PT | EN | ES

Confira 4 conteúdos em Educação para se inspirar

Publicado em: 28.04.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

Confira 4 conteúdos em educação para se inspirar

Foto por: Green Chameleon | Unsplash

No dia 28 de abril é comemorado o Dia da Educação. E você sabia que a data foi instituída após a realização do Fórum Mundial de Educação, que aconteceu na cidade de Dakar, no Senegal, no ano 2000? No encontro, estavam presentes líderes de 164 países, inclusive o Brasil, que definiram em conjunto uma data para um movimento pela educação mundial.

 
O fórum foi realizado para firmar o compromisso de assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos até 2030, em apoio ao ODS 4 (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – são 17 no total) da ONU. Para isso, essas nações assinaram o documento “Marco de ação de Dakar, Educação para todos: cumprindo nossos compromissos coletivos”.

 
A data vem sendo celebrada desde então, com ações de conscientização sobre Educação pelo mundo. Nós da Plataforma Rede Juntos separamos quatro conteúdos para inspirar lideranças sobre o tema.

 
Trilha
Educação Pública: Replicando o avanço de Teresina no Ideb
Com menos de 1h30 de duração, essa trilha ajuda a ampliar o conhecimento sobre como melhorar a aprendizagem dos alunos e ajuda a responder algumas das principais questões relativas ao sistema de educação brasileiro. Com foco em gestores municipais brasileiros, estratégias e ferramentas são apresentadas para alavancar os indicadores de rendimento e fluxo ao longo das etapas de ensino.

 
Boas Práticas
Como a prefeitura de Caruaru replicou melhorias obtidas no sistema de educação em Teresina
Sendo a melhoria da educação básica um dos principais desafios educacionais dos municípios brasileiros, o projeto “Replica Teresina” foi capitaneado pela Comunitas e contou com a liderança do consultor Alexandre Schneider, ex-secretário municipal de educação de São Paulo. Visando a compartilhar e disseminar em Caruaru as boas práticas da educação municipal da capital piauiense, a qual é destaque nas avaliações nacionais de educação básica.

 
Por meio do projeto, a cidade pernambucana teve a oportunidade de criar suas próprias alternativas de políticas públicas a partir das evidências aplicadas em Teresina, como foco na busca de melhorias para os métodos de avaliação e formação.

 
Como a prefeitura de Paraty implementou tecnologia na melhora do aprendizado infantil
Um dos principais motivos para a conhecida defasagem educacional no Brasil está no material didático, geralmente pouco planejado, comumente desatualizado e desconectado da realidade dos estudantes. Além disso, geralmente esse material não incorpora os importantes avanços das novas tecnologias e das neurociências.

 
É com planejamento e concepção do material didático que a Prefeitura de Paraty tem obtido resultados na área da Educação e é possível conhecer melhor o projeto no texto do link.

Blog
A educação infantil do Jardín Buen Comienzo
O Jardín Buen Comienzo é um programa da Prefeitura de Medellín, na Colômbia, que tem como finalidade o acompanhamento integral para o desenvolvimento infantil, desde a gestação da criança até os cinco anos de idade. A partir do momento que a mãe gestante busca o programa Buen Comienzo e, a partir daí, se inicia o acompanhamento médico, nutricional, psicológico e de estimulação adequada para as futuras mães por meio de encontros, visitas de acompanhamento e monitoramento do lar.

 
Quando a criança completa dois anos de idade, ela está apta para ingressar no centro de educação infantil ou jardim de infância, onde permanece ao longo dos próximos três anos recebendo acompanhamento pedagógico, nutricional, recreativo e outros estímulos necessários de acordo com a faixa etária que a criança precisa receber durante o período de quarenta horas semanais. Simultaneamente, a família continua recebendo o acompanhamento infantil como feito nas primeiras etapas do programa.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.