PT | EN | ES

4 Ideias Internacionais de Ações que Valorizam o Servidor Público

Publicado em: 22.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 5 min
Voltar ao topo

4 ideias internacionais de ações que valorizam o servidor público

 

Foto por Greg Rosenke|Unsplash

Para agradecer e celebrar o trabalho que os servidores públicos exercem incansavelmente todos os dias, é comemorado o dia do servidor. No Brasil, ele acontece todos os anos no dia 28 de outubro. Porém, como já mostramos nas iniciativas de valorização do servidor público anteriores de Londrina e Canoas, cada cidade no Brasil tem o seu jeito de reconhecer uma peça tão fundamental da gestão pública. Pensando nisso, a Rede Juntos buscou referências internacionais e trouxe um compilado de iniciativas que podem ajudar prefeituras aqui do Brasil a se inspirarem e quem sabe replicar uma iniciativa inédita.

#1 Concursos de ideias

A Prefeitura de Madri, na Espanha, realizou em 2014, um concurso de ideias com seus servidores para identificar as propostas de melhoria da qualidade e otimização do serviço público oferecido pela cidade. A iniciativa Innovando Juntos, buscou criar um ambiente de trabalho em equipe colaborativo trazendo inovação ao adotar medidas propostas por funcionários na administração, tornando o servidor não apenas responsável pela função que exerce, mas também por aperfeiçoar o serviço prestado pela administração. O concurso acontece em 3 fases, sendo a primeira dedicada à apresentação das ideias, a segunda a transformação da ideia em um projeto específico e a terceira a implementação dos projetos finais. Na última fase, os projetos passam por uma avaliação de critérios como viabilidade de implantação, impacto cidadão, sustentabilidade, criatividade e contribuição na melhoria do serviço público. Além do prêmio final, que é a implantação da ideia vencedora na administração da cidade, os 5 finalistas recebem um diploma de credenciamento. O projeto vencedor foi o de unificação dos cartões de transportes públicos na cidade, onde o mesmo cartão é utilizado para todos os transportes públicos na cidade.

#2 Evento do Reconhecimento do Talento do Servidor Público

Na Colômbia, a Prefeitura de Bogotá promoveu um evento que visava reconhecer o talento do servidor público. O V Gala de Reconhecimento 2020 foi organizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Civil Distrital e realizado no Teatro Jorge Eliécer Gaitán, respeitando todas as medidas sanitárias para combater a pandemia do coronavírus. No evento, também foi realizada a premiação de 310 servidores dentre os quais enquadram-se nas quatro categorias apresentadas: i. reconhecimento do servidor público de carreira administrativa com alta avaliação de desempenho; ii. reconhecimento das iniciativas de inovação pública; iii.  Reconhecimento das iniciativas e ações afirmativas que favoreçam os enfoques do plano de desenvolvimento; e iv. reconhecimento ao servidor da linha de frente da Covid-19. A iniciativa de premiação trouxe para os servidores um reconhecimento do esforço realizado e de dever cumprido.

#3 Show de Talentos

A cidade de Dallas, nos Estados Unidos, separou um período do dia do servidor público para organizar um show de talentos. Nele, além dos servidores poderem apresentar seus shows (dança, música, stand-ups, poesias…) também promoveu uma integração entre servidores de outros departamentos, aproximando os servidores municipais fora do horário de trabalho.

#4 Festival do Aprendizado 

Em 2021, a cidade de Singapura, em Singapura, adotou novos formatos para celebrar o dia do servidor frente às limitações da Covid-19. Dentre uma série de iniciativas como um evento online de abertura do mês do servidor, quiz com premiação em dinheiro e a premiação de transformação do setor público, foi realizado o Festival do Aprendizado. O festival contou com uma série de seminários online promovidos pela administração para desenvolver e capacitar os servidores. Durante 15 dias, foram ministrados mais de 100 encontros dos mais diversos temas disponíveis para todos os profissionais do setor público. A iniciativa faz parte do lema “Emerging Stronger as One Public Server“, que tem como finalidade mostrar a união da administração com os servidores públicos trabalhando como uma só força.Por fim, vale uma dica! Se você acredita que a iniciativa do seu município vale ser compartilhada com o mundo todo, o departamento de Economia e Ciências Sociais da ONU – UNDESA faz anualmente uma premiação para iniciativas de valorização do servidor público como forma de realçar os impactos positivos na administração gerados pela iniciativa. Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.

Referência:

City celebrates Public Service Recognition Week, Dallas City News, 2021.Emerging stronger as One Public Service, Public Service Week 2021, 2021.Innovando Juntos, Oficina de Innovación Social, Madrid, 2021.UN Public Service Day & Awards, United Nations Department of Economics and Social Affairs – Public Institutions, 2021.V Gala de Reconocimiento 2020, Departamento Administrativo del Servicio Civil Distrital, Bogotá, 2020.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.