#RETROSPECTIVA 2021: Rede Juntos na Reforma Administrativa
A trilha de conhecimento Reforma Administrativa: Como melhorar a gestão de pessoas em municípios e estados, traz um conteúdo inédito, extraído da Jornada de Conhecimento organizada pela Comunitas, com as principais iniciativas que estão dominando a gestão de pessoas dentro da administração pública. Além disso, os municípios participantes da Jornada puderam colaborar com a produção dessa trilha através das experiências compartilhadas nos encontros que ocorreram durante o ano. Para saber como modernizar a gestão de pessoas dentro do seu território, confira a trilha aqui.
Para auxiliar o processo de reforma administrativa no seu estado ou município, a Comunitas lançou um Guia Prático para municípios e estados a partir das experiências de reforma administrativa do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais. Neste guia é possível encontrar todos os detalhes dos processos feitos por ambos estados, bem como algumas dicas e ferramentas de apoio de como prosseguir com a reforma administrativa no seu território. Clique aqui para baixar a publicação.
Além do conteúdo teórico e as mentorias práticas, a Comunitas também contou, em 2021, com diversos especialistas de sua rede para dar palestras, organizar aulas ou participar de eventos com a temática. Fábio Bernardi, especialista em comunicação pública, e do Felipe Belli, assessor técnico do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Ambos especialistas estiveram presentes durante a Reforma Administrativa ocorrida no estado do Rio Grande do Sul e trouxeram suas contribuições para a Rede Juntos de como foi participar de um processo tão importante e ao mesmo tempo sensível para a administração. Assista:
#FAQ dos Especialistas: As principais dicas para fazer uma Reforma Administrativa
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- Lembrar que o processo é contínuo e não fragmentado, que ajustes precisam ser feitos, mas que não há necessariamente uma data final.
- Saber definir bem as diretrizes, o que quer e para onde vai. Ser claro com o que é possível e o que não é possível.
- Entender o que fazer, mas também o que NÃO fazer.
- Definir prioridades do momento e entender a importância de que cada passo importa.
- Articular com o legislativo e a sociedade é essencial, principalmente para superar obstáculos.
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Ter uma equipe responsável pelo projeto que auxilie na institucionalização do programa para manter a continuidade do programa.
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Definir um marco zero para servir como base de comparação ao longo do programa e após o seu encerramento.
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Entender que o programa é evolutivo e que sempre há o que melhorar.
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Construção conjunta das pessoas com o governo para internalizar e criar um vínculo para fazer com que o programa tenha sucesso.
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Acreditar na reforma.
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Fazer propostas que estejam de acordo com a realidade do município.
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Ser ambicioso e propor metas ousadas, porém não esquecer que cada município tem sua necessidade e realidade.
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Ter as pessoas certas e que estejam dispostas a fazer mudanças. Montar uma equipe engajada.
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Entender que as pessoas fazem a diferença.
4 ideias internacionais de ações que valorizam o servidor público
Foto por Greg Rosenke|Unsplash
Para agradecer e celebrar o trabalho que os servidores públicos exercem incansavelmente todos os dias, é comemorado o dia do servidor. No Brasil, ele acontece todos os anos no dia 28 de outubro. Porém, como já mostramos nas iniciativas de valorização do servidor público anteriores de Londrina e Canoas, cada cidade no Brasil tem o seu jeito de reconhecer uma peça tão fundamental da gestão pública. Pensando nisso, a Rede Juntos buscou referências internacionais e trouxe um compilado de iniciativas que podem ajudar prefeituras aqui do Brasil a se inspirarem e quem sabe replicar uma iniciativa inédita.#1 Concursos de ideiasA Prefeitura de Madri, na Espanha, realizou em 2014, um concurso de ideias com seus servidores para identificar as propostas de melhoria da qualidade e otimização do serviço público oferecido pela cidade. A iniciativa Innovando Juntos, buscou criar um ambiente de trabalho em equipe colaborativo trazendo inovação ao adotar medidas propostas por funcionários na administração, tornando o servidor não apenas responsável pela função que exerce, mas também por aperfeiçoar o serviço prestado pela administração. O concurso acontece em 3 fases, sendo a primeira dedicada à apresentação das ideias, a segunda a transformação da ideia em um projeto específico e a terceira a implementação dos projetos finais. Na última fase, os projetos passam por uma avaliação de critérios como viabilidade de implantação, impacto cidadão, sustentabilidade, criatividade e contribuição na melhoria do serviço público. Além do prêmio final, que é a implantação da ideia vencedora na administração da cidade, os 5 finalistas recebem um diploma de credenciamento. O projeto vencedor foi o de unificação dos cartões de transportes públicos na cidade, onde o mesmo cartão é utilizado para todos os transportes públicos na cidade.#2 Evento do Reconhecimento do Talento do Servidor PúblicoNa Colômbia, a Prefeitura de Bogotá promoveu um evento que visava reconhecer o talento do servidor público. O V Gala de Reconhecimento 2020 foi organizado pelo Departamento Administrativo do Serviço Civil Distrital e realizado no Teatro Jorge Eliécer Gaitán, respeitando todas as medidas sanitárias para combater a pandemia do coronavírus. No evento, também foi realizada a premiação de 310 servidores dentre os quais enquadram-se nas quatro categorias apresentadas: i. reconhecimento do servidor público de carreira administrativa com alta avaliação de desempenho; ii. reconhecimento das iniciativas de inovação pública; iii. Reconhecimento das iniciativas e ações afirmativas que favoreçam os enfoques do plano de desenvolvimento; e iv. reconhecimento ao servidor da linha de frente da Covid-19. A iniciativa de premiação trouxe para os servidores um reconhecimento do esforço realizado e de dever cumprido.#3 Show de TalentosA cidade de Dallas, nos Estados Unidos, separou um período do dia do servidor público para organizar um show de talentos. Nele, além dos servidores poderem apresentar seus shows (dança, música, stand-ups, poesias…) também promoveu uma integração entre servidores de outros departamentos, aproximando os servidores municipais fora do horário de trabalho.#4 Festival do Aprendizado Em 2021, a cidade de Singapura, em Singapura, adotou novos formatos para celebrar o dia do servidor frente às limitações da Covid-19. Dentre uma série de iniciativas como um evento online de abertura do mês do servidor, quiz com premiação em dinheiro e a premiação de transformação do setor público, foi realizado o Festival do Aprendizado. O festival contou com uma série de seminários online promovidos pela administração para desenvolver e capacitar os servidores. Durante 15 dias, foram ministrados mais de 100 encontros dos mais diversos temas disponíveis para todos os profissionais do setor público. A iniciativa faz parte do lema “Emerging Stronger as One Public Server“, que tem como finalidade mostrar a união da administração com os servidores públicos trabalhando como uma só força.Por fim, vale uma dica! Se você acredita que a iniciativa do seu município vale ser compartilhada com o mundo todo, o departamento de Economia e Ciências Sociais da ONU – UNDESA faz anualmente uma premiação para iniciativas de valorização do servidor público como forma de realçar os impactos positivos na administração gerados pela iniciativa. Para saber mais sobre o concurso, clique aqui.Referência:
City celebrates Public Service Recognition Week, Dallas City News, 2021.Emerging stronger as One Public Service, Public Service Week 2021, 2021.Innovando Juntos, Oficina de Innovación Social, Madrid, 2021.UN Public Service Day & Awards, United Nations Department of Economics and Social Affairs – Public Institutions, 2021.V Gala de Reconocimiento 2020, Departamento Administrativo del Servicio Civil Distrital, Bogotá, 2020.
12 ideias de incentivos não-remuneratórios para se inspirar
Foto: krakenimages | unsplash
6 maneiras de comunicar uma reforma administrativa

5 iniciativas pensadas para pessoas no setor público
Laboratórios de inovação e o futuro da gestão pública

Teletrabalho como alternativa para repasse de recursos financeiros na gestão pública
Confira matérias sobre a Jornada de Formação para Novos Prefeitos que saíram na imprensa!
Prefeitura de Londrina – “Londrina é selecionada para a Jornada de Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas” – 17/03/2021 por Renan Oliveira
Governo da Cidade de São Paulo – “Prefeitura de São Paulo participa de evento de reforma administrativa em gestão de pessoas” – 13/07/2021
Prefeitura Municipal de Campinas – “Campinas participa da Jornada de Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas” – 19/03/2021
Exame – “Curso ensina gestores públicos bons exemplos de reforma administrativa” – 12/07/2021 por Leo Branco
Para deixar o conteúdo ainda mais diverso e completo, a jornada contou com videoaulas feitas por especialistas. Todo esse material fica disponível gratuitamente no canal do Youtube da Rede Juntos.
Confira abaixo as vídeo aulas respectivas a cada fase da Jornada de Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas!
Nossas jornadas contam com trilhas de conhecimento exclusivas, a Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas não sendo diferente. O que foi um material imprescindível para os participantes da jornada é também um documento rico para futuras reformas administrativas e gestão de pessoas, por isso fica disponível gratuitamente na plataforma da Rede Juntos.
Confira abaixo a trilha respectiva a essa jornada!
A trilha Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas tem como objetivo apresentar conhecimento extraído a partir de 2 experiências: um caso apoiado pela Comunitas, por meio do Programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, e outro pela Aliança para Liderança de Impacto no Setor Público. O foco da trilha é demonstrar como estes dois Estados conduziram seus processos de reforma administrativa e melhoria das políticas de gestão de pessoas, e oferecer conteúdo para orientar outros Estados e Municípios a replicar iniciativas semelhantes em seus territórios.
Nela você encontra diretrizes e desafios de uma reforma administrativa, opiniões de especialistas, métodos de avaliação de desempenho, desenvolvimento do servidor, e muito mais!
A Jornada de Reforma Administrativa em Gestão de Pessoas contou com mais de 60 participantes, representando 12 municípios. Foram 30h de encontros virtuais coletivos e 3 mentorias individuais para cada município. Ao todo foram mais de 50 projetos-pilotos desenhados e 12 atos normativos entregues. Leia abaixo as entregas de cada município no detalhe.
Atos normativos:
- Minuta de Decreto que prevê a regulamentação do sistema de teletrabalho;
- Minuta de projeto de lei que revisa o estatuto do servidor trazendo alterações nas licenças prêmios, revoga as incorporações das funções gratificadas, altera a execução das horas extras.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Eixo seleção de pessoal: processo de seleção interna para cargos de chefia;
- Eixo qualidade no ambiente de trabalho: regulamentação do trabalho remoto e melhoria da jornada de trabalho com foco no desempenho e não horas trabalhadas;
- Eixo avaliação de desempenho: vincular avaliação de desempenho a metas do plano de governo;
- Eixo desenvolvimento do servidor: criação da Escola de Governo para qualificar servidores.
Atos normativos:
- Revisão do estatuto dos servidores que é de 2001. Foco em: atualização de processos administrativos, banco de horas, férias e medidas disciplinares;
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Eixo seleção de pessoal: Levantamento de quadro funcional → mapeamento de vagas ociosas, extinção de cargos obsoletos, análise curricular, atualização de requisitos técnicos e concurso público;
- Eixo qualidade do ambiente de trabalho: Saúde e clima no trabalho → avaliação das condições do ambiente, promoção de saúde e fisioterapia aos servidores, promoção de ginástica laboral, e elaboração de pesquisa de clima;
- Eixo desempenho: Avaliação contínua de servidores → bonificação atraídos por metas, comissão permanente de estágio probatório e feedback e feedforward;
- Eixo desenvolvimento do servidor: Reinauguração da Escola dos Servidores → capacitação técnica, convênios com instituições de ensino, palestras e implementação de cursos e-learning.
Atos normativos:
- Regulamentação do teletrabalho e do home office;
- Revisão de cargos e salários;
- Revisão do Estatuto do Servidor que data de 1995.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Eixo seleção de pessoal: Alterações nas formas de contratação (temporário/por projeto); Seleção interna para progressão vertical e para flexibilização horizontal; Revisão da seleção do concurso externo.
- Eixo qualidade do ambiente de trabalho: Mapeamento dos processos; Análise dos cargos; Definição dos perfis para cada cargo; Formas de gratificação e de contratação além do concurso.
- Eixo desempenho: Novo modelo de acompanhamento de tarefas e medição de produtividade sendo implantado através de sistema; Testes para efetivar organização do trabalho online;
- Eixo desenvolvimento: Projeto Piloto: foco na qualificação profissional com oportunidades mais amplas e reconhecidas; Modelos de prestação de serviços em outras modalidades definidos; Métodos de premiação por produtividade; Novo plano de cargos e salários, progressões e gratificações.
Atos normativos:
- Minuta de decreto para regulamentação do teletrabalho
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Piloto 1: Melhoria na qualidade do ambiente de trabalho como um incentivo não-remuneratório que é a organização e reformulação do espaço;
- Piloto 2: Avaliação do desempenho dos servidores atrelado às metas do plano de governo e digitalização do processo de avaliação;
- Piloto 3: Regulamentação do teletrabalho: criação de uma minuta que estipula os cargos que adotarão o teletrabalho; definição do cumprimento de metas com base em indicadores quantitativos; orientações sobre ergonomia, etc;
- Piloto 4: Desenvolvimento de benefícios não remuneratórios como a criação da escola de governo e capacitações. Programa “Líderes 4.”0.
A prefeitura de São Paulo propôs como entrega da Jornada da Comunitas 5 projetos, onde todos necessitam algum ato normativo e geram alguma melhoria em gestão de pessoas:
- Reestruturação das carreiras do nível básico e do nível médio para torná-las mais atrativas;
- Reestruturação dos cargos em comissão para torná-los mais atrativos tanto para servidores como para profissionais do mercado, evitando perder talentos;
- Criação de programa de residência em gestão pública e jurídica para recém formados em troca de bolsa;
- Novo ato normativo de concursos públicos que é muito antigo, de 1984, visando a adoção de novas diretrizes para harmonizar legislação esparsas;
- Revisão do regramento de férias → solução de algumas incongruências da legislação como aquisição de férias proporcional aos dias de efetivo exercício.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Alteração do nome da Secretaria de Recursos Humanos para Secretaria de Desenvolvimento em Gestão de Pessoas;
- Criação da Licença Paternidade;
- 2 propostas de projeto de Lei: uma com foco na avaliação psicológica dos servidores públicos e outra para apoio de gestão de pessoas;
- Criação de 3 grupos intersetoriais para trabalhar em políticas afirmativas para o município.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
Eixo seleção de lideranças:
- Revisão de cargos e gratificações
- Modelo de pré-seleção para ocupação das RTs da saúde para valorizar carreiras técnicas
Implantar uma prática de diálogo entre as lideranças para potencializar as pessoas.
Eixo qualidade do ambiente de trabalho:
- A realização de uma pesquisa de clima para ouvir os servidores;
- O projeto “escuta e ação” que visa chegar nas unidades onde não todo mundo está alfabetizado digitalmente e busca criar canais de diálogo entre servidores e administração;
- Formação em comunicação não violenta para que servidores comuniquem de forma mais efetiva entre eles, com seus superiores e com o munícipe.
Timón (MA)
Atos normativos:
- Criação de lei específica para ampliar a gratificação por desempenho que está prevista para outras áreas, vai ser alterado para abarcar a área da saúde.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
Projetos de curto prazo com foco na área da saúde:
- Modulação da força de trabalho em cada unidade de saúde e estabelecer quadro em regimento interno;
- Definir carga horário dos servidores, horas extras e plantões;
- Ampliar o adicional de produtividade para a área da saúde;
- Criar programa de capacitação para servidores;
Projetos de médio prazo com foco na administração toda:
- Elaborar estudo para substituir o adicional por tempo de serviço por adicional de produtividade;
- Criação de comissão intersetorial para apoio na elaboração de editais de processo de seleção de funcionários;
- Regulamentar o teletrabalho;
- Criação de um programa de integração para novos servidores com cartilha, palestras e vídeos tutoriais.
Atos normativos:
- Alterações importantes previstas na revisão do estatuto:
- Regularização e restituição do vencimento de 220 funcionários que recebem menos de um salário-mínimo;
- Revisar a licença premium;
- Regularização da produtividade fiscal de tributos, obras e posturas, trânsito, inspeção e vigilância sanitária e defesa do consumidor;
- Revisão do adicional de insalubridade.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
Atos normativos:
- Proposta de projeto de Lei que contemplará:
- A criação de uma Secretaria de Recursos Humanos, pensando na valorização e capacitação do servidor;
- A criação de uma Secretaria da Fazenda;
- A reestruturação do organograma das secretarias;
- A atualização das questões voltadas para as remunerações dos servidores.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Seleção de Pessoal: Concurso Público com mapeamento das vagas, atualização salarial, atualização cadastral dos servidores, revisão de cargos e salários;
- Qualidade de vida no trabalho: foco será melhorar as condições de trabalho com reestruturação física dos espaços de trabalho.
Atos normativos:
- Mapeamento das legislações desatualizadas → propostas para mudanças na Lei Orgânica Municipal para unificar e regulamentar as legislações do Estatuto do Servidor;
- Propostas para solucionar o crescimento vegetativo da folha de pagamento, direcionando a gratificação dos servidores através de avaliação de desempenho.
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Eixo de seleção o foco será no mapeamento dos perfis profissionais de alguns cargos a ser definido pelo município;
- Eixo de Qualidade do Ambiente de trabalho a ênfase será num projeto de Saúde Mental para os Servidores.
Atos normativos:
- Criação de minuta de projeto de lei para regulamentar as férias dos servidores (previsto para final de 2021).
Projetos com foco em gestão de pessoas:
- Eixo seleção: Mapeamento de competências e elaboração de perfil dos cargos com elaboração do questionário de recadastramento dos servidores (já desenhado);
- Eixo de qualidade do ambiente de trabalho: Realizar pesquisa de clima do ambiente de trabalho (pesquisa já desenhada);
- Eixo de desempenho: Pactuar indicadores e metas para desempenho de trabalho dos servidores;
- Eixo desenvolvimento: Criação de cursos de capacitação.
Ao todo, 12 municípios participaram do programa:
- Abaetetuba (PA) – Prefeita Francineti Carvalho
- Timon (MA) – Prefeita Dinair Veloso
- Bezerros (PE) – Prefeita Lucielle Laurentino
- Curvelo (MG) – Prefeito Luiz Paulo
- Juiz de Fora (MG) – Prefeita Margarida Salomão
- Mogi das Cruzes (SP) – Prefeito Caio Cunha
- Campinas (SP) – Prefeito Dário Saadi
- São Paulo (SP) – Prefeito Bruno Covas (in memoriam)/Ricardo Nunes (sucessor)
- Londrina (PR) – Prefeito Marcelo Belinati
- Canoas (RS) – Prefeito Jairo Jorge
- Aparecida de Goiânia (GO) – Prefeito Gustavo Mendanha
- Cáceres (MT) – Prefeita Eliene Liberato
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Quando a gente fala de reforma administrativa
e gestão de pessoas é importante entender que além das questões financeiras e fiscais, que são muito relevantes, tem também mecanismos de modernização do serviço público, que muitas vezes acabam passando despercebidos. Aqui no Rio Grande do Sul tinha legislação dos anos 1950 ou 1960. Então a mentalidade era completamente diferente, a situação do país era completamente diferente. Quando revisamos a legislação para ver as oportunidades de melhoria nos deparamos com vários anacronismos, várias situações que não cabiam mais no século XXI. Então foi uma boa oportunidade para trabalhar com simplificação das relações de trabalho.

Um dos grandes benefícios do Programa é conseguir atrair profissionais de alto nível, com currículos e habilidades profissionais muito bons que muitas vezes, são profissionais concursados, cujas aptidões não eram conhecidas por outros membros do governo

É muito importante que os processos de seleção sejam encabeçados pela principal liderança. No caso do Transforma Minas, mesmo que alguns atores políticos pudessem ter apresentado resistência em realizar todos os processos de Seleção via Transforma Minas, ela foi sendo diluída, pois o Programa foi sendo bem avaliado por todos, ao longo do tempo
A Jornada de Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas, realizada pela Comunitas em 2021, surgiu a partir de uma necessidade de governos municipais e estaduais que buscavam apoio nos processos de reformas administrativas e iniciativas de melhoria de gestão de pessoas, com o intuito de alcançar uma gestão mais eficiente e maior qualidade na prestação de serviços.
Para desenvolver a Jornada, a Comunitas tomou por base as experiências dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, que elaboraram e implementaram os projetos-pilotos em parceria com a organização (RS) e a Fundação Lemann (MG). A partir daí, os aprendizados dos estados foram sistematizados em trilhas de conhecimento, que continuam disponíveis para que o aprendizado possa ser replicado em outros territórios. Mas, no primeiro momento, 60 pessoas participaram de quase 30 horas de encontros ao longo de praticamente quatro meses de formação, contando com o apoio de diversos especialistas convidados, além de consultorias técnicas e aprendizados práticos por meio da rede da Comunitas, formada por gestores públicos que atuam no executivo.
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