Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Prefeitos brasileiros abordam curso oferecido pela Comunitas em NY
Na entrevista dessa semana, os próprios prefeitos comentam como foi a experiência. Confira:
#1 Quais habilidades você considera importante para uma boa gestão governamental? E qual a importância da ida à Columbia para fortalecer essas habilidades?
Em Columbia nós pudemos trabalhar componentes da liderança, ouvir palestras que reforçaram essa ideia de que o governo precisa, cada vez mais, estabelecer redes para se comunicar. É preciso agregar parceiros externos ao governo tais como entes privados, segmentos da sociedade civil e do terceiro setor. A gente teve palestra de professores que já participaram de governos nos Estados Unidos, governos de sucesso. Outra vantagem foi o fato de estarmos juntos, vários prefeitos de cidades diferentes, com realidades diferentes, mas também com alguns desafios comuns. O fato de podermos trocar, compartilhar experiência fortaleceu os nossos laços.
#2 A experiência obtida em Columbia te deu um novo olhar sob seu papel como liderança pública e como melhorar a administração?
Raquel Lyra, prefeita de Caruaru (PE) | Essa semana na Universidade de Columbia foi muito rica, ao encontrar vários prefeitos e empresários engajados na transformação da sociedade. A gente pôde perceber que, seja em Caruaru ou Nova Iorque, temos problemas semelhantes na atualidade. Por exemplo, a destinação de resíduos sólidos, a gestão da água. Mais que essa zeladoria, no dia a dia da prefeitura a gente vê que o grande desafio dos governos atuais é conseguir inovar e renovar a forma de fazer a gestão pública. E isso parece “remar contra a maré”, porque está todo mundo acostumado às coisas serem como são, mas é muito bom estarmos aqui nos abrindo para novas ideias, novos parceiros, em busca de ideias para transformar para melhor a nossa cidade.
#3 Qual a importância de estudar, efetivamente, a gestão pública?
Nessa linha, a experiência do curso na Universidade de Columbia foi muito gratificante.Trata-se de um centro de excelência em ensino e pesquisa reconhecido em todo o mundo e aprendemos com professores qualificados e com uma ampla bagagem de experiências relativas à gestão pública. E houve também uma rica troca de experiências entre os gestores presentes.
#4 O cargo de prefeito vem junto com diferentes e grandes desafios. Uma experiência como a realizada em Columbia consegue deixar o gestor público mais preparado para enfrenta-los?
Postagens relacionadas
Projeto Plásticos no Oceano: Desenvolvendo Conscientização e Ação Ambiental
Urbanismo Social com Fernando Chucre
Prestação não estatal de serviços públicos: caminhos da Fundação Bienal do Mercosul
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!