PT | EN | ES

Giro da Rede Juntos

Publicado em: 08.08.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

Giro da Rede Juntos 

Foto por Ivan Bandura on Unsplash

 

O Giro da Rede Juntos de hoje traz 5 conteúdos falando sobre desenvolvimento urbano e inovação da gestão pública no Brasil e no mundo. Confira abaixo os principais destaques desta terceira edição. E, se você quiser compartilhar conosco alguma notícia no Giro da Rede Juntos, fique à vontade para nos enviar através do canal de contato no menu superior da plataforma.

 

5 lições latino-americanas para a implementação bem-sucedida de infraestruturas para a bicicleta (WRI Brasil)

Para o combate às mudanças climáticas, a redução do trânsito nas cidades, a melhoria da qualidade do ar e durante o distanciamento social, a bicicleta é o meio de locomoção mais democrático nos dias atuais. Porém, muitos são os desafios quando se trata de construção de ciclovias na região latino-americana, por isso o WRI Brasil separou cinco lições para uma implementação bem sucedida de ciclovias nas cidades. Leia através deste link.

 

Objetivo Triplo do Avantia: Programa de mobilidade urbana, qualidade do ar e equidade de gênero de Bogotá (em inglês, Metropolis)

O programa AVANTIA, lançado pela prefeitura de Bogotá (Colômbia) em parceria com a prefeitura de Madrid (Espanha) e a União Europeia busca avançar questões relacionadas à mobilidade urbana, qualidade do ar e equidade de gênero. Para saber mais, acesse aqui.

 

O uso da tecnologia para aliviar os debates sobre novos empreendimentos e mudanças na infraestrutura da cidade (em inglês, CityLab)

Com a maior adesão do uso da tecnologia no setor público dia após dia, prefeituras de algumas cidades norte-americanas estão usando aplicativos para facilitar a comunicação entre os cidadãos e o governo quanto a possíveis mudanças voltadas para a infraestrutura e o desenvolvimento de novos empreendimentos. Para saber mais sobre, clique aqui.

 

Cidades e empreendedores sociais: Um manual para a colaboração entre setores (em inglês, Ashoka US)

As co-criações entre setor público e privado nos últimos anos tem se mostrado uma ótima ferramenta para solucionar problemas comuns à sociedade das cidades do século XXI. Atualmente, exige-se muito mais do que boas políticas públicas para que o desenvolvimento urbano esperado seja atingido. Pensando nisso, a Ashoka Estados Unidos lançou um manual para ensinar como realizar a colaboração entre setores. Confira-o aqui.

 

Semana de Inovação 2022 (Enap)

Começa hoje a 8ª Semana de Inovação da Enap. O evento, que acontece do dia 08/08 ao dia 10/08, contará com eventos presenciais nas três localidades onde o mesmo será realizado, são elas: Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Recife (PE). Além das oficinas e apresentações tratando dos mais diversos temas de inovação na gestão pública, a Escola também estará fazendo transmissões online através da plataforma do evento. Para conferir a programação e se inscrever, acesse o site da Semana de Inovação Enap.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.