Ainda no tema de Reforma Administrativa para comemorar o sucesso da Jornada, separamos as principais perguntas e respostas feitas durante o evento de lançamento, realizado em 17 de março de 2021 e disponível para acesso neste link.

Photo by Edwin Andrade on Unsplash
Essas perguntas foram respondidas de maneira clara e objetiva pelos especialistas Humberto Falcão, professor em administração pública da Fundação Dom Cabral, Renata Vilhena, professora em administração pública da Fundação Dom Cabral, Leany Lemos, ex-secretária de planejamento e orçamento do governo do Rio Grande do Sul e Kênnya Kreppel, subsecretaria de planejamento do governo de Minas Gerais. Confira:
#1 Como fazer a reforma acontecer?
- Lembrar que o processo é contínuo e não fragmentado, que ajustes precisam ser feitos, mas que não há necessariamente uma data final.
- Saber definir bem as diretrizes, o que quer e para onde vai. Ser claro com o que é possível e o que não é possível.
- Entender o que fazer, mas também o que NÃO fazer.
- Definir prioridades do momento e entender a importância de que cada passo importa.
- Articular com o legislativo e a sociedade é essencial, principalmente para superar obstáculos.
#2 Como manter a sustentabilidade do processo?
-
Ter uma equipe responsável pelo projeto que auxilie na institucionalização do programa para manter a continuidade do programa.
-
Definir um marco zero para servir como base de comparação ao longo do programa e após o seu encerramento.
-
Entender que o programa é evolutivo e que sempre há o que melhorar.
-
Construção conjunta das pessoas com o governo para internalizar e criar um vínculo para fazer com que o programa tenha sucesso.
-
Acreditar na reforma.
-
Fazer propostas que estejam de acordo com a realidade do município.
-
Ser ambicioso e propor metas ousadas, porém não esquecer que cada município tem sua necessidade e realidade.
-
Ter as pessoas certas e que estejam dispostas a fazer mudanças. Montar uma equipe engajada.
-
Entender que as pessoas fazem a diferença.
Postagens relacionadas
Modernização da Administração, Planejamento Estratégico
Como gerir o governo a serviço da sociedade?
Essa questão se impõe quando avaliamos a estrutura gerencial e administrativa do setor público municipal, pois muitas vezes percebemos, conforme demonstram os indicadores amplamente divulgados, a existência de uma dessintonia, entre as aspirações populares e...
12.12.25
Jose Carlos Rassier
Ciência e Tecnologia, Modernização da Administração
Pensando futuros: o Encontro de Inovação para Gestores Públicos
No dia 26 de novembro, a Comunitas realizou, em São Paulo, o Encontro de Inovação para Gestores Públicos, dedicado a discutir o papel da inovação na gestão pública. O evento abordou os desafios para inovar...
02.12.25
Redação
Atendimento ao Cidadão, Modernização da Administração
Direto de Cambridge: 7 lições sobre transformação digital e inovação na gestão pública
A transformação digital tem sido um dos grandes desafios para a gestão pública brasileira - seja à nível federal, estadual ou municipal. Modernizar a gestão pública requer mais do que a digitalização dos serviços públicos,...
20.08.25
Redação
Lideranças com espírito público
Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.
Deixe seu comentário!