Como desenhar um prêmio que reconheça equipes com projetos inovadores

Foto: Wikipédia
Introdução
Os municípios participantes da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas se propuseram a desenvolver projetos que buscassem valorizar, engajar e desenvolver os servidores de suas prefeituras. O objetivo central foi promover a co-criação de projetos pilotos que trouxessem inovação para a gestão de pessoas no setor público para que servidores possam se tornar agentes da mudança nas suas administrações e assim gerar melhorias nos serviços para a população. Durante oito meses, as equipes se encontraram semanalmente para trabalhar intensamente a fim de reconhecer a importância do trabalho desenvolvido pelo servidor, e principalmente, colocá-lo no centro da gestão pública. Afinal, governo é feito por pessoas, e para transformar a gestão pública, precisamos pensar nas pessoas que fazem as coisas acontecerem!
Para dar continuidade à apresentação dos projetos-pilotos da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas para a semana do servidor da plataforma Rede Juntos, – confira aqui se você perdeu os posts anteriores sobre Campinas, Fortaleza e Maceió – agora é a vez de falarmos sobre o projeto de Niterói, que durante a Jornada trabalhou para desenhar um prêmio que reconheça as equipes que possuem projetos inovadores dentro da Prefeitura.
Antes de irmos para o detalhamento do projeto, deixamos aqui o nosso parabéns à toda equipe da Prefeitura de Niterói que esteve presente durante todo o processo de desenvolvimento do piloto na Jornada, e que desenvolveu esse projeto piloto pensando na valorização e reconhecimento dos servidores da administração pública de Niterói.
Diagnóstico e desafios iniciais
Para que os servidores da Prefeitura de Niterói pudessem reconhecer o valor gerado pelo trabalho deles, a equipe de Niterói durante a Jornada observou que muitos servidores não conseguem enxergar o valor que geram para a sociedade e não se sentiam estimulados a continuar inovando.
Com a finalidade de identificar os problemas mencionados acima, a equipe realizou uma pesquisa de campo com servidores públicos da prefeitura a fim de entender a percepção que o servidor tinha frente às atividades que por eles eram exercidas. Por isso, para aumentar o engajamento e a motivação dos servidores de continuar inovando na Prefeitura, a equipe de Niterói decidiu criar uma premiação que reconheça equipes com projetos inovadores.
Desenvolvimento e metodologia
Durante oito meses, a equipe de Niterói dedicou-se à estruturação de um projeto-piloto que colocasse em prática todas as atividades que são necessárias para a criação de um prêmio de reconhecimento de equipes com projetos inovadores. Assim sendo, foram mapeadas 6 etapas consideradas essenciais, são elas:
- Criação do edital do Prêmio Equipes Transformadoras;
- Abertura para inscrições;
- Avaliação das propostas pela Banca Julgadora;
- Divulgação dos finalistas;
- Cerimônia de premiação;
- Realização de entrevista com os vencedores
Entregas, resultados e impactos
Após a conclusão de todas as etapas de ideação, prototipagem, teste e incubação, a equipe obteve como principal resultado a criação de uma premiação de valorização aos projetos inovadores feitos pelos servidores públicos da Prefeitura Municipal de Niterói. Algumas entregas e resultados obtidos ao longo da Jornada que merecem destaque incluem:
- O melhor entendimento do problema através da visão dos servidores da prefeitura de Niterói;
- E, a construção do site da premiação que será o principal canal de comunicação com os servidores participantes.
Apesar do pouco tempo após a incubação do piloto, alguns impactos já puderam ser observados. Porém, segundo a equipe de Niterói, o maior deles refere-se ao reconhecimento e a valorização que os servidores já começaram a sentir por parte da prefeitura quando foram perguntados pelas suas opiniões durante a pesquisa de campo.
Sustentabilidade
Para que o projeto continue gerando impactos positivos dentro da prefeitura, a equipe já definiu os próximos passos que precisam ser tomados. São eles:
- Definir qual será o prêmio para os vencedores;
- Abrir as inscrições;
- Divulgar o site;
- E, sensibilizar os servidores.
E, pensando na sustentabilidade e escalabilidade do projeto para outras secretarias dentro da prefeitura, a equipe de Niterói definiu metas de curto, médio e longo prazo.
A. Curto Prazo
Os objetivos estipulados para serem concluídos em até 6 meses são:
- Definir a premiação;
- Definir a banca da avaliação do prêmio;
- Apresentar a iniciativa no encontro de gestores;
- Divulgar o site da premiação.
B. Médio Prazo
Em um período de até 1 ano, ficou estabelecido que ações como:
- Despachar trâmites jurídicos;
- Realizar agendas de aquecimento e engajamento para ter um número de candidaturas que tornem o prêmio viável;
- Abrir as inscrições;
- Sensibilizar os servidores – criar campanha de comunicação para divulgação.
C. Longo Prazo
Já as ações que passam da temporalidade de 1 ano para execução, encontram-se:
- Realizar solenidade para entrega do prêmio com participação dos líderes da Prefeitura Municipal de Niterói e autoridades externas (sugestão de data: 28/10/2023).
Replicabilidade: dicas e aprendizados
Gostou da iniciativa e quer replicá-la no seu território? A Rede Juntos separou algumas dicas que podem te auxiliar na replicabilidade do projeto com a ajuda de mentores da rede da Comunitas. No caso de Niterói, os conselhos vieram da Bruna Eboli, Fellow do German Institute of Development and Sustainability, da Iracema Keila Castelo Branco, Subsecretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Estado do Rio Grande do Sul e da Rafaela Bastos, presidente da Fundação João Goulart da prefeitura do Rio de Janeiro. Confira!
Dica-1: Além de prêmios em dinheiro, também é interessante pensar em premiações que ajudem o servidor a aumentar seu conhecimento e conhecer iniciativas que estão acontecendo em outras instituições. Assim, é possível agregar novas pessoas e também trazer novos conhecimentos para a instituição.
Dica-2: A premiação também pode ser uma boa ferramenta para aumentar o diálogo com o cidadão e demonstrar as capacidades dos servidores públicos e a importância de se ter um serviço público de qualidade.
Dica-3: Ao reconhecer a importância da multidisciplinaridade e diversidade da equipe, dedicando um critério de pontuação a isso, fortalece-se uma cultura de diversidade no setor público.
Além das dicas fornecidas pelos mentores, a equipe de Niterói compartilhou alguns de seus aprendizados, os quais foram obtidos durante as oficinas da Jornada de Transformação da Gestão de Pessoas, que podem ser úteis para a sua administração caso você, gestor, queira também implementar uma premiação de reconhecimento do servidor público do seu estado ou município. Confira.
- Alguns servidores não acompanham a continuidade dos projetos nos quais participam de alguma etapa e desconhecem a totalidade dos resultados. Ou seja, é importante que os servidores que se inscrevam para participar da premiação, para além do projeto elaborado, tenham os resultados obtidos por eles.
- Valorizar o servidor está diretamente ligado ao engajamento do mesmo. Aqui a dica é clara: motivação e engajamento são fundamentais para que o servidor se sinta valorizado e reconhecido pela administração, por isso, sempre questione como é possível fazer o servidor se manter motivado e engajado durante o seu cotidiano.
- Operacionalizar um Prêmio na administração pública é desafiador. E, por isso, é necessário ter não somente disciplina, mas também procedimentos claros e processos estruturados para que o prêmio seja um sucesso!
Sem comentário