PT | EN | ES

7 dicas para melhorar a gestão de pessoas na área da saúde

Publicado em: 01.09.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 7 min
Voltar ao topo

7 dicas para melhorar a gestão de pessoas na área da saúde

Confira uma lista que preparamos com abordagens práticas para fortalecer a gestão de pessoas na área da saúde, inspirados a partir das aprendizagens da Jornada Líderes da Saúde

Crédito da Imagem: Freepik

A gestão de pessoas é um processo essencial para qualquer organização, seja ela pública ou privada. No setor público, em especial na área da saúde, essa importância é ainda maior, pois a qualidade dos serviços prestados à população depende diretamente da qualificação e motivação dos servidores públicos.

A gestão de pessoas na área da saúde é um desafio complexo, visto que lida diretamente com vidas humanas. Por isso, é fundamental que ela seja pautada em princípios de eficiência, eficácia e transparência. Além disso, deve ser voltada para promover o desenvolvimento dos servidores públicos, com vistas a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Ao longo dos últimos 8 meses, a Comunitas, em parceria com a Fundação Lemann, realizou a Jornada Líderes da Saúde para apoiar secretarias de saúde de quatro cidades brasileiras a criarem e pilotarem soluções criativas para desafios na área de gestão de pessoas. Participaram da iniciativa os municípios de Ananindeua (PA), Fortaleza (CE), Pelotas (RS) e Petrolina (PE).

Com base nos aprendizados da Jornada, apresentamos 8 dicas para melhorar a gestão de pessoas na área da saúde de seu município, confira:

 

1 – Desenvolver e potencializar habilidades dos funcionários

O capital humano é um dos ativos mais importantes de qualquer organização e, por isso, é importante investir no desenvolvimento profissional dos servidores públicos. Portanto, a implementação de um programa voltado para esse fim pode gerar diversos benefícios não apenas para o profissional, como para a secretaria e, claro, a população.

Um programa de desenvolvimento de funcionários pode incluir uma gama de ações, como treinamentos, workshops e mentorias para ajudá-los a desenvolver suas habilidades e conhecimentos, o que os torna mais produtivos e capacitados para assumir novos desafios.

Partindo desse princípio, a cidade de Petrolina criou o programa de aprendizagem contínua para os servidores da Secretaria de Saúde. O projeto envolve capacitações internas e externas, além da criação do programa “SESAU Educa”, onde os servidores compartilham, entre seus pares, o conhecimento adquirido.

Quer conhecer melhor como o programa foi criado? Clique aqui.

 

2 – Reconhecer e incentivar a equipe

Reconhecer e incentivar sua equipe é uma forma de valorizar o trabalho dos servidores, o que ajuda a motivá-los, aumentar o engajamento e melhorar o clima organizacional.

Inclusive, em muitas ocasiões, esses incentivos não precisam sequer envolver uma recompensa financeira – a exemplo de elogios, reconhecimento público ou participação em eventos especiais. 

Uma iniciativa assim foi desenvolvida pela cidade de Ananindeua, que lançou um programa de feedback, avaliação e premiação anual para melhorar o engajamento e a eficácia dos servidores da saúde. O objetivo do projeto é reconhecer e desenvolver os trabalhadores, com foco na melhoria dos serviços.

A abordagem do projeto visa transformar a avaliação de desempenho em uma ferramenta de orientação positiva, ajudando os servidores a aprimorar suas habilidades e a contribuir ainda mais para a qualidade da saúde pública.

Clique aqui e conheça mais.

 

3 – Investir no desenvolvimento das lideranças

O desenvolvimento de lideranças é essencial para o sucesso de qualquer organização, pois prepara funcionários para assumir cargos de liderança e contribuir para a melhoria da gestão.

Na área da saúde, que é bastante complexa, líderes preparados são especialmente importantes, visto que eles são fundamentais para garantir a qualidade do atendimento e a satisfação do público (população).

Para superar o desafio de capacitar líderes para atuar de forma estratégica e melhorar a gestão de equipes em Pelotas, foi criado um programa abrangente com imersão, mentoria e projeto prático. A iniciativa fortalece a gestão de pessoas ao capacitar líderes para motivar equipes, gerenciar o tempo de forma eficaz e promover a melhoria contínua do serviço, gerando impactos positivos na qualidade e eficácia da gestão.

Veja mais na boa prática!

 

4 – Incentivar a participação dos funcionários na criação de metas e objetivos

Os servidores são mais propensos a se engajar em um projeto se eles sentirem que têm um papel a desempenhar. Isso ocorre porque a participação na criação de metas e objetivos ajuda a promover um senso de pertencimento e comprometimento.

Quando os funcionários têm a oportunidade de dar sua opinião sobre os objetivos a serem alcançados em suas instituições, eles se sentem ouvidos. Isso, por sua vez, aumenta a probabilidade de que as metas pactuadas sejam atingidas.

 

5 – Criar espaços de comunicação aberta com os funcionários

A comunicação aberta é essencial para a construção de confiança e transparência. Quando os servidores se sentem à vontade para expressar suas opiniões e preocupações, eles se sentem mais valorizados e respeitados. Isso, por sua vez, leva a um ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.

A comunicação aberta pode ser promovida por meio de diversos canais, como reuniões, workshops, pesquisas de clima organizacional e canais de comunicação interna. Ao criar espaços para que os servidores possam se comunicar livremente, as instituições podem construir relacionamentos mais fortes e melhorar o desempenho geral.

 

6 – Buscar melhorar a cultura organizacional

A cultura organizacional é o conjunto de valores, crenças e comportamentos que caracterizam uma instituição. No serviço público, a cultura organizacional é frequentemente caracterizada pela burocracia, a hierarquia e a falta de agilidade, o que pode dificultar a mudança e o engajamento dos servidores.

Entretanto, algumas ações podem contribuir para que essa mudança ocorra, a exemplo de iniciativas que busquem promover um ambiente de trabalho positivo e motivador. E foi exatamente isso que Fortaleza buscou fazer ao desenvolver seu programa de saúde e bem-estar. 

O piloto da iniciativa focou nos servidores da Secretaria Municipal de Saúde e foi criado para melhorar o ambiente de trabalho, com pausas ativas de 10 minutos às sextas-feiras. A ação foi bem sucedida, com alta aderência dos servidores e ambiente mais leve.

Descubra mais na boa prática!

 

7 – Incentivar os funcionários a manter um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal

Funcionários que têm um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal são mais produtivos, felizes e menos propensos a sofrer da síndrome de burnout.

Para isso, órgãos públicos podem oferecer políticas menos rígidas da jornada de trabalho, como home office ou horário flexível, e programas de bem-estar, a exemplo do projeto da Secretaria de Saúde de Fortaleza mencionado anteriormente.

 

Quer saber mais? Logo disponibilizaremos a publicação com todos desafios e aprendizados da Jornada Líderes da Saúde, não deixe de conferir!

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.