PT | EN | ES

Políticas públicas de diversidade cultural no Brasil

Publicado em: 26.05.22 Atualizado em: 30.11.23
Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min Temas: Comunicação e Engajamento Cívico
Voltar ao topo

Foto por analuisa gamboa | Unsplash

Anualmente, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) comemora no dia 21 de maio, o Dia Mundial da Diversidade Cultural e Diálogo para o Desenvolvimento. A data tem como objetivo conscientizar governos da importância da identidade cultural de seus povos para o desenvolvimento internacional. Segundo o preâmbulo da Declaração Universal de Diversidade Cultural da UNESCO de 2001:

“A cultura deve ser considerada como um conjunto distinto de elementos espirituais, materiais, intelectuais e emocionais de uma sociedade ou de um grupo social. Além da arte e da literatura, ela abarca também os estilos de vida, modos de convivência, sistemas de valores, tradições e crenças.”

Pensando em celebrar a data, bem como reconhecer a importância dos valores culturais compartilhados no Brasil, a Rede Juntos buscou algumas políticas públicas que foram planejadas por governos para inspirar e incentivar outros municípios e estados, a fim de promover políticas que reconheçam as diversas faces e perspectivas que nosso país plural apresenta ao passo que contribui para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Confira a seguir.

Festival Folclórico de Parintins (AM)

Uma das grandes festividades que acontece no norte do país é o Festival de Parintins, no estado do Amazonas. O festival, que este ano acontece nos dias 24 a 26 de junho, tem como propósito celebrar as histórias folclóricas dos bois Caprichoso e Garantido, além de movimentar a economia amazonense, assegurando geração de emprego e renda nos diversos setores mobilizados para organização do evento. Em sua última edição, a qual aconteceu em 2019, a festividade recebeu um público de aproximadamente 60 mil pessoas, e tem como expectativa para este ano uma estimativa de 80 a 90% de lucro para a comunidade de comerciantes e prestadores de serviço da Ilha de Tupinambarana.

Giro Cultura de Fortaleza (CE)

A Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) organizou em Novembro de 2021, o Giro Cultural de Fortaleza para todos os cidadãos poderem desfrutar de diversas formas de eventos culturais ao redor da cidade. Os eventos foram realizados em diversos pontos da cidade e tiveram entrada gratuita. Dentro da programação oferecida encontram-se espetáculos de humor, apresentações musicais, passeios com música instrumental, piquenique com contos infantis e teatros de bonecos, entre outros.

Semana do Imigrante de São Paulo (SP)

A Prefeitura de São Paulo organizou em 2021, uma programação para comemorar a herança imigrante que compõe grande parte da população da cidade. As atividades ocorreram durante o espaço de uma semana e ofereceu palestras sobre como geração de renda para imigrantes e formalização de negócios e uma feira de artesanato para comercialização de artefatos confeccionados pelos diversos povos imigrantes. A iniciativa foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Semana da Gastronomia Mineira de Belo Horizonte (MG)

Para celebrar a culinária mineira, a Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Eduardo Frieiro organizou em 2019, uma programação que ocorreu durante um mês na capital do estado, Belo Horizonte. Dentre as atividades oferecidas estiveram a realização de feiras agroecológicas, gastronomia temática em restaurantes, aulas e palestras de capacitação, demonstrações culinárias com intervenções culturais e a entrega de premiações. Estas atividades visavam valorizar e resgatar a história e os valores da gastronomia mineira, contribuindo para explorar o potencial turístico e a geração de renda, fortalecendo também sua identidade.

Festa de São João de Caruaru (PE)

Para celebrar as raízes e tradições nordestinas, a prefeitura de Caruaru no Pernambuco anunciou a volta da Festividade anual de São João com o fim das medidas de isolamento social impostas pela pandemia do coronavírus. A cidade, que além de movimentar a economia e o turismo da região, buscou neste ano ser mais inclusiva em seu planejamento realizando votações abertas ao público para decisão de shows que serão transmitidos com intérprete de libras, e festas ao estilo matinê. A última edição da festa de São João contou com 2 milhões de visitantes.

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Diversidade e Inclusão Social, Saúde

Você conhece a Atenção Primária à Saúde no SUS?

Vamos conhecer um pouco sobre Atenção Primária à Saúde (APS). Entenda como ela é definida, quais são suas práticas, seus atributos essenciais e competências.
13.10.25 Centro de Liderança Pública
Ciência e Tecnologia, Comunicação e Engajamento Cívico, Desenvolvimento Verde, Governança Compartilhada

Construindo futuros possíveis: insights da Semana de Inovação 2025

A equipe da Rede Juntos marcou presença na Semana de Inovação 2025, apresentando um painel expositivo sobre o poder do conhecimento em rede — expresso tanto na plataforma Rede Juntos quanto na comunidade de gestores públicos que dela fazem parte. Além de participar de outros painéis em diferentes temas. Confira alguns insights do evento no texto!
03.10.25 Redação
Comunicação e Engajamento Cívico, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Transparência e Combate à Corrupção

O desafio de ser um líder público em tempos de crise

Liderança pública em tempos de crise. Pode parecer utópico demais pensar que existe ou existiu gestores públicos, que postos diante de tamanhas dificuldades tenham agido motivados pelo interesse público e tenham abstraído totalmente a ideia dos seus próprios interesses. Mas lhes asseguro que eles existiram e estarão sempre guardados em nossa história, como te mostrarei a seguir.
12.09.25 Centro de Liderança Pública

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.

Rede Juntos
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.