PT | EN | ES

Confira nossos conteúdos para a semana da saúde!

Publicado em: 06.04.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, nós da Plataforma Rede Juntos resolvemos revisitar alguns de nossos conteúdos e iniciativas relacionadas à área. Temos uma gama de conhecimentos produzidos em temáticas variadas, mas não há questionamentos sobre a importância da Saúde.

 

Consideramos a capacitação de gestores e servidores públicos da pasta imprescindível para prevenir doenças, cuidar e tratar do bem-estar, tanto físico quanto psíquico, de toda uma população. Em virtude disso, disponibilizamos aqui uma oportunidade de aprendizado com cartilhas de gestão e soluções; jornadas e trilhas de conhecimento, matérias em blog e boas práticas visando a replicabilidade de exemplos de sucesso.

 

Consulte nossas publicações

Para se aprofundar, baixe nossas cartilhas informativas e educativas sobre a Saúde Pública. Neste formato de material temos duas abordagens: a de gestão em saúde pública e a de inovação em saúde – que contemplam conceitos e exemplos de como gerir a pasta e implementar soluções inovadoras para desafios na prestação de serviços aos cidadãos.

Inspire-se nas boas práticas e replique o que deu certo!

Agora, se você precisa de exemplos concretos para obter um melhor entendimento sobre a aplicação de técnicas e métodos na gestão de uma secretaria municipal de saúde, também possuímos modelos reais desenvolvidos em outras localidades. O caso que a Comunitas apoiou trata-se do programa Rede Bem Cuidar que – a princípio – foi implementado na cidade de Pelotas e após foi replicado para o estado do Rio Grande do Sul.

Trilhe pelo conhecimento em um curso assíncrono

Tão importante quanto a resolução de problemas pré-existentes, está a capacidade de preparação para lidar com imprevistos. Quer um exemplo recente sobre isso e com impacto mundial? A pandemia do coronavírus.

 

Durante o confinamento, enquanto as autoridades exploravam alternativas para gerenciar a crise, disponibilizamos um panorama contemporâneo da saúde pública em face da COVID-19, sua estrutura, desafios e pontos de atenção daquele momento complicado.

 

A Saúde já era uma das principais preocupações dos brasileiros em todas as pesquisas – mesmo antes da pandemia – e também uma das principais responsabilidades da administração municipal. Dessa forma, convidamos o especialista Januário Montone – que atua há mais de vinte anos como gestor, tendo ocupado o cargo de Secretário Municipal da Saúde em São Paulo entre os anos de 2007 e 2012 – para ser nosso parceiro na construção desse curso.

Ouça nosso podcast

Se você é um usuário adepto a consumir conteúdos por áudio, precisa conhecer nosso podcast “Conversa Pública” no Spotify. Aproveite o trânsito, o banho ou até mesmo o ócio.

 

Gravamos um episódio com o Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite no qual ele aborda sua experiência enquanto prefeito da cidade de Pelotas, onde supervisionou várias iniciativas premiadas de Saúde Pública. Leite discute o uso do planejamento estratégico como ferramenta na formulação de políticas públicas de saúde e no desenho e implementação de parcerias público privadas no setor municipal de saúde.

Conheça a Jornada Líderes da Saúde

Acerca das questões acima elencadas, o gestor deve perguntar-se: “como farei isso na prática?”. Para fomentar o exercício do pensamento e modelar quatro projetos pilotos nas Secretarias Municipais de Saúde, desenvolvemos a Jornada Líderes da Saúde – um programa que está apoiando 4 municípios selecionados, por meio de encontros coletivos, oficinas de acompanhamento individual, tutoriais com mentores, pesquisas de campo, entre outras ações no período de 8 meses.Se interessou? Continue acompanhando os nossos canais para futuras oportunidades!

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.