PT | EN | ES

Como melhorar a Cultura Organizacional com Ana Carolina dal Ben

Publicado em: 16.11.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 5 min Temas: Gestão de Pessoas
Voltar ao topo

Você sabe o que significa cultura organizacional? Sabe qual é a importância da cultura organizacional para instituições públicas? E ainda, como implementá-la?

 

Ana Carolina dal Ben, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul.

Confira o texto no qual abordaremos tais assuntos com a Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Rio Grande do Sul, Ana Carolina dal Ben. O estado vem sendo apoiado pela Comunitas desde 2021 com o projeto Envolver – Juntos pela Evolução do RS, que tem o propósito de transformar a cultura organizacional em colaboração com gestores e líderes do setor público gaúcho, valorizar e elevar a autoestima dos servidores, e assim aprimorar a prestação de serviços com foco em resultados.

Conheça mais sobre as ações desenvolvidas pelo Projeto Envolver aqui!

A cultura, seja no ambiente corporativo ou público, pode ser resumida em uma percepção comum mantida pelos membros da instituição. As instituições estão inseridas dentro de um ambiente que interage com as pessoas atuantes naquele local, recebendo delas influências e ao mesmo tempo, influenciando. Devido a isso, as pessoas que atuam nas instituições são agentes que contribuem para esse intercâmbio constante, sendo seus valores componentes para a formação da cultura da organização.

Na gestão pública, torna-se necessário perceber os elementos da cultura de um órgão público, de forma a compreender as oportunidades e fragilidades na execução de um serviço público de qualidade, encontrando alternativas na busca da eficiência e eficácia organizacional. lO principal objetivo desta identificação é propor a melhoria da qualidade do ambiente de trabalho com foco no servidor, para assim prover bons serviços para os cidadãos.

Abaixo separamos algumas dicas que a Subsecretária Ana Carolina levantou como fundamentais para instituições públicas que desejam desenvolver a cultura organizacional em seu governo, partindo da própria experiência com o Projeto Envolver. Vamos lá? 

  • Diagnóstico 

É fundamental que no início do projeto, a Secretaria responsável realize pesquisas de campo com diagnósticos para ter clareza em quais objetivos querem chegar e quais são os problemas que devem ser solucionados, principalmente em relação a gestão das lideranças das secretarias participantes, Essa análise tornará o projeto mais assertivo e com justificativas de maiores fundamentos. 

  • Mapeamento

Realize um mapeamento da cultura atual da instituição e defina quais comportamentos precisam ser fortalecidos e quais devem ser enfrentados na transformação da cultura para o desejado.

  • Workshops

Organize workshops com grandes lideranças, desde o governador/prefeito até os titulares das pastas envolvidas, além de gestores em posição de liderança. Isso trará motivação e maior entendimento dos servidores em relação ao tema. 

  • Inspiração 

Uma figura de exemplo é primordial para a cultura organizacional. As grandes lideranças servem como fonte de inspiração para as equipes das secretarias, por isso sempre colocá-los em evidência apoia essa construção.

Confira outros projetos de melhoria do ambiente de trabalho no Caderno de Inspiração em Gestão de Pessoas!

  • Encontros de conhecimento

Realize ações de engajamento e entrosamento com as equipes, e provoque discussões entre os servidores sobre o que é de fato cultura organizacional. Com estes encontros será possível promover conhecimento e formar servidores públicos na temática. 

  • Disseminadores de conhecimento

Realize um processo seletivo para identificar servidores que têm interesse em apoiar a disseminação das ações do Programa. Os servidores escolhidos como multiplicadores passarão a atuar na comunicação e divulgação de práticas sustentáveis tal como “consultores”. Além de auxiliar e monitorar o cumprimento das ações e práticas do projeto em suas secretarias ou órgãos, eles estarão tornando a metodologia de cultura organizacional como um dos serviços ofertados pela organização. 

  • Institucionalize!

É necessário institucionalizar a política de cultura organizacional dentro da administração. No caso do Rio Grande do Sul, o governador Eduardo Leite estabeleceu a Política de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Administração Pública como uma área estratégica prioritária para o Estado. O decreto estabelece as diretrizes, abrangendo valorização e engajamento, atração e seleção de talentos, gestão por competências, avaliação de desempenho e qualidade de vida. O documento enfatiza que “a gestão estratégica de pessoas, como política institucional de Estado, implica em uma abordagem sistêmica e alinhada aos objetivos governamentais, reconhecendo os servidores públicos como peças-chave na geração de valor público“. Institucionalizando-a como uma política de estado e não de governo. 

 

E aí, você gostou das dicas de como melhorar a cultura organizacional e a gestão de pessoas em organizações públicas? Deixe um comentário com a sua opinião, queremos saber!

 

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.