PT | EN | ES

Você sabe o que é a Cultura de Aprendizagem?

Publicado em: 17.02.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 5 min
Voltar ao topo

Você sabe o que é a Cultura de Aprendizagem?

No dia 15 de fevereiro, tivemos o quinto encontro da Jornada Líderes da Saúde e o segundo com a participação de um especialista.

Dessa vez, pudemos aprender um pouco mais sobre a Aprendizagem Contínua com a Mônica Bernardi, servidora pública de carreira, mestre em administração pública e atualmente vice-presidente da Fundação João Pinheiro. Confira abaixo alguns insights trazidos pela especialista sobre como a aprendizagem contínua pode impactar positivamente no desenvolvimento de lideranças:

O contexto de aprendizagem

A especialista explanou sobre a importância de mantermos uma aprendizagem contínua, considerando a velocidade com que conceitos mudam e evoluem, além dos novos desafios que se apresentam. É preciso estimular o desenvolvimento de habilidades a fim de se atualizar frente à volatilidade em que o mercado de trabalho e, inclusive, a administração pública se transforma. Modernizar a forma como gerimos nosso tempo, funções e – principalmente – nossa equipe de trabalho se faz extremamente necessário. 

E como fazer com que a busca pelo conhecimento seja constante? 

O interesse é a chave para a motivação que todo processo de aprendizagem exige. Além disso, só assim você terá a disciplina que todo líder precisa para incentivar a equipe a trilhar o mesmo caminho de aperfeiçoamento de sua prática e método de trabalho. A princípio, uma rotina bem definida pode ajudar com que o estudo se torne um hábito e, dessa maneira, você acabe se tornando um bom exemplo a ser seguido por outros profissionais de sua gestão. 

Esse é o caminho que deve ser percorrido a fim de criar uma cultura de aprendizagem em que todos membros de uma instituição possam conhecer, aprender e se desenvolver. Ah! E lógico: compartilhar o conhecimento obtido a fim de que isso se torne uma consolidada rede de troca. 

Você já identificou algum problema real que enfrenta de maneira sistêmica no trabalho? Caso você já tenha pensado em algo específico ao ler essa pergunta, significa que você já tem o que é preciso para empenhar-se em resolvê-lo. Basta debruçar-se em conteúdos direcionados a soluções focadas em resultados práticos. 

Teoria de aprendizagem

Alguns aprendizados estão na mira dos indivíduos como um todo. Muitos buscam aprofundar-se em temas relacionados ao  trabalho, âmbito social ou formal. Com a diversidade de assuntos que uma pessoa consegue absorver e compartilhar um solo fértil se faz presente a proliferação de novas ideias e possibilidades. É assim, que se cria uma cultura de aprendizagem – com a troca de informações, mente aberta para outros pontos de vista, valores orientados para a mudança, estímulos para que haja inovação, coragem para correr riscos mas – ainda assim – garantir um ambiente seguro para que também se possa errar

Desenvolvimento de lideranças

Se você chegou até aqui, mas durante a leitura lhe surgiu o questionamento: “Por que investir nas lideranças?”. A resposta é simples! Eles são os principais responsáveis por incentivar a equipe e equilibrar o clima organizacional. 

Identificar  potenciais para investir esforços e realizar treinamentos é importante para que competências sejam desenvolvidas. Essa é uma boa estratégia na hora de capacitar e reter talentos imprescindíveis para a execução de um bom serviço à população. Contudo, todo o processo deve ser alinhado de antemão com os atores envolvidos.

Exemplo prático

Após discorrermos sobre o tema de aprendizagem, queremos apresentar a vocês um exemplo prático da Fundação João Pinheiro, que criou um projeto de treinamento para o desenvolvimento de lideranças. 

O projeto consistia na formação de grupos engajados em trabalhar três competências – mapeadas por meio de uma pesquisa com os profissionais da fundação: lideranças e engajamento, comunicação e, por último, gestão de conflitos. A finalidade era prepará-los para a criação de propostas que buscavam solucionar um problema por eles enfrentado.

O resultado positivo no enfrentamento da questão elencada se deu única e exclusivamente por meio do interesse inerente a cada um deles e o senso de comunidade por eles estipulado – com cada participante fazendo sua parte e desempenhando uma função para o bem comum. 

Conclusão

Como conclusão do encontro enriquecedor que tivemos com a especialista Mônica Bernardi na Jornada Líderes da Saúde, está a importância pelo constante aprendizado, para a aquisição de conhecimentos que nos mantenha atualizados. Todo bom profissional precisa ter o interesse em aprimorar suas técnicas e habilidades, com rotinas definidas e disciplina. Tal papel é imprescindível de ser desempenhado principalmente pelas  lideranças – considerando que são peça fundamental para surtir uma onda de efeito positivo nos seus liderados, que agem pelo exemplo. 

A cultura de aprendizagem depende disso. Uma comunidade unida e empenhada em resolver problemas comuns com soluções inovadoras. 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 4.2 / 5. Votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.