PT | EN | ES

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público

Publicado em: 22.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público

 

Foto: LeonUnsplash
Para que a máquina pública funcione como o esperado pela população das cidades brasileiras é preciso que os líderes e gestores dediquem um tempo para pensar em quem faz acontecer, os servidores públicos. Por isso, em comemoração ao dia do funcionário municipal, e com o objetivo de unir funcionalismo com inovação, os municípios e estados da Rede Juntos compartilharam algumas iniciativas adotadas por eles que obtiveram retornos positivos para as equipes quando implementadas. São elas:

#1 Programas de seleção e desenvolvimento de carreira para servidores públicos

Estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais criaram programas voltados para o desenvolvimento de carreira do funcionário público, sendo eles respectivamente o Qualifica RS e o Transforma Minas. Utilizando metodologias inovadoras, ambos projetos permitem aos funcionários desenvolverem suas carreiras dentro do setor público, bem como a possibilidade de realocação interna de um servidor visando melhor aproveitamento do profissional mediante suas capacidades e motivações profissionais. Além disso, ambos os programas promovem a seleção de lideranças com base na transparência e no mérito, demonstrando o compromisso e respeito com os profissionais que participam do processo seletivo.

#2 Treinamento e capacitação dos servidores públicos

O município de Londrina investe bastante na oportunidade de treinamento e capacitação dos servidores através de cursos de treinamento e capacitação promovidos pela Escola de Governo do município. Além disso, a prefeitura continua promovendo parcerias ativas entre escolas de governos de outros estados e municípios, bem como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A iniciativa tem apresentado resultados positivos visto que no mês de agosto foi atingida a marca de 10.000 certificados emitidos pelos cursos oferecidos.

#3 Melhoria da qualidade do ambiente de trabalho

Sabe-se que quanto maior a organização do ambiente de trabalho, melhor a produtividade do profissional¹. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Londrina dedicou um tempo para reorganizar o espaço físico de trabalho. Além de transformarem todos os documentos físicos em digitais, abrindo espaço para a adição de novos postos de trabalho, a Secretaria aproveitou para dividir os espaços com janelas de vidro ampliando a visibilidade dos funcionários e deixando o espaço mais dinâmico. Como mencionado pela Secretária de Recursos Humanos de Londrina, Juliana Bellusci, “a prefeitura de Londrina preferiu pensar que para toda crise, há uma oportunidade. Por isso, a pandemia nos impulsionou para digitalizar processos que antes eram feitos de forma manual/analógica”.

#4 Pesquisa de clima e escuta ativa

Ainda falando sobre melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a prefeitura de Mogi das Cruzes implantou o programa Voz do Servidor que visa melhorar o clima organizacional da prefeitura bem como escutar as demandas do servidor público em prol de um melhor ambiente de trabalho. A pesquisa, feita em parceria com a instituição Great Place to Work, é realizada de forma digital e a atual gestão não obterá acesso às respostas, deixando o servidor à vontade para responder às perguntas selecionadas.

#5 Regras de jornada de trabalho híbridas e mais flexíveis

Tendo em vista o serviço público municipal no último ano de pandemia da Covid-19, onde os funcionários precisaram se adaptar ao teletrabalho, algumas prefeituras brasileiras vem colhendo os frutos de uma saída rápida para um imprevisto. É o caso da prefeitura de São Paulo, a qual percebeu um aumento na produtividade dos funcionários após a adoção do regime de teletrabalho. Com base nos resultados atingidos nesse período, a prefeitura decidiu por regulamentar o regime de teletrabalho permanente, onde parte dos servidores exercem suas funções de forma remota ao passo que se compromete a realizar seu trabalho sem depender do controle de ponto e do deslocamento da sua casa ao trabalho, melhorando a qualidade de vida e assegurando o comprometimento com a saúde do servidor.
Enfim, maneiras de pensar em valorizar o servidor público e entender que eles são os grandes responsáveis pela mudança na gestão pública não faltam. É necessário apenas utilizar da criatividade para trazer iniciativas inovadoras que são capazes de fazer a diferença!

Quer saber mais sobre e se aprofundar no tema?

Confira aqui alguns materiais que podem te ajudar nessa descoberta.
Referências:
O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.