PT | EN | ES

Confira 3 cursos gratuitos para impulsionar a gestão pública

Publicado em: 19.02.26
Escrito por: Redação Tempo de leitura: 4 min Temas: Meio ambiente e Sustentabilidade, Saúde, Segurança Pública
Voltar ao topo

O início de um novo ano sempre traz uma energia de renovação e é o momento ideal para atualizar conhecimentos e definir novas metas. Essa é a oportunidade de investir no desenvolvimento de competências que fazem a diferença na trajetória profissional, especialmente para quem atua na linha de frente da gestão pública e enfrenta o desafio de se reinventar constantemente.

Pensando nisso, a Rede Juntos preparou uma curadoria de 3 cursos gratuitos disponíveis na Plataforma Rede Juntos, cada um abordando alguns dos maiores desafios da administração pública. As formações permitem que o aprendizado aconteça de forma flexível, respeitando o ritmo de cada participante, e oferecem ferramentas modernas para aprimorar a atuação de gestores e gerar resultados mais eficazes em seus territórios.

Conheça os cursos a seguir e inicie o ano impulsionando habilidades e resultados na gestão pública:

1 – Guia para a Transformação de Pessoas no Setor Público

A formação reúne todas as etapas realizadas pelos 6 municípios participantes da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público, facilitando a replicabilidade de práticas transformadoras em diferentes contextos. Desenvolvida para apoiar gestores na criação e implementação de soluções inovadoras para os desafios da área de recursos humanos, a formação oferece metodologias modernas e ferramentas práticas para aprimorar os serviços públicos a partir da valorização do servidor.

Composta por 7 módulos de conteúdo, a formação oferece aos gestores e profissionais públicos uma oportunidade prática de aprender a identificar desafios na gestão de pessoas, desenvolver soluções criativas e implementar projetos-piloto que promovam transformações efetivas em suas organizações.

Saiba mais aqui.

2 – Universalização do Saneamento Básico

O curso proporciona um panorama completo de conceitos, contextos, ferramentas e referências, permitindo que líderes públicos e suas equipes compreendam de forma ampla a situação atual do saneamento básico em seus territórios. Além disso, a formação oferece subsídios para planejar melhorias nos serviços de água e esgoto, na gestão de resíduos sólidos e na gestão ambiental.

Composta por 7 módulos de conteúdo, a trilha é direcionada para gestores municipais das áreas de meio ambiente, saneamento básico e gestão de resíduos sólidos. Ao longo da formação, os participantes terão acesso a conceitos essenciais do saneamento, atribuições e competências dos municípios, o novo marco regulatório e o papel de parcerias público-privadas na agenda do saneamento básico. Além disso, a formação conta com videoaulas com especialistas como Marília Melo, presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA), e Águeda Muniz, ex-Secretária Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza

Saiba mais aqui.

3 – Políticas Municipais de Prevenção à Violência Baseadas em Dados

Essa trilha tem como objetivo capacitar gestores municipais a utilizar evidências na formulação e implementação de políticas públicas de segurança, apresentando as principais fontes de dados que podem orientar políticas de prevenção à violência. A formação ajuda os gestores a compreender melhor os problemas em seus territórios, avaliar a eficácia das ações implementadas e direcionar recursos de forma mais eficiente.

Composta por 5 módulos de conteúdo, a formação combina referências teóricas, práticas e ferramentas de gestão, oferecendo subsídios para a formulação de políticas mais eficazes e fundamentadas em dados. É indicada para gestores que atuam diretamente ou de forma transversal na segurança pública integrada.

Ao longo do curso, os participantes irão compreender a importância das políticas públicas baseadas em evidências, conhecer abordagens históricas sobre segurança em âmbito municipal no Brasil, explorar conceitos e princípios norteadores da prevenção à violência e aprender como estruturar a coleta de dados para a construção de observatórios da violência.

Saiba mais aqui.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.

Rede Juntos
Visão geral de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.