PT | EN | ES

#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos no Planejamento de Longo Prazo

Publicado em: 22.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 5 min
Voltar ao topo

#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos no Planejamento de Longo Prazo

 

Foto por Eric Rothermel|Unsplash

Uma das grandes pautas da administração pública do ano de 2021 no Brasil foi o primeiro ano de governo das novas gestões municipais. Equipes governamentais precisaram se estruturar para passar por uma transição de governo, criar um planejamento estratégico e colocar a nova gestão da máquina pública para rodar em meio ao caos na crise sanitária vivenciada pelo país durante a pandemia do coronavírus. O trabalho foi árduo e para auxiliar as equipes a fazerem acontecer e dar certo, a Comunitas  organizou uma Jornada do Conhecimento para novos prefeitos, onde o objetivo se resumia em preparar os  gestores públicos para essa nova fase que eles estavam entrando. A Jornada, ficou conhecida como Jornada de Formação para Novos Prefeitos, e ela é o tema da nossa #Retrospectiva Rede Juntos 2021 dessa semana.

Dentre as diversas etapas que os novos prefeitos precisaram passar para se preparar para a atuação que se deparariam no ano de 2021, a que sem dúvida foi imprescindível, referia-se ao Plano de Metas e as ações que deveriam ser definidas para os próximos quatro anos, de modo que possibilitasse o atingimento dos objetivos para os quais eles foram eleitos. Por este motivo, com a finalidade de compartilhar o conhecimento adquirido pelos especialistas e colaboradores, a Plataforma Rede Juntos da Comunitas apresenta os principais conteúdos que abordam o tema de planejamento estratégico e primeiro ano de gestão. Uma das principais pautas trabalhadas na Jornada de Conhecimento de Formação para Novos Prefeitos. Confira abaixo.

Trilha de Conhecimento:

Como mencionado anteriormente, a trilha de conhecimento 100 primeiros dias e plano  de metas, traz um conteúdo inédito, extraído da Jornada de Formação para Novos Prefeitos, e busca ensinar os principais temas que é preciso ficar de olho quando o assunto é planejamento estratégico municipal. Dentre os tópicos que podem ser conferidos estão: como fazer um plano de metas para os próximos quatro anos, como executar e pagar um plano de metas, como definir metas na saúde, educação, desenvolvimento socioeconômico, entre outros. Para saber como  planejar sua administração durante seu mandato, confira já a trilha.

Lembrando que a Jornada para Novos Prefeitos está em atualização contínua, buscando trazer os últimos acontecimentos dos municípios que participaram do programa de mentoria. Por isso, sintam-se à vontade para compartilhar os últimos eventos que ocorreram nos municípios referente a reforma administrativa em gestão de pessoas. Para fazer isso, entre em contato com a Comunitas e converse com a nossa Rede sobre o desenvolvimento dos projetos.

Livro Jornada de Formação para novos Prefeitos:

Como forma de compilar tudo o que  pode ser ensinado e aprendido durante a Jornada de Formação para Novos Prefeitos, a Comunitas lançou a publicação Jornada de Formação para Novos Prefeitos: Como a Comunitas apoiou líderes públicos a planejarem  sua gestão durante e após a crise  da Covid-19. Nesta publicação é possível encontrar não somente o relato de como foi a Jornada de Conhecimento, como também conferir entrevistas inéditas com especialistas, gestores e participantes da Jornada para compreender, na visão deles, a importância  de um bom planejamento estratégico para o sucesso da gestão municipal. Clique aqui para baixar a publicação.

Entrevista:

Do momento em que o candidato a prefeito é eleito até o dia em que ele toma posse, inicia-se a fase de transição governamental. Ou seja, quando a atual equipe que está no poder, em caso de não reeleição, precisa passar todas as informações necessárias para a nova administração. No ano de 2020, por conta da pandemia do coronavírus, a transição governamental nas cidades em que houve troca de liderança governamental, concretizou-se como a mais curta da história da democracia brasileira. Para contar um pouco sobre o processo de transição e auxiliar nessa parte fundamental da gestão pública, a especialista no tema Mírian Pereira concedeu uma entrevista para a Rede Juntos, a qual pode ser acessada clicando aqui.

Vídeo-aulas:

Com o objetivo de trazer a luz a importância da formação para novos prefeitos e os passos importantes que precisam ser dados no início de um mandato, a Comunitas disponibilizou uma série de vídeos no canal da Rede Juntos no YouTube sobre esse momento tão importante. Confira:

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.