Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Segurança Pública
É possível territórios seguros para todos? A Comunitas acredita que, através de ações articuladas e integradas, é possível construir um ambiente mais seguro e inclusivo para toda a população.
Porque falar sobre Segurança Pública?
A segurança pública deve ser prioridade para os governos, pois é fundamental que a sociedade possa viver em um ambiente de paz, prosperidade e desenvolvimento sustentável.
Por conta disso, a Comunitas, uma organização da sociedade civil dedicada a modelar e implementar parcerias sustentáveis entre os setores público e privado, visando maximizar o impacto do investimento social e melhorar os serviços públicos, lançou este espaço exclusivo para fomentar conhecimento em segurança para governos. Atuamos em 9 estados e 18 cidades brasileiras, com importantes casos de sucesso, como o Pacto Pelotas pela Paz e o Pacto Niterói contra a Violência.
Entre nossos pilares de atuação, a segurança pública se destaca como uma temática de extrema relevância para o bem-estar e a qualidade de vida da sociedade. No Brasil, a segurança pública é um desafio complexo para os gestores devido aos inúmeros fatores que a influenciam. Em rankings mundiais, o Brasil lidera em registros de mortes violentas, está em 5° lugar no tráfico de armas e ocupa a 2ª posição em crimes contra a fauna e flora.
Essas estatísticas evidenciam a magnitude do desafio. Garantir espaços seguros é uma responsabilidade compartilhada que exige ações integradas e articulações entre diversos setores. Discutir segurança pública não é apenas uma necessidade, mas um compromisso de todos nós.
Para fomentar essa discussão e buscar novas soluções, a Rede Juntos criou uma página especial dedicada ao tema, promovendo a difusão de conhecimento e a troca de experiências.
Linha Cronológica da Segurança Pública no Brasil
Segurança Pública e Governança Colaborativa Baseada em Evidências: As experiências de Pelotas, Niterói e Caruaru
O material explora modelos de governança que priorizam a integração entre diferentes setores da sociedade – governo, setor privado e sociedade civil – em uma ação conjunta que vai além da simples repressão. Os exemplos apresentados demonstram que, por meio da colaboração e do uso de evidências, é possível não apenas reduzir índices de criminalidade, mas também construir comunidades mais seguras e resilientes.
Formações
Aprendizagem gratuita e com certificação
Série Novos Caminhos para Segurança Pública
A Série Novos Caminhos para Segurança Pública irá trazer conteúdos em diferentes formatos, como textos e vídeos, ao longo de todo o ano de 2024.
Nosso objetivo é oferecer uma visão abrangente, indo desde a perspectiva transnacional dos mercados do crime até o nível local, com foco da prevenção da violência nos municípios e na melhoria da sensação de segurança dos cidadãos. Como faremos isso? Através de uma cuidadosa seleção de conteúdos, que incluem referências bibliográficas, estudos e opiniões de acadêmicos especializados na área.
Acesse abaixo os conteúdos já disponíveis!
Segurança Municipal: Desafios, Órgãos e Boas Práticas Lançamento em novembro: União de esforços para a Segurança Pública
Confira boas práticas de Segurança em governos
Selos
Clique direto nos
pins do mapa para
ver práticas de cada
localidade.
Mostrando: {{filtrados.length}} Boas Práticas {{descricao_resultados}} Limpar filtros
Quer ter a sua boa prática de segurança em nosso mapa?
Você participou da criação de um projeto de prevenção a violência que merece ser conhecido? Conhece uma iniciativa transformadora de territórios vulneráveis que pode ser replicada em outros lugares? Não perca a chance de compartilhar conosco!
Ganhar um espaço no mapa da Rede Juntos é muito simples! Basta preencher o formulário de inscrição abaixo com todas as informações solicitadas. Nosso dedicado time de Conhecimento revisará o conteúdo e, se forem necessários ajustes, entraremos em contato com você rapidamente.
Compartilhe seu projeto e inspire mudanças!
Estratégias de Prevenção
As estratégias de prevenção da violência desempenham um papel crucial na construção de sociedades mais seguras e justas. Incorporar essas estratégias na agenda pública é fundamental para reduzir a incidência de crimes e violências, promovendo um ambiente mais pacífico e harmônico para todos os cidadãos.
Com a abordagem é possível influenciar positivamente os fatores que aumentam e diminuem a probabilidade de atos violentos ocorrerem. Isso inclui não apenas a redução de oportunidades para a prática de crimes, mas também o fortalecimento das capacidades individuais e comunitárias para resistir a possíveis situações de violência, incluindo a do crime. Soluções preventivas são especialmente eficazes, ainda mais quando direcionadas a territórios mais vulneráveis.
Nesse contexto, a Comunitas tem desempenhado um papel significativo ao apoiar projetos que visam a prevenção da violência. Um exemplo notável é o apoio a iniciativas como a construção do Observatório de Prevenção à Violência de Caruaru (PE). O objetivo girou em torno do aprimoramento do plano existente a partir de uma melhor compreensão do perfil e trajetória das vítimas de homicídio e da análise do alcance das políticas municipais nesse público com o intuito de melhorar o papel do município e de suas políticas na redução dos homicídios. Para saber mais sobre o projeto, sugerimos a leitura da publicação que está disponível abaixo.
Como criar políticas públicas de segurança baseadas em dados e evidências?
A proposta inovadora do Observatório de Prevenção à Violência (OPV) era produzir um diagnóstico mais robusto sobre o perfil das vítimas e identificar padrões que permitissem que Caruaru desenvolvesse uma política de prevenção proativa.
Gestor público, se você já pensou em construir um Observatório de Prevenção a Violência em seu território, conheça a experiência de Caruaru nesta cartilha e potencialize a sua gestão!
Territórios mais seguros com especialistas da área
O papel dos municípios na Segurança Pública: o caso do Pacto Pelotas pela Paz
A publicação O papel dos municípios na Segurança Pública: o caso do Pacto Pelotas pela Paz tem como objetivo ser um guia que apresenta a experiência de Pelotas no combate à violência por meio da implementação de políticas públicas que contam com o a articulação e engajamento de todos os setores da sociedade.
Os desafios da segurança pública no país | Encontro Rede Juntos
Ferramentas
Neste espaço, buscamos trazer diferentes ferramentas de apoio para os gestores públicos da área, incluindo bases dinâmicas, observatórios, mapas e infográficos! Atualizamos regularmente conforme novas pesquisas, confira abaixo!
Conheça os conteúdos da Rede Juntos relacionados:
Notícias
Boas Práticas
Selos
Clique direto nos
pins do mapa para
ver práticas de cada
localidade.