Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
7 conteúdos em gestão de pessoas para você se inspirar
Foto por krakenimages on Unsplash
A Jornada de Transformação, programa dedicado à gestão de pessoas no setor público, é uma ação da Comunitas que foca exclusivamente em quem faz a máquina pública funcionar de fato: os servidores. Atualmente em curso, o Programa de Transformação é realizado por meio do InovaJuntos, o hub de inovação em gestão pública da Comunitas, e conta com a participação de diversos mentores e especialistas da rede da organização.
Desenvolvido em parceria com a Fundação Lemann, o objetivo do Programa é capacitar líderes e gestores dos seis municípios participantes a buscar soluções inovadoras às diversas dores enfrentadas localmente na área de gestão de pessoas. Além da experiência propriamente oferecida, a Jornada também gera conhecimento e experiências que podem – e devem – ser compartilhados e replicados em outros territórios, tanto do ponto de vista do tema, que promove melhores condições para servidores e consequentemente no serviço público, impactando diretamente na qualidade de vida das pessoas, quanto da metodologia.
Listamos abaixo sete conteúdos, disponíveis na Plataforma da Rede Juntos, que podem inspirar e apoiar municípios nesse âmbito.
Trilhas
Guia para a Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público – Com quatro módulos disponíveis, esta trilha têm ganhado mais conteúdo com a evolução da Jornada de mesmo nome em andamento. A cada fase, o gestor público poderá encontrar ferramentas metodológicas que o auxilie, juntamente com sua equipe técnica, na transformação da gestão de pessoas do seu município.
Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas – Com o objetivo de apresentar o conhecimento extraído a partir das experiências dos Estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, a Jornada tomou forma entre março e junho de 2021. O foco da trilha é demonstrar como estes dois Estados conduziram seus processos de reforma administrativa, com melhoria das políticas de gestão de pessoas. O conteúdo pode inspirar, orientar e ser replicado em outros Estados e Municípios.
Publicação
A publicação sistematiza as experiências realizadas em dois estados brasileiros – a da reforma administrativa, que foi apoiada pela Comunitas no Rio Grande do Sul, e a melhoria na gestão de pessoas, que foi apoiada pela Fundação Lemann em Minas Gerais. As duas experiências serviram de base para um dos mais importantes cases da organização, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas.
Na publicação, é possível entender, no detalhe, o trabalho realizado pela Comunitas junto ao governo gaúcho, por exemplo. O Rio Grande do Sul vinha sofrendo com uma queda do investimento público e buscava aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à sociedade. A parte da reforma, que foi apoiada pela organização, tem previsão de impacto econômico de R$ 6 bilhões ao longo dos próximos 10 anos.
Fala de Especialista
A Reforma Administrativa no Rio Grande do Sul – Felipe Augusto Belle, assessor técnico no Gabinete do Governador Eduardo Leite, relata, em pouco mais de 10 minutos, sua experiência e participação no desenvolvimento do programa Reforma RS, que integrou uma série de ações que o Estado gaúcho adotou para enfrentar a crise fiscal e colocar as contas em dia.
Blog
O tema também é assunto de conteúdos publicados no nosso Blog:
Em 12 ideias de incentivos não-remuneratórios para se inspirar você encontra ideias e sugestões que foram implementadas pelos municípios que participaram da Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas em 2021.
Com proposta mais ampla, 5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público mostra o impacto positivo para os servidores com a implementação de iniciativas inovadoras, como flexibilização do formato de trabalho.
Há também referências a casos de outros países em 4 ideias internacionais de ações que valorizam o servidor público, que podem servir de inspiração para transformações em municípios brasileiros.
Postagens relacionadas
Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU
Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)
Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!