PT | EN | ES

Desenvolvendo alunos da rede pública municipal de Paraty através do atletismo

Publicado em: 13.10.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min
Voltar ao topo

Desenvolvendo alunos da rede pública municipal de Paraty através do atletismo

No dia 9 de novembro, foi comemorado o dia do atletismo. A modalidade, considerada uma das mais antigas do esporte, além de promover a saúde física e mental do indivíduo também auxilia no aprimoramento das capacidades e habilidades motoras que serão utilizadas em outras funções cotidianas. E, quando o esporte é associado ao caráter pedagógico, o atletismo tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento¹.

Um dos cases de sucesso da Comunitas e que está em execução há 5 anos é a Escola de Atletismo de Paraty, município do Programa Juntos. A escola foi criada devido à necessidade de fortalecer o físico, psicológico e emocional dos estudantes municipais, promover a integração com as famílias e comunidade e a proteção contra vulnerabilidades e riscos sociais. Por este motivo, o projeto com a Secretaria de Educação e Esporte de Paraty teve como objetivo fornecer o acesso à prática esportiva, como mecanismo de inclusão social e educação de crianças e adolescentes através de suas várias modalidades e provas.

A Escola, que promove treinos de segunda a quinta-feira na escola do Campinho no contraturno escolar, ou seja, tanto nos período da manhã quanto no período da tarde, também realiza atividades no Campo Central bem como passará a oferecer aulas duas vezes por semana na escola Barra Grande a partir do mês de novembro de 2022.

criancas correndo

Em junho deste ano, ocorreu o festival de atletismo de Paraty, que contou com a participação de 20 escolas da rede municipal, totalizando 600 crianças participantes de brincadeiras e competições. Também foram realizados campeonatos de futebol sub-11 e sub-13, e campeonatos de canoagem e atletismo, que juntos receberam aproximadamente 700 pessoas, entre atletas e familiares. Para o mês de novembro há previsão de um festival de velocidade, envolvendo os estudantes participantes da Escola de Atletismo e da rede municipal.

trofeu de campeonato

O destaque ficou para uma aluna de 15 anos da Escola Municipal Pequenina Calixto, que participou pela primeira vez no Campeonato Brasileiro de Atletismo em Cascavel, no Paraná, em outubro de 2021 e ficou em 7º lugar na colocação geral do campeonato.

A Escola de Atletismo de Paraty é um exemplo claro da importância de trabalhos extracurriculares para a educação infantil, tratando questões para além da saúde do próprio atleta, mas também promovendo a aproximação familiar e o desenvolvimento do convívio social dos cidadãos da cidade.

separador lilás

¹Importância do Atletismo na Educação Física Escolar

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.