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Programa de Saúde e
Bem-estar
Breve Resumo
Através da Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde*, a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza desenvolveu um Programa de Saúde e Bem-estar, direcionado para os colaboradores da Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (COGEP/SMS).
O programa foi desenvolvido para melhorar o bem-estar dos colaboradores e o clima organizacional da sede da SMS, proporcionando sentimento de valorização, motivação e, por consequência, a melhora do atendimento à população.
*A Jornada de Gestão de Pessoas para Líderes da Saúde foi um programa de longo prazo realizado pela Comunitas em parceria com a Fundação Lemann com apoio técnico da Catálise. O objetivo consistia em apoiar o desenvolvimento de projetos-pilotos direcionados na melhoria da gestão de pessoas com foco em lideranças da saúde no setor público.
Desafio
A Coordenadoria de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal da Saúde (COGEP/SMS) de Fortaleza, enfrentava o problema de como poderia melhorar o bem-estar dos colaboradores e o clima organizacional da sede da COGESP/SMS, proporcionando o sentimento de valorização, motivação e, por consequência, a melhora do atendimento à população.
Na fase de diagnóstico da Jornada Líderes da Saúde, foram disparados questionários para os colaboradores da Coordenadora de Gestão de Pessoas, onde observou-se a necessidade de dar mais atenção aos aspectos relacionados à saúde físico/mental e inteligência emocional.
Logo, foi definido o seguinte desafio:
“Como podemos melhorar o bem-estar dos colaboradores e o clima organizacional da sede da Secretaria de Saúde para que eles se sintam valorizados, motivados, impactando positivamente no atendimento ao usuário?”
Estratégia
A equipe da COGESP/SMS de Fortaleza, datou que, assim como outros colaboradores da área da saúde, os servidores tiveram sua saúde mental muito afetada pela pandemia.
E, a quantidade de demandas do dia a dia dificultavam que eles tivessem tempo para se dedicar a cuidar da sua saúde física e mental. Apesar de já existirem algumas iniciativas na Secretaria de Saúde que visavam melhorar a saúde do colaborador, os servidores não se sentiam motivados a participar.
Dado isso, para guiar a equipe no desenho da solução, foram pontuados alguns objetivos, tais como:
- Criar espaços para que os colaboradores consigam dedicar tempo para cuidar do seu bem-estar;
- Criar um sentimento nos colaboradores de valorização e engajamento;
- Melhorar o seu desempenho no trabalho.
Assim, foi criado um Programa de Saúde e Bem-estar com diversas iniciativas que buscam melhorar a saúde física e mental dos colaboradores e criar um melhor ambiente de trabalho.
Desenvolvimento
A solução pensada pela equipe busca criar momentos para que os colaboradores consigam dedicar tempo para cuidar do seu bem-estar, impactando diretamente na motivação para realizar seu trabalho; cultivar sentimento nos colaboradores de engajamento e valorização e melhorar o feedback dos colaboradores relacionado ao desempenho no trabalho.
Para isso, foram realizadas pausas ativas de 10 minutos todos os dias durante três semanas para os colaboradores da COGESP/SMS. Cada dia uma atividade diferente foi realizada com os servidores, dentre elas momentos de relaxamento, alongamento e respiração, descanso visual e uma atividade integrativa nas sextas-feiras.
Confira todas as ações realizadas na implementação do projeto no passo-a-passo abaixo.
- Pesquisa de mapeamento das principais causas que afetam a saúde do servidor;
- Reuniões de alinhamento e engajamento com o secretário e coordenadores;
- Criação do cronograma de atividades a serem realizadas no ano;
- Campanha de comunicação da importância da participação nas atividades;
- Mobilização de servidores voluntários para a realização das atividades e abertura das inscrições;
- Realização do calendário de atividades;
- Realização de avaliação final para averiguar impacto das atividades.
Resultados
Após a implementação do Programa Saúde e Bem-estar, foi obtido:
- Notável melhora na integração entre as pessoas da equipe;
- Aderência de quase 100% nas atividades;
- Maior leveza no ambiente de trabalho.
“O Projeto visa a implementação de ações a fim de valorizar e enaltecer o servidor, reconhecendo que o trabalho por ele realizado se faz elemento fundamental na construção da cidade e na efetivação de estratégias de governo e das ações de políticas públicas.” Caroline Feitosa – Coordenadora de Gestão de Pessoas da SMS de Fortaleza
Dicas de replicabilidade
Durante o mês de pilotagem da Jornada, o município de Fortaleza testou a solução deles com os colaboradores da COGEP/SMS. A partir dessas interações, além das realizadas com os mentores, foram levantadas algumas dicas a serem consideradas ao escalar ou replicar a solução. Confira:
- Para engajar, é necessário existir ou construir uma equipe que acolha a intervenção de bem-estar, tomando cuidado para não esbarrar em questões culturais da instituição. Além disso, as pessoas devem enxergar propósito na iniciativa, o que pode ser gerado na ida proativa até elas.
- O trabalho também deve ser feito com as lideranças, no sentido de engajar a sua participação nos programas e colaborar com as condições de envolvimento dos demais. Uma boa forma de lidar com elas é apontando as necessidades e ganhos na saúde. Dessa forma, conseguimos ganhar prioridade nas agendas.
- A atenção deve ser direcionada ao bem-estar do indivíduo, que vai além do bem-estar do trabalhador. Portanto, é necessário analisar os dados de saúde dos funcionários e consultá-los para desenvolver uma ação estratégica para a instituição. Assim, o bem-estar configura-se não como uma autorização, mas como uma forma de ser e estar no trabalho.
Área Responsável
Secretaria de Saúde de Fortaleza
Parceiro Técnico
