Interiorização da educação corporativa em Pernambuco: desafios, resultados e perspectivas
A Escola de Governo da Administração Pública de Pernambuco (EGAPE) tem atuado na busca pela sua consolidação como protagonista na formação e valorização dos servidores públicos estaduais. Vinculada à Secretaria de Administração, a instituição desempenha papel focado na disseminação do conhecimento e no fortalecimento da gestão pública, aproximando-se cada vez mais das realidades regionais por meio do Programa Caminhos da Gestão — iniciativa voltada à interiorização da educação corporativa e à capacitação de servidores municipais em todo o território pernambucano.
O programa nasceu com o propósito de ampliar o acesso à formação continuada, promovendo a qualificação técnica e gerencial de profissionais que atuam na administração pública. Essa expansão para os municípios reflete uma política de Estado que reconhece o servidor como peça central da transformação institucional e da melhoria dos serviços prestados ao cidadão. A EGAPE entende que investir em gente é investir em resultados duradouros e em uma cultura administrativa mais eficiente e transparente.
A interiorização da educação corporativa, contudo, não ocorre sem obstáculos. A realidade de grande parte dos municípios pernambucanos ainda é marcada por limitações estruturais, escassez de recursos humanos qualificados e carência de políticas públicas de formação continuada. Em cidades de pequeno porte, as dificuldades de acesso à internet, o déficit de equipamentos tecnológicos e a sobrecarga das equipes administrativas dificultam o engajamento nas ações de capacitação.
Esses fatores se somam à baixa priorização política da qualificação de servidores, especialmente em gestões municipais com alta rotatividade de cargos e predominância de vínculos comissionados. Em consequência, a formação técnica e o aprendizado contínuo acabam sendo vistos como custos, e não como investimentos em eficiência e sustentabilidade administrativa.
Para enfrentar esse cenário, a EGAPE tem usado de estratégias que vão desde o uso maciço do Ensino a Distância (EaD) e da realização de cursos em municípios de médio porte, atraindo os servidores das cidades circunvizinhas, como instrumentos de democratização do conhecimento. Isso permite o alcance de servidores em todas as regiões, reduz custos operacionais e facilita a conciliação entre trabalho e estudo. Atualmente, no Ensino à Distância, a Escola utiliza plataformas como Moodle e Microsoft Teams, combinando cursos autoinstrucionais, tutorias e aulas ao vivo, com acompanhamento pedagógico constante.
Registre-se que, o êxito do Programa Caminhos da Gestão também está atrelado a duas parcerias importantes: a Associação Municipalista de Pernambuco, que atua na difusão dos cursos e captação de demandas junto às prefeituras e a Secretaria de Planejamento do Estado de Pernambuco, que junto com a EGAPE realiza a governança e o monitoramento do progresso do programa, propondo reajustes e identificando fragilidades nas formações.
A sede da EGAPE, localizada na região central do Recife, dispõe de infraestrutura, com auditórios, laboratórios de informática e estúdio de gravação, o que possibilita tanto a realização de cursos presenciais quanto a produção de conteúdos para o ensino remoto. Seu corpo técnico é formado por servidores públicos e instrutores credenciados que atuam conforme demanda, em consonância com o plano anual de capacitação do Estado.
Sua estrutura organizacional compreende quatro eixos principais: Educação Corporativa, Educação Profissional, Gestão Administrativa e Financeira e o Núcleo de Desenvolvimento Humano. Essa estrutura confere capacidade de atuação transversal, permitindo-lhe articular programas formativos que atendam tanto às secretarias estaduais quanto às prefeituras e consórcios municipais. A instituição também tem se destacado por adotar metodologias ativas de aprendizagem, integrando estudos de caso, simulações e projetos práticos às formações, de modo a estimular o pensamento crítico e a aplicação direta dos conteúdos no ambiente de trabalho.
A partir do Decreto nº 56.558/2024, que autorizou a participação de servidores municipais nas formações da EGAPE, a interiorização ganhou novo fôlego. A instituição passou a oferecer turmas exclusivas para municípios e permitir que estes proponham temas de interesse local, promovendo maior aderência dos cursos às necessidades reais da administração pública. Essa mudança representou um marco no fortalecimento do vínculo federativo e na institucionalização da educação corporativa como política de Estado.
Nos últimos dez meses, o Programa Caminhos da Gestão realizou cursos para mais de 140 municípios, envolvendo servidores de diferentes áreas — gestão de contratos, licitações, saúde pública e captação de recursos. Paralelamente, estão em elaboração trilhas formativas, com foco em competências críticas à boa governança. As avaliações de satisfação dos participantes indicam índices superiores a 9,5, reflexo do esforço em adaptar conteúdos, horários e metodologias à realidade do público.
Esta experiência mostra que a educação corporativa, quando institucionalizada e orientada por resultados, é um poderoso instrumento de transformação da administração pública. A ampliação do EaD com tutoria, o estímulo ao protagonismo do aluno e o uso de recursos tecnológicos inovadores apontam caminhos promissores para o futuro da formação de servidores. Os desafios, contudo, permanecem: a necessidade de investimentos contínuos em infraestrutura digital, o fortalecimento do corpo docente e o aprimoramento dos mecanismos
de avaliação e monitoramento dos resultados, aliados a compromissos das lideranças com a institucionalização de políticas públicas através da qualificação dos servidores.
O objetivo indireto do projeto é o de modernização do serviço público e com a construção de um Estado mais eficiente, inclusivo e orientado para resultados. A interiorização das formações se soma a esta estratégia: desenvolver capacidades locais, reduzir desigualdades regionais e criar condições para que cada servidor, em qualquer cidade, possa atuar com competência técnica, ética e propósito público.
Mais do que descentralizar cursos, trata-se de disseminar uma nova cultura de gestão pública, baseada na aprendizagem permanente, na cooperação entre entes federados e na valorização do servidor como agente de mudança.
A educação pública, quando planejada e executada com visão estratégica, tem potencial para transformar governos e melhorar a vida das pessoas. A continuidade e o fortalecimento do programa Caminhos da Gestão serão fundamentais para consolidar essa trajetória, garantindo que o conhecimento chegue a todo o Estado de Pernambuco.
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Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
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