Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Destaques de uma economia verde
Em julho de 2023, a Comunitas finalizou a 3ª edição do programa de formação internacional na Universidade de Stanford. A formação teve como objetivo abordar de que forma o governo pode elaborar políticas e trabalhar com o setor privado para facilitar a transição para energia limpa, impulsionar a economia verde e promover um crescimento econômico sustentável.
A partir da formação, adquirimos conhecimento e trouxemos aqui para compartilhar para um maior número de pessoas. Não poderíamos perder essa oportunidade, não é mesmo? Então, vem conferir o que separamos de aprendizados e cases em desenvolvimento verde e sustentabilidade!
Importância da Avaliação de projetos ambientais
O governo utiliza avaliações de projetos ambientais para determinar sua viabilidade e impacto. Essas avaliações envolvem pesquisas extensas e considerações regulatórias para garantir que os projetos sejam sustentáveis e atendam aos requisitos ambientais.
Você conhece as “Green Bonds”?
As Green Bonds (créditos verdes) são emitidas para financiar projetos ambientalmente sustentáveis. Eles são chamados de “créditos verdes” porque são dedicados a investimentos que visam melhorar o meio ambiente, como por exemplo o projeto em Fargo Moorhead, que teve seu financiamento baseado em títulos verdes para desviar a água e realizar a manutenção de um canal.
Confira o nosso ebook sobre práticas de irrigação no Brasil e no mundo!
Diversidade geográfica e oportunidades no Brasil
A diversidade geográfica do Brasil é destacada como uma vantagem para explorar diferentes possibilidades de energias renováveis. O país possui potencial para desenvolver projetos de energia solar, hidrelétricas, hidrogênio verde e outros recursos sustentáveis. A política energética precisa se adaptar às diferentes realidades do país para promover uma transição bem-sucedida para as energias renováveis.
Veja o nosso conteúdo sobre incentivos fiscais verdes no Rio de Janeiro aqui.
Sustentabilidade e reciclagem de baterias
O aumento do uso de baterias em veículos elétricos levanta preocupações sobre a sustentabilidade e reciclagem desses dispositivos, a importância de parcerias e políticas para garantir a reciclagem e reutilização adequada das baterias, minimizando o impacto ambiental do descarte inadequado.
Diferenças entre economia limpa e investimentos tradicionais
Foi destacado que o investimento em economia limpa no Vale do Silício exigia um capital de investimento real, não se tratava apenas de criar websites e softwares, mas de investimentos concretos em tecnologias e produtos sustentáveis, como o vinagre de madeira e o bio-chá. Essa abordagem demonstra que processos de modernização de software são importantes porém não são suficientes neste caso, assim é visto a necessidade de pensar em soluções inovadoras e concretas para os desafios ambientais também para o Brasil.
Necessidade de uma abordagem holística para soluções ambientais
A importância de uma abordagem holística ao enfrentar os desafios ambientais. Isso inclui não apenas a busca por substitutos de combustíveis fósseis, como biocombustíveis, mas também a consideração de outras questões, como o uso sustentável da biomassa, a reciclagem de lixo alimentar e a redução do uso de agroquímicos. Essa abordagem ampla permite criar soluções mais eficazes e sustentáveis para problemas ambientais complexos.
Veja também sobre o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Pará aqui.
Importância dos fundos de investimento
Os fundos soberanos, fundos de pensão e outros investidores institucionais têm um papel crucial no financiamento de iniciativas sustentáveis e na transição para uma economia mais verde. Eles têm grandes volumes de recursos disponíveis e podem ter um impacto significativo no combate às mudanças climáticas.
Veja também o nosso texto sobre financiamento climático aqui.
Importância da democracia na sustentabilidade
Sustentabilidade e democracia estão intrinsecamente relacionadas. E por que? Uma vez que a sustentabilidade ambiental só pode ser alcançada de forma efetiva em sociedades democráticas. A democracia permite a participação ativa dos cidadãos e instituições civis, possibilitando a defesa do meio ambiente, a transparência nas decisões e a prestação de contas dos governantes.
Casos de destaque
Você conhece o Projeto Fremont 181 na Califórnia?
O projeto Fremont 181 é um exemplo de inovação e sustentabilidade na Bay Area, localizada em São Francisco, ao norte da Califórnia (EUA). A Bay Area é conhecida como um importante polo de inovação, tecnologia e pesquisa. O projeto teve como objetivo enfrentar problemas urbanos como hubs de trânsito, congestionamento e transporte. Para isso, foi concebida a construção de prédios mais altos para realocar parte da densidade populacional e permitir que as pessoas morem e trabalhem no mesmo núcleo, buscando uma maior eficiência no uso do espaço urbano.
O prédio Fremont 181 foi projetado de forma inovadora, com uma estrutura exoesqueletica que permite a utilização de espaço sem a necessidade de colunas interiores. Além disso, foi desenvolvido um design que reduz a carga solar, aproveitando a energia do sol de forma mais eficiente.
A sustentabilidade foi um dos principais focos do projeto, com certificação platinum de sustentabilidade e uso de energia. O prédio utiliza tecnologias avançadas para eficiência energética, como a captação de energia solar por meio de painéis com graus diferentes para otimizar a captura.
Outro aspecto importante do projeto é a resiliência do prédio a eventos sísmicos. Foram incorporados amortecedores para que o edifício possa balançar sem colapsar durante um terremoto, tornando-o mais seguro para os ocupantes. Além disso, o prédio conta com sistemas avançados de evacuação, incluindo elevadores que permitem a rápida saída dos ocupantes em caso de emergência, e uma central de tratamento de água no teto para reutilização de água reciclada.
Iniciativa de Reciclagem de Ativos (ARI) na Austrália
O programa nacional de incentivo chamado de Iniciativa de Reciclagem de Ativos (ARI) tem sido explorado na Austrália, onde cada província implantou um sistema de reciclagem atrelado a um bônus. Esse programa incentiva os estados a venderem ou revitalizarem ativos subutilizados ou excedentes para obter capital e investir em novos ativos ou infraestrutura existente. Algumas províncias australianas conseguiram acordos de reciclagem de ativos com o governo federal, como New South Wales (NSW), Australian Capital Territory (ACT) e Northern Territory.
Conheça também uma PPP entre o governo municipal de Sydney e a empresa australiana Global Renewables que poupa 210 mil toneladas de emissões de CO2 por ano aqui.
Gostou do que aprendeu hoje? Conta para nós nos comentários!
Postagens relacionadas
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.3)
Adaptação climática: governança global ainda permite mortes e perdas localmente
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.2)
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!