PT | EN | ES

Universalização do Saneamento Básico

Para fazer este curso, você precisa estar conectado em nosso site:

Detalhes

7 módulos de conteúdo
7 semanas
Iniciante
Gratuito
Gestores municipais das áreas de meio ambiente, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos.
Certificado após conclusão

Sobre o curso

POR QUE UMA TRILHA DE UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO BÁSICO?

A Trilha de Conhecimento Universalização do Saneamento Básico tem por objetivo apresentar um panorama de conceitos, contexto, ferramentas e referências para os líderes públicos e suas respectivas equipes a fim de apoiá-los no entendimento da situação atual do saneamento básico em seu território e planejar melhorias para suas cidades nos temas de água e esgoto, gestão de resíduos sólidos e gestão ambiental.

 

Marília Carvalho de Melo

Possui graduação em Engenharia civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002), especialização em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação dom Cabral ( 2009), mestrado em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e doutorado em Recursos Hídricos pelo Programa de Engenharia Civil (PEC) - COPPE/UFRJ - Programa de Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é Secretária Estadual de Meio Ambiente, já foi Secretária Adjunta e Subsecretária de Fiscalização da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais e Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas. É professora e coordenadora do Mestrado Sustentabilidade em Recursos Hídricos da Universidade do Vale do rio Verde

Pedro Henrique Teixeira Fiorelli

Contabilista e advogado graduado pela PUC-SP. Possui LL.M em Direito Societário pelo Insper e MBA Internacional em Economia e Gestão pela FGV/Chicago. Atuou nos setores de M&A e Infraestrutura tanto em escritórios de advocacia (XBB) como em concessionárias de energia (AES) e saneamento  (BRK).

Perguntas Frequentes

Como faço para me cadastrar na Rede Juntos?
Basta entrar na plataforma, clicar no botão “Conectar” localizado ao lado esquerdo da página e seguir com “Quero me cadastrar”. Após isso, preencha suas informações conforme solicitado e você estará pronto para iniciar uma trilha com o seu cadastro.
Há pré-requisitos para acessar as trilhas de conhecimento?
Não há pré-requisitos para acessar as trilhas de conhecimento, entretanto, é aconselhável se atentar aos níveis de dificuldade das trilhas, que estarão sempre indicados ao lado do ícone de barras ao lado esquerdo da página.
Existe um limite de tempo para completar as trilhas de conhecimento?
Existem trilhas que acontecem através de ciclos, em um determinado período do ano, onde os inscritos farão parte de uma turma específica. No entanto, também estão disponíveis trilhas que podem ser feitas a qualquer momento e no seu próprio tempo. Estas, estão abertas durante o ano todo e o inscrito não estará inserido em uma turma específica.
Preciso pagar para fazer as trilhas de conhecimento?
Não! As trilhas de conhecimento da Plataforma Rede Juntos são totalmente gratuitas.
Posso fazer duas ou mais trilhas ao mesmo tempo?
Sim, cada trilha tem um andamento próprio, independente das outras trilhas. Você pode fazer quantas trilhas desejar ao mesmo tempo. Você poderá verificar o seu progresso em cada uma das trilhas na sua página do aluno.
As trilhas de conhecimento têm aulas com horário fixo?
Não, você pode acessar sua trilha no seu tempo disponível. As trilhas ficam disponíveis durante 24 horas por dia, 7 dias por semana, aguardando seu acesso. Você é quem determina o ritmo de estudo.
As trilhas de conhecimento possuem certificado?
Sim, todas as trilhas disponíveis contemplam certificado e para ganhá-lo é preciso atingir o mínimo de 70% da pontuação na avaliação final.
Tenho outras dúvidas, com quem eu posso conversar?
Pedimos que envie um email esclarecendo a sua dúvida ou problema para o redejuntos@comunitas.org.br. O quanto antes retornaremos!

Como funciona

Crie uma conta na Plataforma Rede Juntos.

Veja as nossas diversas opções de trilhas e inscreva-se nas que houver interesse!

Faça a trilha onde e quando quiser! Após finalizar todos os módulos e receber a aprovação nas avaliações, você receberá o seu certificado digital!

Compartilhe
este Trilha: