PT | EN | ES

Giro da Rede Juntos

Publicado em: 16.09.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 2 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

Giro da Rede Juntos 

Foto por Wirestock | Freepick

O Giro da Rede Juntos desta semana traz conteúdos sobre desenvolvimento urbano sustentável e inovação tecnológica a nível local, ambos temas que contribuem para o progresso dos objetivos de desenvolvimento sustentáveis da ONU (ODS 9, ODS 11). Continue lendo para conferir os destaques.

Caminho para as smart cities: Da gestão tradicional para a cidade inteligente (BID)

Este guia pretende ser um aporte valioso para a literatura mundial sobre gestão urbana inteligente, e busca compartilhar boas práticas de como as cidades podem migrar satisfatoriamente de uma gestão tradicional para uma gestão inteligente. Para ler mais, clique aqui.

A minha cidade está pronta para se tornar uma cidade inteligente? (em inglês, BID)

A América Latina e o Caribe (ALC) é uma das regiões mais urbanizadas do mundo. No entanto, apenas um pequeno número de cidades da região poderia ser considerado como cidades inteligentes. Por isso, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) desenvolveu uma metodologia para identificar o grau de maturidade das cidades da região. Para saber mais sobre a metodologia, entre aqui.

Big data para o desenvolvimento urbano sustentável (BID)

A publicação aborda alguns estudos preliminares do Projeto Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável conduzido pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com o BID, com as cidades de Miraflores (Peru), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), São Paulo (Brasil) e Xalapa (México). Clique para fazer o download.

Inclusão tecnológica para comunidades excluídas (Standford Social Innovation Review Brasil)

Levar operações de tecnologia de ponta para o coração geográfico de comunidades excluídas impulsiona a participação em massa, estimula o avanço econômico de seus membros e, ao mesmo tempo, desafia as regras aceitas a respeito de diversidade, equidade e inclusão. Para saber mais, acesse.

Falhando no governo local: Guia prático (em inglês, Centre for Public Impact)

Uma publicação que ensina através de um programa piloto com duração de 1 ano, como os governos locais devem encarar as falhas que acontecem no governo, bem como entender como as falhas são uma oportunidade para o progresso. Para conferir, entre aqui.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.