Duração: 14 min 

Nível:

Avaliação:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Certificados de Conclusão

Certificado de Conclusão

 

Para receber o Certificado de Conclusão da trilha Organizando Cidades: Mobilidade Urbana, envie um artigo de até 2 páginas (aproximadamente 1000 palavras) escrito a partir do que você aprendeu para redejuntos@comunitas.org.br . Sinta-se a vontade para, neste documento, compartilhar os principais aprendizados, uma reflexão ou uma análise livre no tema explorado durante a Trilha. O certificado será enviado para o seu email de cadastro e aqueles artigos que se destacarem poderão ser publicados no blog da Plataforma.

Módulo 2

Mobilidade e Acessibilidade

 

Pelo tempo que consome no cotidiano das pessoas, pela importância que tem como elemento de estruturação da ocupação do território, por sua interface com as estruturas econômicas, pelos impactos ambientais e de saúde pública, e por tantos outros aspectos, a mobilidade é um tema de destaque no planejamento de um município/região.
É um assunto amplo, que envolve desde a condição das calçadas até a expansão de um aeroporto internacional, passando pelas novas tecnologias que instrumentalizam desde o aplicativo para pedir a entrega de uma pizza até o machine learning que guia os veículos autônomos.
Ainda que o diagnóstico em cada localidade vá revelar muitas especificidades, poderíamos arriscar, de antemão, que algumas questões serão recorrentes: calçadas com pavimentos precários e com baixo conforto ambiental; predominância do espaço viário dedicado ao transporte motorizado particular; sistemas de transporte coletivo com deficiências estruturais e operacionais; falta de hierarquia e de continuidade das vias; conflitos entre o tráfego local e de passagem (muitas e muitas áreas urbanas brasileiras se desenvolveram/desenvolvem de forma “orgânica” ao longo das margens de rodovias); e números expressivos de acidentes de trânsito. Todos esses pontos são substantivamente impactados pelo Planejamento Territorial e são componentes de um bom diagnóstico.

Temas críticos a diagnosticar: 

Identificar os gargalos de mobilidade na base física (sistema viário estruturante existente e previsto) e nos modais de transporte (não esquecer dos pedestres, ciclistas e pessoas com necessidades especiais), bem como necessidades de expansão, de modo a orientar as propostas. É importante ter consciência de que o porte do município vai influenciar a viabilidade dos diferentes modais de transporte, particularmente no que tange os de maior capacidade (BRT, VLT, VLP, Trem, Metrô). Sempre que possível deve-se buscar uma rede de transporte com integração física, tarifária e de modais.

Onde encontrar essas informações:

Sobre esse tema, as fontes são inúmeras. Destacamos as páginas do Ministério da Infraestrutura, do Ministério do Desenvolvimento Regional, da Empresa de Planejamento e Logística e das Agências Nacionais de Transportes (ANTT (Links to an external site.), ANTAQ (Links to an external site.), ANAC (Links to an external site.)) trazem informações sobre programas e ações em curso que podem ter impacto no município que está sendo estudado.  Há ainda instituições internacionais que oferecem um excelente material sobre o tema, como o Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP (Links to an external site.)), o International Council on Clean Transportation (ICCT) e a iniciativa Transformative Urban Mobility Initiative (TUMI).
O WRI-BrasilLinks to an external site. disponibiliza um rico acervo de informações. Particularmente sobre o transporte coletivo, fontes como Associação Nacional de Empresas de Transportes Urbanos (NTU)Links to an external site., Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP)Links to an external site. também trazem publicações e referências. No âmbito local/regional, as empresas que operam o transporte (coletivo, escolar, funcional, especial, etc.) podem informar os itinerários, frequência, frota e passageiros transportados.

VÍDEO-AULA | Com Ermínia Maricato, arquiteta e urbanista, professora titular aposentada da USP

Ermínia Maricato 
Arquiteta e urbanista, professora titular aposentada da Universidade de São Paulo (USP)
Ermínia foi titular da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP – Brasil (1974-2010); coordenou o Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da USP (1998-2002); foi membro do Conselho de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo (1998-2002); professora visitante no Human Settlements Center da University of British Columbia – Canadá (2002); professora visitante na Escola de Arquitetura e Urbanismo de Witwatersrand – Joanesburgo / África do Sul (2006); e já foi membro do Conselho de Pesquisa da Universidade de São Paulo (2007-2009). Também foi secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano do Município de São Paulo (1989/1992); foi presidente do Conselho de Administração da Empresa Metropolitana de Habitação de São Paulo (1992), participou do Comitê de Transição Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva (2002) – formulou a proposição para a criação do Ministério das Cidades; e foi vice-ministra do Ministério das Cidades e coordenadora técnica da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (2003-2005).
Dá play e assiste:

VÍDEO-AULA | Com Sérgio Avelleda, diretor de Mobilidade Urbana do World Resources Institute

 

Sérgio Avelleda 

Diretor de Mobilidade Urbana do World Resources Institute (WRI)

Sergio é advogado, com MBA em 2012, no Insper – Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo. Antes de ingressar no WRI, ele foi Secretário de Mobilidade e Transporte em São Paulo, Brasil, onde foi responsável por gerenciar os desafios de tráfego e o mais extenso sistema de ônibus do mundo. Sergio também foi responsável pela regulamentação de táxis e aplicativos móveis de transporte, bem como pela gestão do sistema de transporte de carga. Já foi presidente da Companhia Metropolitana de São Paulo. Antes, ele havia sido presidente das empresas de trens suburbanos de São Paulo (CPTM).

 

Dá play e assiste:

O que Trabalhamos nesta Trilha

 

Estamos chegando ao final desta Trilha sobre Mobilidade Urbana. Antes de concluirmos, gostaríamos de recapitular os principais tópicos de estudo sobre este tema.

Iniciamos a trilha com uma contextualização sobre os desafios presentes nas cidades brasileiras, entendendo de que maneira a mobilidade urbana pode vir a contribuir na construção de cidades mais igualitárias e sustentáveis.

Também apresentamos os elementos essenciais para que um diagnóstico eficiente sobre a mobilidade no território seja feito. É importante não esquecermos destes temas e abordá-los, sempre que possível, de maneira holística.

As principais normativas sobre mobilidade urbana foram estudadas e é importante que estas leis e instrumentos de planejamento sejam de conhecimento dos gestores públicos.

O material desta trilha teve como objetivo apresentar um panorama geral sobre as possibilidades de atuação na mobilidade urbana das cidades e de se pensar em políticas públicas focadas nos diversos territórios e realidades brasileiras. Os materiais de referência servem de apoio e aprofundamento para quem se interessar mais sobre o assunto.

Módulo 1

Bem vind@s!

 

Seja muito bem-vindo ao módulo sobre mobilidade urbana.
Nesta Trilha você irá encontrar um panorama contemporâneo sobre os principais desafios a serem enfrentados pelas cidades brasileiras. Iremos abordar os temas fundamentais para atuação no campo das políticas públicas voltadas à mobilidade urbana.
Por se tratar de assunto complexo, optou-se por apresentar primeiramente uma contextualização sobre o tema, descrevendo as principais competências do município e tendências de planejamento. Na sequência o curso irá apresentar os elementos fundamentais para aproximação do território, apresentando quais são as principais características que devem ser consideradas ao se trabalhar com as diversas realidades brasileiras.
No final da Trilha é apresentado ao leitor um conjunto de legislações referentes ao tema e uma série de materiais de referência para apoio e complementação à leitura.
Bom aprendizado!

Sem comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *