Futuro: prospectiva, estratégia e políticas públicas na UnB; Direito Sanitário; Saúde Pública e Gestão do SUS/USP. É pós-graduada em Liderança e Gestão Pública (MLG) pelo CLP – Liderança Pública, com módulo internacional na Blavatnik School of Government em Oxford. É funcionária do Ministério da Saúde desde 1984 e possui experiência nas áreas de Políticas Públicas de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Direito Sanitário e Consórcios Públicos de Saúde.



*Esse conteúdo pode não refletir a opinião da Comunitas e foi produzido exclusivamente pelo especialista da Nossa Rede Juntos.

Artigo escrito por: Centro de Liderança Pública
CLP
Organização Suprapartidária
Ver mais artigos
dessa pessoa
O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário! Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Assistência social, Diversidade e Inclusão Social, Saúde

Outubro Rosa e a força da liderança feminina no setor público

Outubro é um mês de conscientização, mas também de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade. O Outubro Rosa nos lembra da importância do autocuidado, da prevenção e da valorização da vida.
17.10.25 Liz Dayane Paludetto Rodrigues
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Engajamento Cívico, Desenvolvimento Verde, Governança Compartilhada

Construindo futuros possíveis: insights da Semana de Inovação 2025

A equipe da Rede Juntos marcou presença na Semana de Inovação 2025, apresentando um painel expositivo sobre o poder do conhecimento em rede — expresso tanto na plataforma Rede Juntos quanto na comunidade de gestores públicos que dela fazem parte. Além de participar de outros painéis em diferentes temas. Confira alguns insights do evento no texto!
03.10.25 Redação
Combate à pobreza, Desenvolvimento econômico, Diversidade e Inclusão Social, Emprego e renda

Inclusão Produtiva: buscando melhores resultados através da transversalidade

Com o objetivo de reduzir a fome e a pobreza, o Brasil criou, em outubro de 2003, por meio da MP no 132 e posteriormente da Lei no 10.836/2004, o Programa Bolsa Família (PBF), que unificou iniciativas como o Cadastro Único, o Auxílio Gás e o Fome Zero.
30.09.25 Centro de Liderança Pública

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.

Conheça Nossa rede

Conecte-se para acessar

Sair

Esqueci minha senha
Quero me cadastrar

Contato

redejuntos@comunitas.org.br

Quer colaborar
com a nossa rede
ou saber mais?

Para compartilhar suas experiências de sucesso, esclarecer alguma dúvida ou obter alguma informação, basta entrar em contato conosco.

    Faça parte da nossa rede de
    Informação para a transformação.

    Assine a newsletter Rede Juntos!

      E TAMBÉM ACOMPANHE
      NOSSO FEED NO INSTAGRAM

      plataformaredejuntos

      Espaço colaborativo de conhecimento em gestão pública para auxiliar e inspirar gestores públicos.

      De um território marcado pela violência a um sí De um território marcado pela violência a um símbolo mundial de transformação social!

A história da Comuna 13, em Medellín, mostra o poder da união entre políticas públicas e participação cidadã.

O que antes era um cenário de medo e exclusão se tornou uma galeria a céu aberto, onde a arte, a cultura e o engajamento comunitário abriram caminhos para o desenvolvimento e a paz.

Essa boa prática é um exemplo inspirador de como investir em cultura, mobilidade e educação pode transformar realidades e fortalecer comunidades inteiras!💜

#UrbanismoSocial #Comuna13 #Medellín #TransformaçãoSocial #SegurançaPública #InovaçãoSocial #RedeJuntos #PolíticasPúblicas #Cultura
      Você sabe o que é inovar no setor público? 🤔 Você sabe o que é inovar no setor público? 🤔

Inovar é muito mais do que usar tecnologia! É encontrar soluções criativas e eficientes para os desafios que as nossas cidades enfrentam todos os dias. E a boa notícia: a inovação não precisa de grandes estruturas ou orçamentos milionários. Ela pode começar em qualquer lugar!

Quer descobrir caminhos práticos para fazer isso acontecer?

Participe do nosso Encontro de Inovação para Gestores Públicos no dia 26/11. Conecte-se com especialistas e outros gestores que estão fazendo a diferença.

Para mais informações e inscrições acesse o link na bio!🔗

#Inovação #GestãoPública #SetorPúblico #RedeJuntos #GestoresPúblicos
      Por trás de cada política que dá certo, de cada Por trás de cada política que dá certo, de cada melhoria percebida na vida das pessoas, existe o trabalho silencioso e comprometido de servidores públicos.

Parabéns a todos os servidores e servidoras que constroem, com seu trabalho, um Brasil mais eficiente, justo e humano. E também o nosso muito obrigado aos servidores que, juntos, colaboram e fazem parte da Plataforma, afinal, somos feito por e para vocês! 👏
      As inscrições para o nosso Encontro de Inovaçã As inscrições para o nosso Encontro de Inovação para Gestores Públicos estão abertas!💡

Prepare-se para uma manhã de debates sobre os desafios do setor e a apresentação de soluções inovadoras que podem transformar a realidade do seu município.

Acesse o link na bio e garanta já a sua vaga!

#Inovação #GestãoPública #RedeJuntos #Comunitas
      Quem lidera e cuida dos outros também precisa cui Quem lidera e cuida dos outros também precisa cuidar de si! 🩷

No mês do Outubro Rosa, nosso bate-papo traz uma reflexão especial sobre prevenção, autocuidado e o papel da mulher na gestão pública.

Para essa conversa inspiradora, convidamos Liz Rodrigues, Diretora de Governança e Relações Internacionais de Londrina-PR e membro da Nossa Rede Juntos, que compartilhou sua experiência e um olhar sensível sobre a importância de cuidar de si para continuar cuidando do próximo.

🎥 Assista ao vídeo completo e inspire-se!

#OutubroRosa #Autocuidado #LiderançaFeminina #RedeJuntos #SaúdeDaMulher #GestãoPública
      Você viu no nosso carrossel os 3 principais apren Você viu no nosso carrossel os 3 principais aprendizados que trouxemos da Semana de Inovação 2025. Mas, na prática, como fazer essa revolução acontecer? 🤔

A resposta não está apenas no “o quê”, mas no “COMO”. E a gente te conta aqui:

➡️ O CIDADÃO NO CENTRO DE TUDO: O foco é criar serviços públicos simples e intuitivos, que resolvem os desafios reais das pessoas. A prioridade é facilitar a vida do cidadão, colocando suas necessidades sempre em primeiro lugar.

➡️ DECISÕES COM INTELIGÊNCIA, NÃO COM ‘ACHISMO’: Usar dados e evidências para entender os desafios e criar soluções que realmente funcionam. É trocar a intuição pela informação para investir tempo e dinheiro público de forma muito mais eficaz.

➡️ JUNTOS SOMOS MAIS FORTES: Nenhum grande desafio se resolve sozinho. O caminho é a colaboração entre prefeituras, governos, sociedade e empresas. Um governo que atua como plataforma, conectando quem mais precisa com quem tem soluções.

➡️ A FORÇA DAS PESSOAS: A tecnologia é uma ferramenta poderosa, mas a verdadeira transformação vem das pessoas. O foco é desenvolver habilidades técnicas e emocionais como empatia, criatividade e colaboração nos servidores públicos, que são os principais agentes da mudança.

No fim das contas, a grande mudança que vimos na Semana de Inovação é de CULTURA. É construir um setor público mais curioso, ágil e humano, que se reinventa todos os dias para servir melhor à sociedade.

Na Rede Juntos, acreditamos que essa transformação é totalmente possível e já está acontecendo em vários cantos do Brasil. Vamos juntos construir esse futuro?

#Inovação #GestãoPública #SemanaDeInovação #RedeJuntos #Liderança #CulturaDeInovação #GovernoDigital
      Siga no Instagram
      Uma Iniciativa:

      Estamos usando cookies para oferecer a melhor experiência em nosso site.
      Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desativá-los nas .

      Rede Juntos
      Powered by  GDPR Cookie Compliance
      Visão geral de privacidade

      Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

      Cookies Estritamente Necessários

      Cookies Estritamente Necessários devem estar habilitados o tempo todo para que possamos salvar suas preferências nas configurações de cookies.

      If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.

      Cookies Analíticos

      Este site utiliza o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.

      Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

      Please enable Strictly Necessary Cookies first so that we can save your preferences!

      Política de Privacidade

      Mais informações sobre a nossa política de privacidade.