PT | EN | ES

6 Maneiras de Comunicar uma Reforma Administrativa

Publicado em: 22.01.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 2 min Temas: Modernização da Administração
Voltar ao topo

6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa

 

Como promover uma comunicação clara, transparente e eficiente em uma reforma administrativa?
De acordo com o especialista Fábio Bernardi, esses são os principais pontos:
#1 Entenda o problema-chave enfrentado pelo município no âmbito da reforma administrativa e as nuances que o revestem. Ou seja, identifique o que está subentendido no tema da reforma administrativa.
#2 Procure entender o lado emocional do problema. Entenda os sentimentos que o tema da reforma administrativa causa nas pessoas e humanize-os. As pessoas precisam perder o receio de falar sobre o que causa desconforto, por isso, crie um ambiente confortável para o debate.
#3 Escolha um termo que possa servir de referência para as pessoas quando elas pensarem em reforma administrativa. Por exemplo, a palavra ‘cuidado’ pode ser utilizada como referência se pensado que a reforma administrativa em gestão de pessoas busca cuidar dos direitos do servidor público.
#5 Trace uma estratégia de comunicação que englobe todos os interessados para discutir sobre o tema da reforma administrativa. Ou seja, marque encontros para comunicar sobre a reforma com os deputados, os sindicatos, os servidores, a mídia, a sociedade, etc.
#6 Coloque a liderança à frente do processo. É importante ter uma cara para a reforma administrativa, que represente todos os envolvidos.
O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XII: iESGo, o novo índice de governança do TCU

Neste encerramento da série ”Governança Corporativa”, cuja intenção foi contribuir na orientação de candidatos e eleitores nestas eleições municipais, além de trazer um balanço dos 12 conteúdos abordou-se o iESGo, índice de avaliação da Governança do TCU, que materializa através de um método a abordagem da Governança Organizacional Pública, abordagem do “Tribunal” para orientar a gestão pública federal, e pode ser usado como inspiração no escopo municipal.
13.08.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública XI: 6ª Edição do Código IBGC (2023)

Em 2023, o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa divulgou um novo código, com mudanças nos princípios de avaliação. Como os parâmetros de análise da Governança Pública utilizados pelos nossos Tribunais de Contas é bastante influenciado pela versão anterior do IBGC, como é possível uma atualização deste paralelismo conceitual?
26.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública X: Resiliência Organizacional pela abordagem IAD

A análise de governança a partir da abordagem microeconômica de Elinor Ostrom demonstra de forma bastante concreta os ganhos sociais e econômicos da adoção de boas práticas de Governança Pública dentro de governos democráticos.
12.07.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.