Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Habilidades sócio emocionais na educação com Ana Luiza Colagrossi
Confira a entrevista com a especialista:
#1 O que são habilidades socioemocionais?
#2 Por que é tão importante trabalhar a inteligência emocional e as habilidades sociais dos estudantes, além das cognitivas?
#3 Esse aprendizado socioemocional resulta na melhora do desempenho acadêmico dos alunos? Qual o retorno – pessoal, escolar e profissional – os alunos podem obter com esse trabalho?
O ensino das habilidades socioemocionais é uma das estratégias mais significativas disponíveis hoje para promover sucesso estudantil e reformas escolares eficazes. Pesquisas extensas apontam que a aprendizagem socioemocional melhora resultados acadêmicos, ajuda alunos a desenvolver autorregulação, melhora as relações da escola com a comunidade, reduz os conflitos entre alunos, melhora a disciplina da sala de aula, e, finalmente, ajuda jovens a serem mais saudáveis e bem-sucedidos na escola e na vida.
#4 Como internalizar nos professores, gestores educacionais, e nos próprios alunos, a importância de saber a lidar com as próprias emoções?
Todos os conceitos relativos a saber lidar com as próprias emoções são conhecidos. Não é difícil traduzir para um adulto o que são esses aspectos e de que forma eles influenciam as relações, a autoestima etc. Um jeito muito eficaz é elaborar estratégias e dinâmicas em que esses conceitos sejam colocados para os educadores em forma de vivências. A boa notícia é que logo no início do processo o resultado com os alunos é tão rápido e positivo que o engajamento dos professores ocorre naturalmente
#5 Qual a importância do envolvimento da família nesse processo educacional?
A família é peça fundamental, principalmente quando pensamos na educação infantil. É importante que a família valorize a educação. Envolve-los irá potencializar as interações e fortalecer vínculos colaborando para o desenvolvimento saudável da criança.
#6 E para o governo esse aprendizado socioemocional implica em mais gastos com a educação?
O investimento será basicamente na formação do professor. O suporte de material de apoio ao professor é muito pequeno.
#7 O que é necessário para garantir qualidade na educação infantil?
Postagens relacionadas
Comemorações pelo Dia do Servidor Público: iniciativas que valorizam quem faz acontecer
Formação de Lideranças em Gestão Escolar Integrada: o melhor caminho para elevar os indicadores educacionais
Projeto Plásticos no Oceano: Desenvolvendo Conscientização e Ação Ambiental
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!