PT | EN | ES

Como Contratualizar no Setor Público – Mapa da Contratualização

Publicado em: 16.02.23 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min
Voltar ao topo

Como Contratualizar no Setor Público – Mapa da Contratualização

 

Imagina ter um guia para estabelecer as melhores parcerias para a sua gestão? Ele existe! É o Mapa da Contratualização. E a Comunitas está lançando a segunda edição.

Agora é a hora de colocar em prática todo o processo de cooperação entre setores para uma gestão mais eficiente.

O Mapa da Contratualização, volume dois, conta com um passo a passo para a realização de uma PPP (parceria público-privada), servindo para você antecipar-se frente aos percalços e reduzir possíveis falhas no trajeto. O material pode ser considerado uma verdadeira receita para um acordo de sucesso!

O conhecimento adquirido até aqui, possibilitou o profundo entendimento sobre o porquê contratualizar se faz tão necessário e como desmistificar a prática – tanto para a própria administração quanto para a população que usufrui dos serviços públicos. Com isso, você está mais do que pronto para começar a usufruir dos ensinamentos contratuais e colher os frutos resultantes de sua implementação.

São instrumentos primordiais para modernizar a gestão pública em prol de melhores resultados para toda a população.

Por que contratualizar?

Os desafios são muito complexos e os governos já não estão mais dando conta de resolver problemas de gestão sozinhos. Dessa forma, pensar a gestão pública sob o prisma da governança compartilhada exige a aproximação da administração pública com a academia, o setor privado e a sociedade civil.

Com a munição de instrumentos jurídicos é possível inovar em soluções para a política local, fazendo com que o modelo de governo verticalizado passe para o horizontal em parceria com múltiplos atores em prol do bem comum.

Questões jurídicas da Contratualização

O Brasil, sentindo a necessidade do cenário político, estabeleceu marcos jurídicos disciplinando processos de contratualização ainda pouco conhecidos na administração pública – este é o caso da lei das Concessões Públicas, Lei das PPPs, Lei das Organizações Sociais e, por último, o Marco Regulatório da Sociedade Civil que viabiliza a celebração de acordos entre poder público e organizações, estipula direitos/ deveres de cada parte autônoma e possibilita assim maior transparência na aplicação dos recursos públicos para o desenvolvimento de ações inovadoras e de interesse comum.

Nova Gestão Pública

Uma nova forma de fazer gestão possibilitou o uso desses mecanismos, tornando-se mais competitiva, tecnológica e de maior impacto para o setor público além de lidar com a crescente pressão fiscal e exigência de qualidade na oferta de infraestrutura e serviços.

A contratualização se mostrou uma saída para a excessiva fixação aos regulamentos e a dificuldade de lidar com o inesperado, fazendo com que a administração pública se especialize para atender em tempo hábil aos anseios da população.

Ganhos com as Contratualizações:

  • Operação e manutenção de rodovias
  • Atividades de saneamento básico
  • Gerenciamento de unidades ambientais e parques urbanos
  • Instalação de relógios de rua digitais com câmeras de monitoramento urbano
  • Funcionamento de espaços culturais
  • Provisão de equipamentos de saúde, educação, prisões, instalações esportivas.

Estes acordos tratam-se, portanto, de iniciativas capazes de permitir a conciliação das melhores características dos setores público e privado, direcionamento e capacidade de financiamento de um lado, e flexibilidade e agilidade de outro – o que resultou na tração da contratualização pelo Brasil.

Quer se aprofundar sobre o assunto e inovar em soluções eficazes?

Não perca o lançamento do Mapa da Contratualização – volume 2Enquanto isso, consulte nossa primeira edição.

 

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 5 / 5. Votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Veja os comentários desta publicação

  1. Nonilde disse:

    Muito valioso estes temas sobre a contextualização. Muito enriquecedor saber que existe meios para que se possa fazer parcerias com o setor público.

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Postagens relacionadas

Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração

Governança Corporativa e Gestão Pública IV – Equidade como princípio

O princípio da Equidade na Governança Pública consiste, sobretudo, no desafio de promover condições proporcionais para garantir acesso a todos tanto aos processos decisórios quanto aos serviços equipamentos públicos, que são de todos, levando em consideração que existem várias formas de desigualdade.
18.03.24 Marcos Antonio Rehder Batista
Atendimento ao Cidadão, Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração, Transparência e Combate à Corrupção

Eleições 2024: A regulamentação da IA pelo TSE

O TSE regulamentou 12 resoluções para as eleições de 2024, visando combater deep fakes e manipulações de IA. As medidas incluem a proibição de deep fakes, aviso obrigatório sobre o uso de IA na propaganda eleitoral, restrições ao emprego de robôs e responsabilização das big techs por conteúdos prejudiciais.
01.03.24 Tadeu Luciano Seco Saravalli
Atendimento ao Cidadão, Comunicação e Engajamento Cívico, Governança Compartilhada, Modernização da Administração, Transparência e Combate à Corrupção

Governança Corporativa e Gestão Pública III – Transparência

Através de mecanismos efetivos e compreensíveis de Transparência é possível não apenas engajar os cidadãos e garantir a confiança na legalidade da administração pública, mas também otimizar o bem-estar de todos e o planejamento dos investimentos privados.
01.03.24 Marcos Antonio Rehder Batista

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.