PT | EN | ES

#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos na Reforma Administrativa

Publicado em: 22.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos na Reforma Administrativa

 

O ano de 2021 foi um ano desafiador para a gestão pública. Diversos novos prefeitos assumiram cargos públicos e precisaram, também, enfrentar o desafio de gerir uma cidade em meio a uma pandemia. E para suprir necessidades de áreas como finanças públicas, legislação do servidor e os novos meios de trabalho remoto, a reforma administrativa foi uma das ações prioritárias para diversos líderes públicos. Sendo assim, inspirados pelas ações de MG e RS, a Comunitas desenvolveu um programa que selecionou 12 equipes de municípios para acompanhar seus processos e buscar trazer soluções inovadoras para o tema de gestão de pessoas na administração pública brasileira. Foram mais de 60 inscritos, em um processo que tinha como critérios a diversidade regional, equidade de gênero, quantidade populacional e diversidade política.
O resultado disso foi um acompanhamento e uma grande produção de conhecimento que contou com a ajuda dos especialistas e colaboradores da nossa Rede para transformar aprendizados em conhecimentos e guiar municípios e estados a promoverem uma reforma administrativa eficiente e sustentável. Abaixo, você pode conferir tudo o que foi realizado no ano, nessa temática.
 

Trilha de Conhecimento:

A trilha de conhecimento Reforma Administrativa: Como melhorar a gestão de pessoas em municípios e estados, traz um conteúdo inédito, extraído da Jornada de Conhecimento organizada pela Comunitas, com as principais iniciativas que estão dominando a gestão de pessoas dentro da administração pública. Além disso, os municípios participantes da Jornada puderam colaborar com a produção dessa trilha através das experiências compartilhadas nos encontros que ocorreram durante o ano. Para saber como modernizar a gestão de pessoas dentro do seu território, confira a trilha aqui
Vale pontuar que a Jornada de Conhecimento está em atualização contínua, buscando trazer os últimos acontecimentos dos municípios que participaram do programa de mentoria. Por isso, sintam-se à vontade para compartilhar os últimos eventos que ocorreram nos municípios referente a reforma administrativa em gestão de pessoas. Para fazer isso, entre em contato com a Comunitas e converse com a nossa Rede sobre o desenvolvimento dos projetos.
 

Publicação:

Para auxiliar o processo de reforma administrativa no seu estado ou município, a Comunitas lançou um Guia Prático para municípios e estados a partir das experiências de reforma administrativa do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Neste guia é possível encontrar todos os detalhes dos processos feitos por ambos estados, bem como algumas dicas e ferramentas de apoio de como prosseguir com a reforma administrativa no seu território. Clique aqui para baixar a publicação.
 

Case Comunitas:

 
Diante o grande sucesso da Jornada de Conhecimento sobre reforma administrativa em gestão de pessoas, a Comunitas transformou esse projeto em um formato de Case, onde além de entender o contexto por trás da Jornada, é possível também conferir os materiais produzidos a partir dela. Também é possível identificar no detalhe os desafios enfrentados por cada município participante e as contribuições e soluções originadas da Jornada para melhoria dos processos da máquina pública. Para acessar, clique aqui.
 

#Fala Especialista:

Além do conteúdo teórico e as mentorias práticas, a Comunitas também contou, em 2021, com diversos especialistas de sua rede para dar palestras, organizar aulas ou participar de eventos com a temática. Fábio Bernardi, especialista em comunicação pública, e do Felipe Belli, assessor técnico do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ambos especialistas estiveram presentes durante a Reforma Administrativa ocorrida no estado do Rio Grande do Sul e trouxeram suas contribuições para a Rede Juntos de como foi participar de um processo tão importante e ao mesmo tempo sensível para a administração. Assista:
 

Blog da Rede Juntos:

 
Além disso, no Blog da Rede Juntos, a Comunitas apresentou outros conteúdos em formatos diversos, a fim de trazer nossos olhares sobre ações de reforma. Confira:

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública IX: Auditoria interna, Responsabilidade e Integridade

A avaliação do quanto a gestão contempla integridade, coerência dos objetivos, estratégias e riscos, transparência, equidade e accountability depende, numa primeira instância, do aprimoramento das regras e normas que orientam o trabalho das auditorias internas, para que esta possa avaliar se tudo está em conformidade com as leis: leis, muito mais que limites, podem ser vistas como orientação sobre como as coisas podem dar certo ou não.
21.06.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração, Planejamento Estratégico, Transparência e Combate à Corrupção

Governança Corporativa e Gestão Pública VIII: Accountability

A conquista da confiança da população por parte dos agentes públicos, no longo prazo, vai muito além da propaganda e de números; está muito ligada ao sentido que este dá a suas ações, às justificativas, à responsabilização sobre bons e maus resultados, inclusive em relação ao cumprimento de compromissos que assume com os demais agentes da esfera pública, que processo que chamamos em Governança de Accountability.
14.06.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Atendimento ao Cidadão, Gestão de Pessoas, Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública VII: Equidade e sociedade civil organizada

Existem mecanismos fundamentais na gestão pública que viabilizam a Equidade na participação da sociedade civil organizada, como parcerias com terceiro setor e fortalecimento dos conselhos municipais. Governança é exatamente esta capacidade da Gestão de trazer os mais diversos atores para definição da agenda, elaboração e implementação de soluções
10.05.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.