PT | EN | ES

Clique Saúde com Edgard Morato

Publicado em: 19.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 6 min
Voltar ao topo

Clique Saúde com Edgard Morato

 
Edgard Morato, cofundador, diretor de Produto e Operações do Saútil – negócio de impacto social que tem o objetivo de facilitar o acesso da população de baixa renda aos recursos de saúde disponíveis no SUS, é o entrevistado pela Rede Juntos dessa vez!
A Saútil é parceira técnica da Comunitas no desenvolvimento de inovações nos serviços de saúde, como o Clique Saúde, nas cidades de Pelotas (RS) e Paraty (RJ), ferramenta de acesso a informações sobre a rede pública de saúde do município.

Confira como foi a conversa:

#1 Como surgiu a ideia de criação do Clique Saúde? E como funciona a plataforma?

O Clique Saúde surgiu da oportunidade em levar a plataforma da Saútil (www.sautil.com.br) para dentro dos municípios como um novo e inovador serviço de acesso à informação sobre os recursos disponibilizados pelo SUS para os munícipes.
A plataforma do Saútil foi criada em 2011 com o objetivo de ajudar a população brasileira a ter acesso aos serviços de saúde oferecidos pelo SUS de forma simples e rápida. Mapeamos em todo o Brasil, de forma independente, as informações sobre os recursos disponibilizados como medicamentos, vacinas, consultas, exames, unidades de saúde, programas de saúde entre outros.
Criamos um ferramenta de busca onde qualquer pessoa, por exemplo, pode facilmente pesquisar o nome de um medicamento que precisa e encontrar o posto de saúde ou farmácia mais próxima para retirar o medicamento e quais documentos precisa. Isto funciona também para todos outros recursos disponibilizados.
Desde então tivemos mais de 3.500.000 de pesquisas pro recursos de saúde e ajudamos muitas pessoas a encontrar o que precisavam no Brasil inteiro.
Porém sabíamos que a plataforma poderia ficar muito mais completa se tivessemos parcerias com os municípios, para aprofundar ainda mais o detalhamento das informações oferecidas, seguindo o exemplo anterior, além de saber em qual unidade de saúde ou farmácia ele pode retirar o medicamento, informar no momento da pesquisa se o medicamento está disponível ou não no estoque da unidade ou farmácia.
Esse tipo de interação só é possível acontecer se houver as parcerias com os municípios, pois elas nos proporcionam conectar nossa plataforma com os sistemas já existentes na prefeitura, como o controle de estoque de medicamentos.

A Comunitas proporcionou a Saútil, através do Programa Juntos, implementar a plataforma dentro do município de Pelotas/RS, a qual foi batizada de Clique Saúde.

#2 O Clique Saúde é desenvolvido em parceria com as prefeituras, inclusive com apoio do Programa Juntos. Quais os desafios enfrentados na busca pela inovação no sistema público de saúde?

Entendo que os principais desafios para inovação no sistema público de saúde são a maneira em como o Estado pode se relacionar e contratar empresas do setor privado, principalmente as startups que se propõe a trazer inovação por meio de novos serviços ou produtos onde os investimentos em inovação são mais focados e frequentes.

O processo burocrático de contratação do setor público muitas vezes inviabiliza levar a inovação das startups para os municípios, pois estas não tem como competir com grandes empresas em processos licitatórios. Alternativas como a do Programa Juntos são muito bem vindas para que estas empresas e soluções inovadoras sejam levadas para o setor público de uma maneira rápida e correta.

#3 Quais os benefícios para os gestores municipais com a implementação do Clique Saúde na cidade?

Os principais benefícios para os gestores são:

– Transparência nas informações disponibilizadas sobre os serviços de saúde ofertados pelo município;
– Organização do fluxo no sistema de saúde através da educação da população sobre onde e como os serviços são disponibilizados;
– Avaliação pela população dos serviços prestados com objetivo de trazer uma melhor percepção da administração do sistema público de saúde;
– Acesso a dados estatísticos sobre os recursos pesquisados proporcionando planejamento para melhor distribuição dos recursos demandados pela população.

#4 Quais os principais resultados obtidos com o Clique Saúde nas cidades integrantes do Juntos – Pelotas e Paraty?

Até o momento mais de 22.500 munícipes proporcionaram cerca de 65.000 pesquisas por recursos de saúde nos municípios de Pelotas e Paraty obtendo informações precisas sobre os recursos de saúde que precisam. Os recursos mais pesquisados são a localização das Unidades de Saúde seguidos por medicamentos e vacinação.

O lançamento da plataforma nos municípios trouxe uma percepção pela população de que a administração pública está preocupa em resolver as principais questões sobre a dificuldade de acesso aos recursos começando pela divulgação com transparência do serviços oferecidos.

#5 O Clique Saúde já recebeu premiação do Connected Smart Cities e reconhecimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em parceria com a Fundação Dom Cabral. Quais os próximos passos para crescimento da plataforma?

Os próximos passos são a conquista de novos municípios que estão em nosso pipeline comercial para implementação do Clique Saúde, os quais trarão novas oportunidades de ampliar a plataforma com novas features de serviços oferecidos à população como por exemplo a consulta das filas nas unidades de pronto atendimento em real time, agendamento de consultas online, agendamento para retirada de medicamento e consulta sobre as informações pessoais sobre utilização do sistema.
Nossa visão de futuro é que a plataforma possa ser o principal meio de acesso aos serviços de saúde da atenção básica para a população, o “poupa tempo da saúde”, onde através do Clique Saúde qualquer cidadão possa sem dificuldade agendar consultas e exames, retirar medicamentos, consultar seus dados de saúde e principalmente se comunicar com o setor público para ter suas demandas atendidas, melhorando assim a qualidade de vida de todos.
 

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.