Para inscrever-se na trilha e fazer a sua própria Jornada.
Os cinco municípios selecionados da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público são:
1. Fortaleza (CE)
A capital do cearense, tem 2.686.612 habitantes e é governada pelo prefeito é José Sarto Nogueira. Junto com sua equipe, ele propôs como desafio para nossa jornada o dimensionamento da Força de Trabalho, como o Fortaleza 2040.
2. Maceió (AL)
A capital de Alagoas conta população de 1.025.360 habitantes e quem administra a cidade é o prefeito João Henrique Caldas. A equipe do município apresentou dois questionamentos para serem resolvidos nesta jornada: alocação de pessoal e capacitação de liderança.
3. Niterói (RJ)
A cidade de Niterói tem pouco mais de 500 mil habitantes e atualmente é administrada por Axel Grael. E a participação do município nesta jornada busca um problema a ser resolvido é o banco de dados dos funcionários públicos. Não existe um cadastro. Por isso, a implantação do Banco de Talentos será um passo importante para o município.
4. Pelotas (RS)
Pelotas fica no Rio Grande do Sul e tem pouco mais de 300 mil habitantes. A cidade é administrada por uma mulher, a prefeita Paula Mascarenhas. O município apresentou ideias para melhorar a gestão, como a implementação de plano de cargo, carreira e remuneração, a partir de progressões por tempo de colaboração, com o objetivo de valorizar o funcionário. Outro ponto importante é a preocupação da saúde dos servidores, visando a melhorar a qualidade do trabalho e saúde mental
5. Ribeirão Preto (SP)
Ribeirão Preto tem cerca de 500 mil habitantes e seu atual prefeito é Duarte Nogueira. O município apresentou dois pontos que precisam de resolução: avaliação de desempenho, e aspiração de carreira.


A Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas no Setor Público tem como propósito desenvolver soluções inovadoras a desafios de gestão de pessoas em governos municipais. Para isso, os cinco municípios selecionados pela Comunitas participarão de oficinas e mentorias durante 8 meses para desenvolver um projeto de melhoria na gestão de pessoas da administração. As oficinas contarão com três fases sendo elas: exploração e inspiração, ideação, e prototipação e pilotagem. Já as mentorias entram para complementar no desenvolvimento dos projetos a partir do tema escolhido por cada município.
Nesta página, você poderá acompanhar um pouco do que está sendo trabalhado na Jornada como a disseminação do conhecimento através de trilhas, videoaulas, blogposts, entre outros. Além de poder conferir as notícias que sairem na imprensa, bem como os feedbacks dado pelos municípios participantes desta Jornada.



Oficina 1 – Levantamento e apresentação do contexto de gestão de pessoas às equipes e mapeamento de problemas;
Oficina 3 – Capacitação sobre monitoramento e avaliação e desenho de indicadores de acompanhamento dos desafios



Sem comentário