PT | EN | ES

10 conteúdos para você se aprofundar em gestão pública

Publicado em: 20.04.22 Escrito por: Redação Tempo de leitura: 6 min
Voltar ao topo
10 conteúdos para você se aprofundar em gestão pública

Foto por Bruno Mira | Unsplash

Criada para ser um espaço em que a Comunitas disponibiliza todo o conhecimento produzido pela organização, a Plataforma Rede Juntos traz diversos conteúdos, produzidos a partir das experiências dos parceiros e especialistas de espírito público, que atuam em conjunto com a organização.

Dentre as mais de 350 frentes que a Comunitas já apoiou ao longo dos anos, há casos em diversas áreas relevantes da administração pública, como segurança, saúde, educação e muito mais!

A seguir, confira dez conteúdos que você pode consumir que estão disponíveis aqui na plataforma:

Trilha de conhecimento
#1 Aprimorando a Gestão Ambiental do Município
Com apenas duas horas de duração, essa trilha tem como objetivo auxiliar gestores a compreenderem as políticas públicas direcionadas ao meio ambiente. Nela, será possível encontrar explicações sobre leis e decretos, além de ferramentas para a identificar e melhorar a situação de seu município.

#2 Modernização e Melhoria do Processo de Licenciamento Ambiental
Também com duas horas de duração, essa trilha tem como objetivo preparar o gestor público para o processo de modernização e melhoria do processo de licenciamento ambiental com base na experiência vivida pela Secretaria de Meio Ambiente do estado do Pará.

Boa prática
#3 Curitiba 2035 – como a capital paranaense vem se organizando para um crescimento urbano sustentável e eficaz a longo prazo
O Curitiba 2035 é fruto de uma parceria entre a Comunitas, a Prefeitura Municipal de Curitiba e o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Sistema Fiep), e tem foco na mobilização e engajamento da sociedade civil para a construção de diretrizes de longo prazo, as quais devem nortear as políticas de desenvolvimento urbano da capital paranaense nos próximos anos.
O objetivo do projeto foi construir, por meio de parcerias entre diversos setores (público, privado, universidades e sociedade civil organizada), um plano de ação de longo prazo para a capital paranaense, criando um ambiente urbano capaz de desenvolver e atrair pessoas, empresas e investimentos focados na inovação, e servindo como modelo a ser adotado por outras cidades do Brasil e do mundo.

#4 Desburocratização de 72 dias para 24 horas: como a prefeitura de campinas acelerou os processos de licenciamento urbano para 80% dos processos imobiliários
A criação da Aprovação Imediata Responsável (ARI), inédita no País, reduz o tempo de tramitação e o estoque de projetos de empreendimentos imobiliários que aguardam aprovação. Dessa maneira, a ARI desburocratiza a aprovação de empreendimentos de baixo impacto, correspondente a 80% do total na prefeitura.

Por meio da ARI, é possível emitir Alvará de Execução de Obra no mesmo dia de entrada do pedido para construção de empreendimentos unifamiliares, de comércios de até 500 m² e prédios institucionais (igrejas, clubes, escolas) de até 1.000 m². Antes, a média de aprovação era de 72 dias. A ARI é elaborada pelo engenheiro ou arquiteto responsável pelo projeto, que assume o compromisso de cumprir as normas técnicas.

Conferência digital
#5 Caminhos para a recuperação socioeconômica dos estados
Na série “Conferência Digital”, a Comunitas, por meio do Hub InovaJuntos (o hub de inovação em gestão pública da Comunitas), promoveu uma rodada de palestras acerca de diversos tópicos importantes ao longo para o enfrentamento da crise e os possíveis caminhos para a economia no pós-pandemia.

Participaram deste debate o agora ex-governador, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, Romeu Zema, de Minas Gerais, Ronaldo Caiado, de Goiás, Helder Barbalho, do Pará, e o novo governador de São Paulo, Rodrigo Garcia. A mediação da conferência ficou a cargo de Fábio Zambeli, analista-chefe do JOTA.

Webinário
#6 Como enfrentar a crise financeira dos municípios através de ações locais
Em quase 30 minutos de apresentação, o secretário da Fazenda de Juiz de Fora, Fúlvio Albertoni, falou sobre alguns caminhos possíveis para as cidades enfrentarem a crise fiscal. Dentre as medidas apoiadas por ele, as ideias permeiam o planejamento financeiro, a liderança e a transparência.

Podcasts
#7 Saúde Pública
Neste episódio da série de podcasts “Lideranças Públicas do Séc. XXI”, o agora ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, conta sobre sua experiência na Prefeitura de Pelotas (de onde também foi prefeito) na implementação da Rede Bem Cuidar, que ganhou diversos prêmios. Leite debate acerca do uso de planejamento estratégico como uma ferramenta de gestão ao modelar políticas públicas na área da saúde, bem como discorre sobre a criação e implementação de Parcerias Público-Privadas (PPP) na área.

#8 Construindo cidades para as pessoas
Neste episódio da série de podcasts promovidos pela Comunitas, o “Conversa Pública”, a conversa gira em torno de urbanismo e planejamento municipal. Com a participação da arquiteta, urbanista e professora, Ariadne Daher, e do servidor da prefeitura municipal de Santos, Glaucus Farinello, o debate gira em torno das semelhanças dos desafios enfrentados pelos 5570 municípios brasileiros, independentemente do porte.

#9 Public Private Partnerships – parceria com a Columbia Global Centers
Neste episódio da série de podcasts “Lideranças Públicas no Séc. XXI”, o professor-doutor da Columbia University, William Eimicke, fala sobre a estruturação de parcerias entre governo, setor privado e entidades sem fins lucrativos. Com base em casos dos EUA, Ásia, América Latina e Oriente Médio, o professor Eimicke descreve alguns dos principais elementos necessários para que as parcerias público-privadas funcionem (Episódio em inglês).

Publicação
#10 Como melhorar o Ideb
Esta cartilha apresenta um panorama da educação no Brasil – o funcionamento do sistema educacional, o diagnóstico da realidade, desafios e estratégias, além de práticas inspiradoras, como as realizadas em Itirapina, Pelotas, Salvador e Paraty. O conteúdo deste material serve como inspiração, referência e guia para aqueles que acreditam no trabalho multissetorial e em rede como melhor caminho para melhoria da educação brasileira e, consequentemente, da qualidade de vida dos cidadãos.

O que você
achou desse
conteúdo?

Média: 0 / 5. Votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar!

Compartilhe
este conteúdo:

Deixe seu comentário!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lideranças com espírito público

Somos servidores, prefeitos, especialistas, acadêmicos. Somos pessoas comprometidas com o desenvolvimento dos governos brasileiros, dispostas a compartilhar conhecimento com alto potencial de transformação.