PT | EN | ES

Destaques de uma economia verde

Publicado em: 25.07.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 6 min
Voltar ao topo

Destaques de uma economia verde

Créditos Unasp.

Em julho de 2023, a Comunitas finalizou a 3ª edição do programa de formação internacional na Universidade de Stanford. A formação  teve como objetivo abordar de que forma o governo pode elaborar políticas e trabalhar com o setor privado para facilitar a transição para energia limpa, impulsionar a economia verde e promover um crescimento econômico sustentável.

A partir da formação, adquirimos conhecimento e trouxemos aqui para compartilhar para um maior número de pessoas. Não poderíamos perder essa oportunidade, não é mesmo? Então, vem conferir o que separamos de aprendizados e cases em desenvolvimento verde e sustentabilidade!

Importância da Avaliação de projetos ambientais

O governo utiliza avaliações de projetos ambientais para determinar sua viabilidade e impacto. Essas avaliações envolvem pesquisas extensas e considerações regulatórias para garantir que os projetos sejam sustentáveis e atendam aos requisitos ambientais.

Você conhece as “Green Bonds”?

As Green Bonds (créditos verdes) são emitidas para financiar projetos ambientalmente sustentáveis. Eles são chamados de “créditos verdes” porque são dedicados a investimentos que visam melhorar o meio ambiente, como por exemplo o projeto em Fargo Moorhead, que teve seu financiamento baseado em títulos verdes para desviar a água e realizar a manutenção de um canal.

Confira o nosso ebook sobre práticas de irrigação no Brasil e no mundo!

Diversidade geográfica e oportunidades no Brasil

A diversidade geográfica do Brasil é destacada como uma vantagem para explorar diferentes possibilidades de energias renováveis. O país possui potencial para desenvolver projetos de energia solar, hidrelétricas, hidrogênio verde e outros recursos sustentáveis. A política energética precisa se adaptar às diferentes realidades do país para promover uma transição bem-sucedida para as energias renováveis.

Veja o nosso conteúdo sobre incentivos fiscais verdes no Rio de Janeiro aqui

Sustentabilidade e reciclagem de baterias

O aumento do uso de baterias em veículos elétricos levanta preocupações sobre a sustentabilidade e reciclagem desses dispositivos, a importância de parcerias e políticas para garantir a reciclagem e reutilização adequada das baterias, minimizando o impacto ambiental do descarte inadequado.

Diferenças entre economia limpa e investimentos tradicionais 

Foi destacado que o investimento em economia limpa no Vale do Silício exigia um capital de investimento real, não se tratava apenas de criar websites e softwares, mas de investimentos concretos em tecnologias e produtos sustentáveis, como o vinagre de madeira e o bio-chá. Essa abordagem demonstra que processos de modernização de software são importantes porém não são suficientes neste caso, assim é visto a necessidade de pensar em soluções inovadoras e concretas para os desafios ambientais também para o Brasil.

Necessidade de uma abordagem holística para soluções ambientais 

A importância de uma abordagem holística ao enfrentar os desafios ambientais. Isso inclui não apenas a busca por substitutos de combustíveis fósseis, como biocombustíveis, mas também a consideração de outras questões, como o uso sustentável da biomassa, a reciclagem de lixo alimentar e a redução do uso de agroquímicos. Essa abordagem ampla permite criar soluções mais eficazes e sustentáveis para problemas ambientais complexos.

Veja também sobre o Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Pará aqui

Importância dos fundos de investimento

Os fundos soberanos, fundos de pensão e outros investidores institucionais têm um papel crucial no financiamento de iniciativas sustentáveis e na transição para uma economia mais verde. Eles têm grandes volumes de recursos disponíveis e podem ter um impacto significativo no combate às mudanças climáticas.

Veja também o nosso texto sobre financiamento climático aqui

Importância da democracia na sustentabilidade

Sustentabilidade e democracia estão intrinsecamente relacionadas. E por que? Uma vez que a sustentabilidade ambiental só pode ser alcançada de forma efetiva em sociedades democráticas. A democracia permite a participação ativa dos cidadãos e instituições civis, possibilitando a defesa do meio ambiente, a transparência nas decisões e a prestação de contas dos governantes.

Casos de destaque

Você conhece o Projeto Fremont 181 na Califórnia? 

O projeto Fremont 181 é um exemplo de inovação e sustentabilidade na Bay Area, localizada em São Francisco, ao norte da Califórnia (EUA). A Bay Area é conhecida como um importante polo de inovação, tecnologia e pesquisa. O projeto teve como objetivo enfrentar problemas urbanos como hubs de trânsito, congestionamento e transporte. Para isso, foi concebida a construção de prédios mais altos para realocar parte da densidade populacional e permitir que as pessoas morem e trabalhem no mesmo núcleo, buscando uma maior eficiência no uso do espaço urbano.

Prédio 181 Fremont localizado em São Francisco, Califórnia. Créditos Compass Real State.

O prédio Fremont 181 foi projetado de forma inovadora, com uma estrutura exoesqueletica que permite a utilização de espaço sem a necessidade de colunas interiores. Além disso, foi desenvolvido um design que reduz a carga solar, aproveitando a energia do sol de forma mais eficiente.

A sustentabilidade foi um dos principais focos do projeto, com certificação platinum de sustentabilidade e uso de energia. O prédio utiliza tecnologias avançadas para eficiência energética, como a captação de energia solar por meio de painéis com graus diferentes para otimizar a captura.

Outro aspecto importante do projeto é a resiliência do prédio a eventos sísmicos. Foram incorporados amortecedores para que o edifício possa balançar sem colapsar durante um terremoto, tornando-o mais seguro para os ocupantes. Além disso, o prédio conta com sistemas avançados de evacuação, incluindo elevadores que permitem a rápida saída dos ocupantes em caso de emergência, e uma central de tratamento de água no teto para reutilização de água reciclada.

Iniciativa de Reciclagem de Ativos (ARI) na Austrália

O programa nacional de incentivo chamado de Iniciativa de Reciclagem de Ativos (ARI) tem sido explorado na Austrália, onde cada província implantou um sistema de reciclagem atrelado a um bônus. Esse programa incentiva os estados a venderem ou revitalizarem ativos subutilizados ou excedentes para obter capital e investir em novos ativos ou infraestrutura existente. Algumas províncias australianas conseguiram acordos de reciclagem de ativos com o governo federal, como New South Wales (NSW), Australian Capital Territory (ACT) e Northern Territory.

Conheça também uma PPP entre o governo municipal de Sydney e a empresa australiana Global Renewables que poupa 210 mil toneladas de emissões de CO2 por ano aqui

 

Gostou do que aprendeu hoje? Conta para nós nos comentários!

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.