PT | EN | ES

Descubra como desenvolver a Educação Pública no seu território

Publicado em: 28.04.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min
Voltar ao topo

Descubra como desenvolver a educação pública no seu território

 

Como pudemos presenciar nos anos de pandemia do coronavírus, a educação pública brasileira sofreu um baque. O fechamento das escolas compulsório e o isolamento social impactaram drasticamente no desenvolvimento da aprendizagem das crianças e adolescentes que encontram-se no período de formação escolar em todo o Brasil. 

 

Com a reabertura das escolas em 2021 e a corrida contra o tempo das Secretarias de Educação municipais e estaduais para recuperar as inevitáveis perdas do sistema educacional, a Rede Juntos separou para você, gestor, uma seleção de conteúdos que podem te auxiliar nesse processo e desenvolver ainda mais a educação pública do seu território. Confira! 

 

Aprenda como melhorar o processo de aprendizagem e alavancar o IDEB através da nossa trilha de conhecimento! Em quatro módulos você irá aprender como é possível inovar na educação pública se inspirando na experiência de Teresina (PI) e ao final ganhará um certificado de conclusão de curso. Inscreva-se

 

Desenvolva as habilidades socioemocionais das crianças transformando-as em protagonistas de suas próprias histórias. Trabalhar questões socioemocionais nos alunos da rede pública é fundamental para ensinar a criança como manter um bom comportamento em sociedade e prepará-la para lidar com os desafios que ela irá encontrar ao longo da vida. Pensando nisso, a cidade de Paraty desenvolveu o programa Sementes, aproximando pais e responsáveis para juntos desenvolverem as habilidades da criança. Não perca tempo e replique a boa prática no seu município também!

 

Inspire-se em um programa com reconhecimento internacional para a educação primária com o Jardín Buen Comienzo. A política pública colombiana tem como finalidade um acompanhamento integral para o desenvolvimento infantil, desde a gestação da criança até os cinco anos de idade. Descubra agora como integrar todas as fases da infância em um único programa!  

 

Melhore os serviços prestados na educação pública através de parcerias público-privadas. Experiências bem-sucedidas na educação pública brasileira deram-se através de PPPs, como o ProUni a nível nacional e a gestão compartilhada de escolas municipais em Porto Alegre. Porém, o desafio de implementar uma parceria na educação é maior do que parece, por isso confira a melhor forma de contratualizar um serviço público com a entrevista do especialista no assunto, Fernando Schuler.  

 

Conheça ferramentas inovadoras para melhorar a educação do seu município através da publicação Ideb: Experiências que funcionam. O livro apresenta informações sobre o Ideb, as principais questões relativas ao sistema de educação brasileiro e estratégias e ferramentas para alavancar os indicadores de rendimento e fluxo ao longo das etapas do ensino básico. Leia!

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.