6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa
Como promover uma comunicação clara, transparente e eficiente em uma reforma administrativa?
De acordo com o especialista Fábio Bernardi, esses são os principais pontos:
#1 Entenda o problema-chave enfrentado pelo município no âmbito da reforma administrativa e as nuances que o revestem. Ou seja, identifique o que está subentendido no tema da reforma administrativa.
#2 Procure entender o lado emocional do problema. Entenda os sentimentos que o tema da reforma administrativa causa nas pessoas e humanize-os. As pessoas precisam perder o receio de falar sobre o que causa desconforto, por isso, crie um ambiente confortável para o debate.
#3 Escolha um termo que possa servir de referência para as pessoas quando elas pensarem em reforma administrativa. Por exemplo, a palavra ‘cuidado’ pode ser utilizada como referência se pensado que a reforma administrativa em gestão de pessoas busca cuidar dos direitos do servidor público.
#5 Trace uma estratégia de comunicação que englobe todos os interessados para discutir sobre o tema da reforma administrativa. Ou seja, marque encontros para comunicar sobre a reforma com os deputados, os sindicatos, os servidores, a mídia, a sociedade, etc.
#6 Coloque a liderança à frente do processo. É importante ter uma cara para a reforma administrativa, que represente todos os envolvidos.
Postagens relacionadas
Modernização da Administração, Planejamento Estratégico
Como gerir o governo a serviço da sociedade?
Essa questão se impõe quando avaliamos a estrutura gerencial e administrativa do setor público municipal, pois muitas vezes percebemos, conforme demonstram os indicadores amplamente divulgados, a existência de uma dessintonia, entre as aspirações populares e...
12.12.25
Jose Carlos Rassier
Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração
Pensando futuros: o Encontro de Inovação para Gestores Públicos
No dia 26 de novembro, a Comunitas realizou, em São Paulo, o Encontro de Inovação para Gestores Públicos, dedicado a discutir o papel da inovação na gestão pública. O evento abordou os desafios para inovar...
02.12.25
Redação
Atendimento ao Cidadão, Modernização da Administração
Direto de Cambridge: 7 lições sobre transformação digital e inovação na gestão pública
A transformação digital tem sido um dos grandes desafios para a gestão pública brasileira - seja à nível federal, estadual ou municipal. Modernizar a gestão pública requer mais do que a digitalização dos serviços públicos,...
20.08.25
Redação
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Foto:
Deixe seu comentário!