Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Boas Práticas
que deram certo e que podem
fazer a diferença no seu território.
Quando a ideia é boa, merece ser compartilhada e multiplicada. Porque o desenvolvimento de um país é uma construção coletiva. Aprendemos e crescemos juntos com nossos desafios e acertos.
Navegue pelo nosso mapa e descubra uma série de iniciativas da esfera pública com resultados significativos e um alto potencial de replicabilidade.
Tem uma boa prática que gostaria de compartilhar?
Envie para nós e contribua para transformar a realidade de outros territórios.
Quero contribuir com ideias transformadoras

Mostrando: 153 Boas Práticas
Parque do Ibirapuera
Cada Jovem Conta
Programa Conviver: Canteiro-Modelo de Conservação
Revisão da Tabela SUS Paulista
Incentivo à Gestão Municipal (IGM) do SUS Paulista
Viva o laranjal - cocriando soluções em prol do lazer e da cultura
O que foi o projeto
O Projeto Viva o Laranjal, realizado em parceria com a Comunitas e a Agência Tellus, teve como objetivo transformar a região do Laranjal em um polo de lazer e cultura acessível durante todo o ano. Empregando a metodologia do design thinking, o projeto identificou desafios e cocriou soluções inovadoras em parceria com órgãos governamentais como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana, a Fundação Faders e outras entidades. Com a reforma do quiosque de serviços e a oferta de atividades como empréstimo de bicicletas, banho assistido para pessoas com mobilidade reduzida e informações turísticas, o projeto promoveu o desenvolvimento sustentável da região, valorizando a natureza local, a tranquilidade para famílias e os laços comunitários.
Impactos do projeto
A iniciativa transformou a região do Laranjal em um destino de lazer e cultura ao longo de todo o ano. Com a implementação de melhorias na infraestrutura e na oferta de serviços inovadores, como o empréstimo de bicicletas e o banho assistido a pessoas com mobilidade reduzida, a cidade viu um aumento expressivo na frequência de turistas e visitantes, promovendo o desenvolvimento econômico local. Além disso, o projeto fortaleceu os laços comunitários e valorizou a natureza única da região, enriquecendo a qualidade de vida dos moradores e consolidando-se como um exemplo de como a cocriação e o design thinking podem impulsionar o desenvolvimento sustentável em áreas urbanas.