PT | EN | ES

Giro da Rede Juntos

Publicado em: 29.08.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

Giro da Rede Juntos 

economia circular

A temática abordada no Giro da Rede Juntos desta semana traz conteúdos voltados para três pilares de desenvolvimento econômico: a economia verde, a economia circular e a economia criativa. O destaque fica por conta do manual de economia circular para gestores públicos, desenvolvido pela Ellen McArthur Foundation. Confira abaixo a curadoria de conteúdos feita pela Rede Juntos.

Rio terá programa para incentivar economia criativa (CMRJ)

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o projeto de lei que cria o Programa de Economia Criativa do Rio de Janeiro. A proposta visa contribuir para o desenvolvimento de práticas sustentáveis e inovadoras, dando maior visibilidade, fomento, atratividade e investimentos à economia carioca. Para ler sobre a iniciativa, acesse aqui.

Projeto Sampa Circular (Ideia Circular)

Foram entrevistados membros da Secretaria de Relações Internacionais do município de São Paulo para falar mais sobre as ações concretas e agenda municipal previstas para implementar a economia circular na cidade, o que são esses compromissos firmados e o cenário implementação da economia circular para a realidade brasileira pós pandemia do COVID-19. Além disso, eles contam como pessoas e empresas podem participar dessas ações circulares. Para conferir a entrevísta na íntegra, clique aqui.

Entregando economia circular: Manual de ferramentas para gestores públicos (em inglês, Ellen McArthur Foundation)

A publicação é manual de ferramentas para formuladores de políticas públicas que buscam transformar ou implementar a economia circular em seu território. Nele, é possível encontrar oito insights, além da aplicação das ferramentas através de um estudo de caso. Para fazer o download, acesse aqui.

Prefeitura trabalha para a criação de um distrito criativo no centro de Rio Grande (Prefeitura de Rio Grande)

Inspirado pelo modelo criativo de distrito C realizado em Porto Alegre com a parceria da agência social de inovação UrbsNova, o município de Rio Grande buscou a empresa para implementar uma iniciativa similar com objetivo de fomentar a economia criativa para trazer desenvolvimento econômico para o município. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse aqui.

Jundiaí conquista nota B por reduzir emissão dos gases de efeito estufa (Prefeitura de Jundiaí)

O município de Jundiaí (SP), conquistou a nota B no Sistema Unificado CDP-ICLEI, plataforma que registra dados de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) em nível subnacional. A pontuação B identifica que o município apresentou o Inventário de Efeito Estufa, e que a cidade desenvolve e implementa uma série de ações visando minimizar os impactos atuais e até os potenciais decorrentes das mudanças climáticas. Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.