PT | EN | ES

Políticas públicas de diversidade cultural no Brasil

Publicado em: 26.05.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

Foto por analuisa gamboa | Unsplash

Anualmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) comemora no dia 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural e Diálogo para o Desenvolvimento. A data tem como objetivo conscientizar governos da importância da identidade cultural de seus povos para o desenvolvimento internacional. Segundo o preâmbulo da Declaração Universal de Diversidade Cultural da UNESCO de 2001:

“A cultura deve ser considerada como um conjunto distinto de elementos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou de um grupo social. Além da arte e da literatura, ela abarca também os estilos de vida, modos de convivência, sistemas de valores, tradições e crenças.”

Pensando em celebrar a data, bem como reconhecer a importância dos valores culturais compartilhados no Brasil, a Rede Juntos buscou algumas políticas públicas que foram planejadas por governos para inspirar e incentivar outros municípios e estados, a fim de promover políticas que reconheçam as diversas faces e perspectivas que nosso país plural apresenta ao passo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Confira a seguir.

Festival Folclórico de Parintins (AM)

Uma das grandes festividades que acontece no norte do país é o Festival de Parintins, no estado do Amazonas. O festival, que este ano acontece nos dias 24 a 26 de junho, tem como propósito celebrar as histórias folclóricas dos bois Caprichoso e Garantido, além de movimentar a economia amazonense, assegurando geração de emprego e renda nos diversos setores mobilizados para organização do evento. Em sua última edição, a qual aconteceu em 2019, a festividade recebeu um público de aproximadamente 60 mil pessoas, e tem como expectativa para este ano uma estimativa de 80 a 90% de lucro para a comunidade de comerciantes e prestadores de serviço da Ilha de Tupinambarana.

Giro Cultura de Fortaleza (CE)

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) organizou em Novembro de 2021, o Giro Cultural de Fortaleza para todos os cidadãos poderem desfrutar de diversas formas de eventos culturais ao redor da cidade. Os eventos foram realizados em diversos pontos da cidade e tiveram entrada gratuita. Dentro da programação oferecida encontram-se espetáculos de humor, apresentações musicais, passeios com música instrumental, piquenique com contos infantis e teatros de bonecos, entre outros.

Semana do Imigrante de São Paulo (SP)

A Prefeitura de São Paulo organizou em 2021, uma programação para comemorar a herança imigrante que compõe grande parte da população da cidade. As atividades ocorreram durante o espaço de uma semana e ofereceu palestras sobre como geração de renda para imigrantes e formalização de negócios e uma feira de artesanato para comercialização de artefatos confeccionados pelos diversos povos imigrantes. A iniciativa foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Semana da Gastronomia Mineira de Belo Horizonte (MG)

Para celebrar a culinária mineira, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Eduardo Frieiro organizou em 2019, uma programação que ocorreu durante um mês na capital do estado, Belo Horizonte. Dentre as atividades oferecidas estiveram a realização de feiras agroecológicas, gastronomia temática em restaurantes, aulas e palestras de capacitação, demonstrações culinárias com intervenções culturais e a entrega de premiações. Estas atividades visavam valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

Festa de São João de Caruaru (PE)

Para celebrar as raízes e tradições nordestinas, a prefeitura de Caruaru no Pernambuco anunciou a volta da Festividade anual de São João com o fim das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. A cidade, que além de movimentar a economia e o turismo da região, buscou neste ano ser mais inclusiva em seu planejamento realizando votações abertas ao público para decisão de shows que serão transmitidos com intérprete de libras, e festas ao estilo matinê. A última edição da festa de São João contou com 2 milhões de visitantes.

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.