PT | EN | ES

Inspirações para a promoção do turismo municipal

Publicado em: 27.09.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

Inspirações para a promoção do turismo municipal

Foto por Prefeitura de Paraty (RJ)

Hoje, dia 27 de setembro, é comemorado o dia do turismo. Setor tão importante para o desenvolvimento da economia brasileira, mas nem sempre tão discutido quanto deveria. Assim sendo, usando como inspiração as frentes de turismo desenvolvidas pelo Programa Juntos em Paraty, no estado do Rio de Janeiro, você encontrará abaixo algumas boas práticas que podem servir de inspiração para desenvolver iniciativas semelhantes em seu território.

A cidade de Paraty é reconhecida internacionalmente pela sua importância histórica para o desenvolvimento do Brasil colônia, pelas suas paisagens naturais e a biodiversidade local, e também pelos diversos festivais culturais que ocorrem anualmente na cidade por seu turismo, como a Festa Literária Internacional de Paraty.

1. Fomento ao setor audiovisual

Paraty se consolidou nas últimas décadas como um importante polo cultural regional, contemplando uma ampla diversidade de registros e manifestações culturais, das mais tradicionais aos grandes eventos.

Apesar da efervescência cultural local, a cidade dispõe de poucos equipamentos culturais públicos: três de destinação mais específica (a Biblioteca Municipal, o Museu de Arte Sacra na Igreja de Santa Rita e o Museu Forte Defensor Perpétuo) e apenas um com vocação e instalações para o fomento das artes e da cultura de forma mais abrangente, a Casa da Cultura de Paraty, no centro histórico.

Em frente à Praça da Matriz está situado o sobrado colonial que ficou conhecido como Cinema da Praça ou Antigo Cinema, uma sala de projeção que funcionou de meados dos anos 1930 até 1973, com breves interrupções. Dada a importância histórica da edificação, sua localização privilegiada e singular arquitetura, a oportunidade de restituir o Velho Cinema como novo equipamento cultural público impõe uma reflexão mais aprofundada sobre os significados do espaço para a cidade e as estratégias para sua reformulação.

A frente desenvolvida pelo Programa Juntos teve como objetivo a formulação, o planejamento e a redação do Programa De Desenvolvimento e Fomento Do Cinema e Audiovisual em Paraty, cuja execução foi feita pela Secretaria de Cultura. O material foi elaborado a partir do mapeamento da cena audiovisual local e de processo de escuta com dirigentes do órgão gestor municipal, e contemplou pontos como: histórico, diagnóstico, ações de formação, fomento e articulação institucional, estrutura de funcionamento, cronograma e previsão orçamentária.

O projeto, com duração de três meses, foi entregue à população em 19 de julho de 2019 e obteve uma média de público de 3.000 pessoas na primeira semana de atividades. Para saber com mais detalhes o processo e a estratégia por trás do projeto, acesse a boa prática aqui.

2. Gastronomia social

O município de Paraty é conhecido como cidade criativa pela gastronomia, segundo a UNESCO, e tem na Folia Gastronômica, um momento de aprendizado, trocas e muitas gostosuras. A Folia Gastronômica de Paraty celebra os sabores e saberes gastronômicos e promove no evento aulas de culinária, workshops, visitas, exposições, shows e espaço gastronômico, e, os restaurantes participantes do circuito gastronômico da cidade oferecem pratos especiais.

A 10ª Folia Gastronômica, contou com o apoio da Comunitas para sua realização, e teve como tema “Eu Sou Gastronomia!” e aconteceu de 30 de outubro a 4 de novembro de 2018, com a participação de 30 restaurantes, aulas com chefs de cozinha, lançamento do “Mapa do Gosto de Paraty”, empreendedorismo gastronômico, shows e programação infantil especial.

Ambas as iniciativas apresentadas acima, trazem à tona formas de desenvolver o turismo da cidade de maneiras não convencionais, sendo elas atreladas com eventos culturais que atraem a atenção da população não-local. O mais importante é manter o setor do turismo vivo para que ele continue contribuindo na arrecadação e desenvolvimento da economia e promover a cidade como um cenário amigável para os visitantes.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.