5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público
Para que a máquina pública funcione como o esperado pela população das cidades brasileiras é preciso que os líderes e gestores dediquem um tempo para pensar em quem faz acontecer, os servidores públicos. Por isso, em comemoração ao dia do funcionário municipal, e com o objetivo de unir funcionalismo com inovação, os municípios e estados da Rede Juntos compartilharam algumas iniciativas adotadas por eles que obtiveram retornos positivos para as equipes quando implementadas. São elas:
#1 Programas de seleção e desenvolvimento de carreira para servidores públicos
Estados como Rio Grande do Sul e Minas Gerais criaram programas voltados para o desenvolvimento de carreira do funcionário público, sendo eles respectivamente o Qualifica RS e o Transforma Minas. Utilizando metodologias inovadoras, ambos projetos permitem aos funcionários desenvolverem suas carreiras dentro do setor público, bem como a possibilidade de realocação interna de um servidor visando melhor aproveitamento do profissional mediante suas capacidades e motivações profissionais. Além disso, ambos os programas promovem a seleção de lideranças com base na transparência e no mérito, demonstrando o compromisso e respeito com os profissionais que participam do processo seletivo.
#2 Treinamento e capacitação dos servidores públicos
O município de Londrina investe bastante na oportunidade de treinamento e capacitação dos servidores através de cursos de treinamento e capacitação promovidos pela Escola de Governo do município. Além disso, a prefeitura continua promovendo parcerias ativas entre escolas de governos de outros estados e municípios, bem como a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). A iniciativa tem apresentado resultados positivos visto que no mês de agosto foi atingida a marca de 10.000 certificados emitidos pelos cursos oferecidos.
#3 Melhoria da qualidade do ambiente de trabalho
Sabe-se que quanto maior a organização do ambiente de trabalho, melhor a produtividade do profissional¹. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos de Londrina dedicou um tempo para reorganizar o espaço físico de trabalho. Além de transformarem todos os documentos físicos em digitais, abrindo espaço para a adição de novos postos de trabalho, a Secretaria aproveitou para dividir os espaços com janelas de vidro ampliando a visibilidade dos funcionários e deixando o espaço mais dinâmico. Como mencionado pela Secretária de Recursos Humanos de Londrina, Juliana Bellusci, “a prefeitura de Londrina preferiu pensar que para toda crise, há uma oportunidade. Por isso, a pandemia nos impulsionou para digitalizar processos que antes eram feitos de forma manual/analógica”.
#4 Pesquisa de clima e escuta ativa
Ainda falando sobre melhoria da qualidade do ambiente de trabalho, a prefeitura de Mogi das Cruzes implantou o programa Voz do Servidor que visa melhorar o clima organizacional da prefeitura bem como escutar as demandas do servidor público em prol de um melhor ambiente de trabalho. A pesquisa, feita em parceria com a instituição Great Place to Work, é realizada de forma digital e a atual gestão não obterá acesso às respostas, deixando o servidor à vontade para responder às perguntas selecionadas.
#5 Regras de jornada de trabalho híbridas e mais flexíveis
Tendo em vista o serviço público municipal no último ano de pandemia da Covid-19, onde os funcionários precisaram se adaptar ao teletrabalho, algumas prefeituras brasileiras vem colhendo os frutos de uma saída rápida para um imprevisto. É o caso da prefeitura de São Paulo, a qual percebeu um aumento na produtividade dos funcionários após a adoção do regime de teletrabalho. Com base nos resultados atingidos nesse período, a prefeitura decidiu por regulamentar o regime de teletrabalho permanente, onde parte dos servidores exercem suas funções de forma remota ao passo que se compromete a realizar seu trabalho sem depender do controle de ponto e do deslocamento da sua casa ao trabalho, melhorando a qualidade de vida e assegurando o comprometimento com a saúde do servidor.
Enfim, maneiras de pensar em valorizar o servidor público e entender que eles são os grandes responsáveis pela mudança na gestão pública não faltam. É necessário apenas utilizar da criatividade para trazer iniciativas inovadoras que são capazes de fazer a diferença!
Quer saber mais sobre e se aprofundar no tema?
Confira aqui alguns materiais que podem te ajudar nessa descoberta.
Referências:
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