Duração: 14 min 

Nível:

A trilha Organizando Cidades: Mobilidade Urbana tem como objetivo auxiliar gestores públicos no planejamento da cidade. Nela você encontrará vídeo-aulas que contribuem com a compreensão e otimização das políticas pública voltadas mobilidade urbana e acessibilidade.

Conteúdo

  • Módulo 1: Bem [email protected]!

  • Módulo 2: Mobilidade Urbana

  • Módulo 3: Certificado de Conclusão

Ariadne dos Santos Daher
Arquiteta-urbanista formada pela Universidade Federal do Paraná (1999), especialista em Gestão Técnica do Meio Urbano pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná/Université de Technologie de Compiègne/GTU International (2001), mestre em Urban Development Planning pela University College London (2003, Chevening Fellow), e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2018-2022). É sócia da Jaime Lerner Arquitetos Associados, e sua experiência profissional abrange projetos nas escalas regional, municipal e urbana nos temas de estruturação territorial e projetos estratégicos, sustentabilidade urbano-ambiental, conservação e reabilitação do patrimônio cultural e natural, estratégias econômicas, mobilidade, espaços públicos, concepção de paisagem e desenvolvimento turístico. É professora de disciplinas de Urbanismo e Paisagismo na Universidade Tuiuti do Paraná, e foi professora convidada no Master of Urban Planning na Melbourne School of Design, como Endeavour Executive Fellow (2018).
Alberto M. R. Paranhos
Economista urbano, graduado pela Universidade Federal do Paraná, com pós-graduação em Economia do Desenvolvimento Urbano na Universidade de Paris-I (Panthéon-Sorbonne) e no Instituto de Desenvolvimento Econômico do Banco Mundial. Trabalhou 9 anos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), 7 anos como consultor residente do Banco Mundial em cidades da América Latina e foi servidor concursado do UN-Habitat por 17 anos. É consultor autônomo em desenvolvimento urbano sustentável e gestão de cidades.
Ana Jayme
Arquiteta e Urbanista, mestranda em Governança e Sustentabilidade no ISAE/ FGV, especialista em gestão estratégica e de projetos pela FGV e Pós-graduada no Master em Liderança e Gestão Publica – MLG do CLP – Liderança Pública com módulo internacional na Harvard Kennedy School. Experiência no desenvolvimento e coordenação de programas e projetos em diversas áreas do setor público – planejamento urbano, desenvolvimento e acompanhamento gerencial de projetos estratégicos multisetoriais em áreas urbanas com participação comunitária, elaboração de projetos para captação de recursos e cooperações técnicas com organismos nacionais e internacionais, elaboração de planos de investimentos para orçamento municipal, identificação de oportunidades para PPPs e novos modelos de negócio, gestão estratégica de portfólio de programas e projetos, planejamento estratégico de longo prazo, elaboração de programa para redução de emissão dos gases de efeito estufa e desenvolvimento de resiliência. Ocupou várias posições executivas e diretivas e participou como membro de vários conselhos de políticas públicas. Atualmente é Assessora de Investimento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC. Integrou o Grupo de Trabalho de Eletromobilidade do Ministério das Cidades/ Desenvolvimento Regional e atua na Rede Mulheres em Movimento constituída por líderes em diferentes áreas de mobilidade, energia e meio ambiente, tanto do setor público quanto do privado, para levar o poder feminino à agenda de transporte, energia e sustentabilidade, na rede de líderes do CLP e no Fórum de Economia Verde e Inovação do C40 Cities.
Marina Schulman
Arquiteta e urbanista formada pela PUC-PR (2017) e mestre em Design Urbano pela Universidade de British Columbia (2019), no Canadá. Além de colaborar com o Instituto Jaime Lerner, é arquiteta da equipe Jaime Lerner Arquitetos Associados.
Compartilhe com todos!!!

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *