Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Destaques da COP-27
Transição justa. Energia limpa. Economia verde. Agricultura sustentável. Segurança alimentar. Combate às mudanças climáticas. À primeira vista pode parecer que os assuntos mencionados façam parte apenas de uma mesma temática mas eles vão para além disso, todos eles estão interligados. E foi isso que a COP-27 mostrou para o mundo. A população mundial, que completou seus oito bilhões de habitantes neste mesmo mês, foi avisada: existe um só planeta.
Por isso, lideranças públicas, privadas e a sociedade civil se reuniram em novembro deste ano, em Sharm El-Sheik no Egito, para participar do evento anual de conferência entre as partes do clima, a fim de discutir quais medidas deverão ser tomadas para continuar o enfrentamento ao aquecimento global e seus efeitos colaterais.
A Conferência entre as Partes (CoP) do Clima, surgiu em 1995 em Berlim, na Alemanha, onde os países signatários da Organização das Nações Unidas (ONU) no quadro de convenções de mudanças contra o clima se reuniram para discutir as melhores tomadas de decisão para conservação e proteção ambiental.
Desde então, diversas outras conferências foram realizadas, tendo como destaque a COP-3 em Kyoto no Japão, onde se assinou o Protocolo de Kyoto e a COP-21, a qual ficou marcada pela assinatura do Acordo de Paris e o lançamento da Agenda 2030 com o estabelecimento dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E agora, depois de 15 anos, a COP voltou ao continente africano para discutir uma agenda bem abrangente, tratando de tópicos como:
- Fome zero e agricultura sustentável;
- Florestas e sistemas pluviais;
- Assentamentos humanos;
- Oceanos e regiões costeiras;
- Infraestrutura;
- Planejamento;
- E, finanças.
Dentre os diversos alertas feitos por cientistas do mundo todo, as negociações bilaterais realizadas nas salas privativas e a presença marcante da delegação brasileira no evento, muito conhecimento foi produzido. E, para que você, leitor, possa saber no detalhe sobre os principais destaques da COP-27, a Rede Juntos preparou um briefing especial de tudo o que aconteceu em Sharm El-Sheik, o qual você poderá fazer o download a seguir.
Postagens relacionadas
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.3)
Adaptação climática: Governança global ainda permite mortes e perdas localmente
Influência das Interconexões Climáticas no Regime de Chuvas: Estudo da Bacia Hidrográfica do Guandu (pt.2)
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!