PT | EN | ES

Comemorações pelo Dia do Servidor Público: iniciativas que valorizam quem faz acontecer

Publicado em: 30.10.24
Escrito por: Redação Tempo de leitura: 3 min Temas: Educação, Gestão de Pessoas
Voltar ao topo

O Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro (última segunda-feira), destaca o papel essencial de quem dedica a carreira ao serviço público, assegurando o funcionamento das instituições e promovendo o bem-estar coletivo. Criada em 1939, essa data é um convite para reconhecermos a importância desses profissionais em diversas áreas — saúde, educação, segurança, entre outras — que garantem à população acesso a direitos e serviços fundamentais.

Esses servidores enfrentam desafios que vão desde a necessidade de constante atualização até a adaptação a novas tecnologias, sempre buscando a eficiência e a inovação no atendimento ao público. O Dia do Servidor Público é, mais que uma comemoração; é uma oportunidade para valorizarmos aqueles que trabalham diariamente pela construção de uma sociedade mais justa, transparente e eficiente. 

Em homenagem a essa data, diversas gestões municipais promoveram ações voltadas à valorização, capacitação e expressão cultural dos servidores. 

Pedimos para os membros e gestores da Nossa Rede Juntos compartilharem iniciativas inspiradoras que surgiram por conta da data, como as seguintes:

Ananindeua (PA) 

A prefeitura de Ananindeua deu um importante passo na valorização dos servidores municipais ao assinar convênios com instituições de ensino superior para oferecer cursos de pós-graduação. Com essa ação, a administração busca investir na qualificação profissional, permitindo que os servidores aprimorem suas habilidades e avancem em suas carreiras.

Além disso, foi lançado o concurso Galeria do Servidor – a arte de quem faz acontecer, organizado pela Escola de Governança Pública. O projeto leva o tema “Sustentabilidade e Bem-estar: O Futuro que Queremos Construir”, que celebra a produção cultural dos servidores, incentivando a expressão artística e dando visibilidade a talentos que muitas vezes não são conhecidos fora do ambiente de trabalho

Rio de Janeiro (RJ)

A capital carioca, por sua vez, promoveu o Festival do Servidor, uma semana dedicada à capacitação e ao desenvolvimento pessoal dos servidores públicos municipais. 

Organizado em quatro palcos principais, o evento abordou, ao longo do mês de outubro, quatro pilares essenciais para a administração pública: gestão básica, aprimoramento em processos, inovação e liderança. Temas como educação financeira, diversidade, sucessão no serviço público, inteligência emocional, intraempreendedorismo e inovação aberta estiveram no centro das discussões.

Com mais de 2.400 vagas em ações de formação online, o festival incluiu oficinas práticas, palestras com especialistas e atividades voltadas ao crescimento profissional e ao bem-estar. Esse tipo de ação é fundamental para fortalecer o engajamento e a motivação dos servidores, além de contribuir para uma administração pública mais preparada e eficiente. 

Essas ações exemplificam o reconhecimento e o investimento no desenvolvimento dos servidores públicos, promovendo a valorização e o engajamento de quem trabalha diariamente para transformar a gestão pública e fazer a diferença na vida dos cidadãos.

Este texto foi desenvolvido com a colaboração dos membros da nossa rede. Quer se conectar com eles? Faça parte da Comunidade de Gestores públicos aqui!  
O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Comunicação e Engajamento Cívico, Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico, Transparência e Combate à Corrupção

O desafio de ser um líder público em tempos de crise

Liderança pública em tempos de crise. Pode parecer utópico demais pensar que existe ou existiu gestores públicos, que postos diante de tamanhas dificuldades tenham agido motivados pelo interesse público e tenham abstraído totalmente a ideia dos seus próprios interesses. Mas lhes asseguro que eles existiram e estarão sempre guardados em nossa história, como te mostrarei a seguir.
12.09.25 Centro de Liderança Pública
Ciência e Tecnologia, Educação

Do letramento digital à geração de oportunidades

O letramento pode abranger diferentes áreas específicas, como o letramento matemático ou o letramento racial. Neste texto, o foco será o letramento digital, que envolve a habilidade de utilizar recursos tecnológicos de forma consciente e crítica, bem como o domínio para acessar, interagir e produzir no ambiente digital. 
15.08.25 Redação
Comunicação e Engajamento Cívico, Gestão de Pessoas

O desafio da comunicação pública: redes como uma amarração de buracos

A psicologia explica o conceito de redes como uma amarração de buracos, entendendo os buracos como a ausência de conexões. Ou seja, quanto mais nós, menor será o buraco e o vínculo será mais forte. A felicidade de um projeto político ou de Governo, então, não pode esperar a eleição.
12.08.25 Michael Guedes de Aquino

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.

Rede Juntos
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.